sábado, 4 de junho de 2011

Dia de reflexão (2)


Não dou o mínimo valor a esta pepineira do “dia de reflexão”. Por mim, interditar a propaganda apenas no dia de votar e junto às assembleias de voto seria mais do que suficiente. Porém, se a regra existe...
Daí que tenha ficado assaz satisfeito quando por volta das 3:15 da madrugada, enquanto passeava a insónia pelos vários canais de televisão, tropecei numa coisa que não sei exatamente para que serve nem por que critérios se guia... e que dá pelo nome de EuroNews. Talvez para me esclarecer sobre para que serve e quais os critérios por que se guia, lá estava um “entrevistador” recitando uma “perguntas jeitosas” a (oh, fortunas do acaso!) essa luminária do jornalismo e do comentário político, José Manuel Fernandes, fiel empregado de Belmiro de Azevedo no seu “Público”.
Mesmo sabendo que quase ninguém estava a ver aquilo, ainda assim foi edificante ver o patético lacaio do mais rico apoiante (oficial) de Passos Coelho, fazendo campanha eleitoral, descaradamente, em plena madrugada de “reflexão”, explicando ao “entrevistador” que a única solução para o país é um governo de maioria, pois – lembrou muito a propósito – o Sr. Presidente da República avisou que não dará posse a um governo minoritário. Sendo assim, a única saída possível é um governo PSD/CDS, já que ambos os dirigentes destes dois partidos foram bem claros quando recusaram qualquer acordo com José Sócrates.
E mais? – perguntam vocês. Mais nada! – respondo eu.
Era tudo o que o paspalho José Manuel Fernandes tinha a dizer sobre a campanha e as eleições de amanhã... pois, aparentemente, mais nenhum partido concorre... pelo menos que ele se lembre... ou lhe dê importância.
Teve ainda tempo para dizer que depois, se «nos portarmos bem» (sic) e seguirmos à risca todas as exigências do “acordo” com a “troika”, estes (o FMI, o BCE e a União Europeia), mais tarde até poderão considerar a hipótese de estudar uma renegociação da dívida... assim como que uma espécie de recompensa, uma espécie de torrão de açúcar na língua das bestas de carga.
Gostei de reparar que o tema “Renegociação da Dívida” que quando foi introduzido pelos comunistas lhes valeu uma boa saraivada de insultos vindos de todos os lados, desde que foi depois “descoberto” por Louçã e pelo BE... e uns dias mais tarde até por economistas “conceituados” e “lá de fora”, deixou de ser uma heresia e uma ofensa aos sacerdotes da “teologia de mercado”.
Mais elementos para reflexão...

6 comentários:

Graciete Rietsch disse...

O problema é que os comunistas vão avisando a tempo e depois os espertinhos tomam como suas as posições dos comunistas.
Mas também o oportunismo há-de ter um fim.
Amanhã e depois, e depois, e depois.........a luta continuará.

Um beijo.

Anónimo disse...

As eleições ainda são só amanhã, mas o PCP já se vai pondo em bicos de pés e lançando farpas.

Afinal Unidade de Esquerda , é coisa de intlectualóides, a unidade da esquerda que o PCP aceita, é só a da sua amada CDU.

Assim realmente nunca iremos longe.

E por cegueira sectária, poderemos ter o CDS a conseguir alguns deputados, á custa da esquerda.

samuel disse...

Anónimo (21:58):

É fantástico como conseguiu ver isso tudo neste post! A menos que tenha vindo aqui ao engano e esteja a comentar outra coisa qualquer… francamente não vejo o que é que o seu "comentário" tem que ver seja com o que for.

"Assim realmente nunca iremos longe", diz você… e pelo tom geral da sua conversa, reconheço que talvez tenha razão. Não me parece que você queira ir com a CDU seja para onde for… longe ou perto. :-)))

Saudações.

Antuã disse...

Ele há cada anónimo!...

Fernando Samuel disse...

O Fernandes é o comentador-tipo da ordem comunicacional...
Começou esquerdista e vê lá no que foi dar...

Um abraço.

Anónimo disse...

Desde que este rapazinho, após ter apoiado a guerra no Iraque, foi convidado e aceitou visitar (como prenda!?)um porta-aviões do "império" nada mais espero que a edição das suas memórias...em rolo!