quarta-feira, 20 de abril de 2011

Soares – Sem sombra de surpresa


Confesso que quando vi as notícias das recusas, por parte do PCP, dos Verdes e do BE, à participação nas reuniões com a troika do FMI e dos outros... pensei logo com os meus fechos éclair e um colchete: Danou-se! E agora o que é que vai dizer o doutor Soares, “balhamedeus”?!
Agora a sério, esta notícia, já repescada, garantindo que Mário Soares não ficou surpreendido com a recusa do PC... também não me surpreende nem um pouco. Soares já conhece relativamente bem os comunistas portugueses, mas nada que se compare com o conhecimento e convívio que tem tido com o FMI e a “europa connosco”, de que foi (e é), entre nós, o principal lacaio. Sabe muito bem, portanto, que uns e os outros não ligam.
Os seus amigos americanos vieram sempre em “seu auxílio” de cada vez que os capitalistas portugueses precisaram muito e era necessário alguém de fora para fazer o trabalho sujo de esmagar os direitos dos trabalhadores e roubar ordenados e pensões, permitindo aos seus amigos do PS salvarem a cara e manterem as aparências... mesmo que o “socialismo” já estivesse (sempre esteve!) na gaveta.
Nas duas vezes em que fomos roubados pelo FMI, a primeira em 1977 e a segunda em 83, o principal pretexto para as dificuldades e para a brutal austeridade foi o “choque petrolífero”. Das duas vezes o povo pagou duramente a restituição dos milhões que os capitalistas sentiam fugir-lhes das mãos. Das duas vezes, era primeiro-ministro Mário Soares.
Na verdade, para além do pretexto do "choque petrolífero", o país afundou-se, em 1977, em resultado do violento boicote internacional à Revolução de Abril, somado à massiva fuga de capitais criminosamente cometida pelos senhores “do antigamente”, que em vez de terem os dentes partidos por essa traição, foram recompensados com rios de dinheiro do FMI.
Na verdade, para além do repetido pretexto do "choque petrolífero", o país voltou a afundar-se, em 1983, principalmente porque grandes empresas e a banca, começaram a ficar estranguladas com as novas políticas monetárias da Reserva Federal dos EUA e a consequente subida dos juros, imposta pela chegada ao poder dos neoliberais, curiosamente, os “gurus” políticos e económicos do inútil que agora lidera as hostes da São Caetano e do PSD.

De todas as vezes Portugal foi "aliviado" de copiosas toneladas das suas reservas de ouro.
Resumindo... embora o calhordas Soares tenha aproveitado esta sua “não surpresa” pela recusa do PC em colaborar com o FMI, não para valorizar essa posição de coerência, ou para constatar (ainda que discordando) a existência de uma posição e projeto alternativo na defesa do interesse e soberania nacionais, mas sim para cantar louvores ao FMI, Banco Central Europeu e Comissão Europeia (que é para isso que é pago há muitos anos)...  eu, pela minha parte, quero afirmar que também não fiquei surpreendido com essa recusa... mas pelas razões certas.
Colaborar, seria como se alguém viesse assaltar-me a casa e eu, voluntariamente, ainda me dispusesse a ajudar os ladrões a embalar as minhas coisas e levá-las para a carrinha. Não contem comigo! 

Outro mundo é possível... mesmo que por enquanto tenha que me deixar roubar.

19 comentários:

Antuã disse...

Soares também é Nobre.

Maria disse...

Exactamente!
E só quem não percebe nada poderia esperar que o PCP se sentasse a conversar com os 'daTroika'...

Abreijos.

Jeremias disse...

Concordo plenamente, os mesmos que provocaram a crise vêm-nos "ajudar", que raio de mundo este que já nem falar sabe, o que eles vêm é roubar. Estes vendidos aprendizes de Mario Soares - Socrates e cª - não tem a coragem nem a vontade de dizer basta. O Carvalho da Silva repetiu que há muito boa gente neste país que anda há muito tempo a roubar-nos.
Não venham dizer que os portugueses vivem acima das possibilidades porque é mentira.
PORRA!

Graciete Rietsch disse...

O que não me admirou mesmo nada foi a posição do Sr. Soares.

Um beijo.

Elísio Alfredo disse...

Não contem, também comigo, e vamos à luta pelo outro mundo que sabemos ser possível.

Anónimo disse...

Sim, outro mundo é possível.
O FMI não é a solução para o país.
Soares que seja investigado no caso do negócio de diamantes da UNITA de Savimbi, mais as prendas recebidas de Mobutu e do rei Hassan II de Marrocos.
O amigo de Kissinger e inimigo dos comunistas está velho e desgastado.
Já é tempo de ir embora, de sair desta.
Portanto, façam-lhe o funeral, com as honras de estado pagas pelo FMI.

(Jorge)

do Zambujal (que é onde estou agora) disse...

