sexta-feira, 24 de junho de 2011

Se eu tivesse vinte anos...


Se eu tivesse vinte anos... e formasse uma banda rock, provavelmente, ao contrário dos GNR, faria uma canção defendendo a saída de Portugal da CEE, ou como agora se diz, da UE e do Euro.
Os jovens GNR, ainda com o experimental Vítor Rua e sem o Rui Reininho, fizeram sucesso nos idos de 1981 com a sua entusiástica apologia da entrada de Portugal na CEE. Era a miragem do progresso, a inocência do cordeiro que se vai meter na boca do lobo. Confirmou-se tudo. Houve algum progresso (até nas formas e na intensidade da exploração de quem trabalha) e o lobo abocanhou, como se esperava, o cordeiro. No essencial, começou a inclinar-se a ladeira que aceleraria o nosso afastamento dos ideais e conquistas de Abril. Foi esse o objectivo, desde Soares, objectivo que se vai cumprindo e agravando até hoje.
Hoje, se tivesse vinte anos e, como já disse, fizesse uma cantiga a gritar pela saída de Portugal da UE e do Euro, acredito que não tivesse o sucesso popular dos jovens GNR... mas na verdade, ao contrário do que aconteceria há uns poucos anos, não seria trucidado pela crítica e teria até um ou outro aceno aprovativo de figuras “respeitáveis”, o apoio de economistas conceituados (mas, curiosamente, a condenação por parte de Louçã)... em vez de ser entendido apenas pelos mesmos “comunas” de sempre, que já em 81 não acharam muita graça à canção dos GNR.
Provavelmente, à semelhança do que tem acontecido nos últimos tempos com outros protagonistas de algumas inesperadas canções de “intervenção”... eu andaria por aí, passados quinze dias, a desdobrar-me em entrevistas apelando à calma e a explicar que não senhor, não escrevia canções políticas e muito menos participava na política ativa, que era apenas artista e tal...
De qualquer maneira, teria pelo menos introduzido a discussão e reflexão sobre o tema entre os da minha idade... isto, claro, se tivesse vinte anos.

5 comentários:

Fernando Samuel disse...

Deste-me uma ideia: recusa-te a ter mais de 20 anos (bem sei que já o Zé Gomes Ferreira o fez, mas isso só abona em favor da ideia que me deste) e faz lá a canção necessária.
(é que, se não fores tu fazê-la, não estou a ver quem...)

Um abraço.

Graciete Rietsch disse...

Se tivesses 20, 3o,40 ou mais não te arrependerias das canções que tivesses escrito nem andarias a adular as editoras e certos políticos para alcançar sucesso. Disso tenho a certeza.

Um beijo.

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Se eu tivesse vinte anos "alinharia" incondicionalmente, com aquilo que alinhei.
Comprovadamente há toda uma imensa série de factos que só não saberão deles quem não quiser, que comprovam que a forçada entrada de Portugal nessa coisa da dita comunidade europeia hoje apelidada de ... "união europeia", seria um um fracasso, e bastante penalizador das camadas média e baixa da população Portuguesa.
O predador, mordeu outra vez 37 anos pós o 25 de Abril de 1974(Dia da Liberdade), mas ... a luta continua.

filipe disse...

E como nos faz falta essa "canção"!
Hoje, talvez mais para ajudar os "cotas" que acreditaram na patranha e que, ainda agora, com idade para já terem ganho mais juízo, querem esforçadamente acreditar nesta "União" Europeia!...

Maria disse...

ah ah ah ah ah ah ah...
o que tu querias era ter menos 20 anos....

:))))))))

Abreijos