Sempre sem sombra de surpresa, sempre sem pinga de vergonha.
Estando de acordo com todo o teu excelente texto, apenas discordo com o final: "tenha que me deixar roubar"?... uma porra!... "não tenha (ainda ou por enquanto) força para impedir que me roubem!"

Um grande abraço

tranquilo disse...

Deixa deixa disse o macaco à mamã. Depois já não houve remédio!


Enrascados e os da luta rasca ... com a cabeça entre as orelhas, calam logo consentem, na "nobre" e ordeira "missão de cidadania" e no stress ...

Na atitude rasca nunca mais se desatasca!

lino disse...

Eu, se me assaltassem a casa e tivesse uma arma apontava-a aos ladrões e ia atrás deles. Creio que o PCP teria feito melhor se lá tivesse ido, não para negociar, como a CGTP não foi, mas para lhes dizer as verdades na cara. Isso é o que eu penso, mas eu só decido a minha vida e tenho a mania de agarrar o boi pelos cornos.
Abraço

Jacinto João... disse...

Elísio Alfredo, tem toda a razão, o outro mundo é que é bom. Fiquei foi sem saber se está a pensar fazer tal viagem para breve ou se se referia áquele mundo para cujo peditório os Portugueses (ingratos)se recusam a dar mais que o dízimo! E dali não saiem a não ser para menos, os otários!

Também reparei noutro pormenor: Não se refere nunca ao Sr. dos Passos, presumindo eu de forma destemida que lhe dava mais jeito que a procissão se fizesse com esse intrépido e azougado rapaz em que muito aposta ao que parece. Eu sei que são simpatias antigas, estaría até se calhar na Marinha Grande nos tempos em que a fé ainda abrasava e se faziam praxes a ver quem dava mais carolos!
Uma coisa lhe garanto: O outro mundo, ao contrário deste que é manhoso não falha e será premiado!
Jacinto João da Finta Curta

Jacinto João disse...

Ops, quase cometia uma injustiça! Podia lá deixar passar sem realçar também a verdadeira demonstração de coerência do PCP?! Castro cede, o PCP nunca! Dará todos os Passos que for preciso, a recompensa, lá está, redcebe-se no outro mundo!

Jacinto João

José Rodrigues disse...

O bochechas do PS é o porteiro que primeiro abriu as portas aos parasitas das mais valias criadas pelo trabalho dos portugueses...as cavacais PSD+CDS figuras deram-lhe continuidade.5 de Junho o voto é CDU,SEM FALTA!


Abraço

Pata Negra disse...

Este Soares transformou-se no Cardeal Cerejeira da república de hoje! Não vou a essa missa, apenas conheço do clérigo a silhueta e o discurso velho. Pode também acontecer que eu venha à porta quando a procissão está a passar e lhe veja as saias, mas não mais do que isso. Volto logo para dentro. Para o o peditório do velho cardeal Soares eu não dou nada! Sei que escreveste um bom texto mas quando li "Soares"... tornai Satanás! Já não li mais!
Um abraço F.Mário.Issessefosse Fundo Mário Interno.... Ai!

samuel disse...

Jacinto João:

Ó José Augusto ex-futebolista!
Se não tinha nada para dizer, porque é que não se deixou estar calado, criatura?!
Foi só para manter a "chispa" acesa?
Triste figurinha!!! :-))) :-)))

Gaivota disse...

O Jacinto João dos anos 60 e 70 ainda sabia jogar futevol. Este não serve nem para limpar uma chispa.

Anónimo disse...

Este MS, «socialista de indução», guiou-se pelas doutrinas de Bettino Craxi e pretendeu aplicá-las a Portugal e o resultado está à vista: «caca» e mais ...«caca»!

Anónimo disse...

Ao vivo e a cores censuras a respostas que não te agradam. Helô ó cobardolas! Quando melhor te vou conhecendo masi fico a gostar dos cães! Tchau cabrão.

Jacinto João

samuel disse...

Jacinto João:

Ó Jacinto (José Augusto) João... ainda por cima é estúpido como um portão de quinta!
Então não vê os seus dois brilhantes "comentários" publicados aí em cima?
Os seus outros comentários, normalmente abjectos, porcos, fascistas disfarçados de "PS", realmente costumam ir para o sítio que merecem... mas quando são assim, apenas idiotas, são publicados., pois, como já tenho dito, gosto de ver um fascista a fazer figura de parvo.
Este de hoje é que já seria um bom candidato para o lixo... mas depois este meu "reparo" não faria sentido.
Tchau também, pobre infeliz!

samuel disse...

"Jacinto, Augusto, Francisco, aquilo que te apetecer":

Caro "Jacinto, Augusto, Francisco, aquilo que te apetecer"…
Fica registada a sua douta opinião, acompanhada da sua costumeira e fascistóide tendência para a ordinarice e a escatologia… que pelas razões já sobejamente conhecidas, desta vez foi encaminhada directamente para a estrumeira, onde poderá ficar a chafurdar, alegremente, junto às suas outras anteriores grandes intervenções... que já lá moram.

Volte sempre.