sábado, 4 de junho de 2011

Dia de reflexão


(René Magritte)

Hoje – dizem - é dia de reflexão. Até poderá ser... mas nunca tanta e tão profunda como a que terá que ser feita a partir de segunda-feira. Na verdade, a partir do próximo dia 6 de Junho, muito milhares de portugueses terão a tardia oportunidade de refletir sobre aquilo que realmente conseguiram não indo votar, ou votando em branco. Muitos milhares de portugueses terão muito tempo para refletir sobre a insanidade de, parafraseando Einstein, continuarem a fazer sempre as mesmas coisas, esperando obter resultados diferentes.
Será igualmente bom refletirmos sobre a real legitimidade de um resultado eleitoral obtido à custa de mentiras, ocultação de factos, terrorismo político, “inevitabilidades”, boicote ativo à divulgação de medidas políticas alternativas, com a ajuda do já experimentado rol de preconceito vesgo, silenciamento, truncagem das mensagens, etc., levado a cabo por uma comunicação social em que, desgraçadamente, a maior parte dos “jornalistas” se transformou numa massa invertebrada que, rapidamente, tomou o partido de quem lhes pareceu estar mais próximo da vitória, inundando jornais, revistas, rádios e televisões, com analistas, politólogos e comentadores, todos falando a uma só voz: a da “troika”, a do capitalismo mais selvagem.
Teremos então muito tempo para refletir em como a falta de reflexão antes do voto se reflete nas condições de vida, ainda mais degradadas, na falência provocada do “estado social”, no aumento do desemprego, da entrega de tudo o que (ainda) é serviço público e que cheire a lucro, nas mãos de negociantes. Finalmente, na progressiva perda de soberania nacional.
Pela minha parte, recuso os panos em volta da cabeça. Pela minha parte, garantirei que o meu voto reflita o conteúdo desta crua reflexão. Pela minha parte, sem prejuízo da anunciada reflexão futura, estarei com aqueles que, a partir de segunda-feira, continuarão a sua luta. Uma luta com muito caminho para fazer. Uma luta muito antiga, coerente, refletida.

8 comentários:

Anónimo disse...

Somos muitos a continuar a luta a partir de 2ª Feira e decerto conscientes porque o fazemos.
Saudações
Vicky

Suq disse...

Se estás pensando em "cadafalso" cuidado não tropeces nas urnas.
Depois ´de tantos anos encapuçados sugiro uma carapuça ao murro!

José Rodigues disse...

(...)muito antiga,coerente,reflectida rumo ao socialismo!


Abraço

Justine disse...

O teu post é muito importante e um excelente ponto de partida para a reflexão daqueles que insistem em ter a cabeça tapada e os olhos fechados!
Que muitos consigam abrir os olhos!
Abraço, amigo:))

Graciete Rietsch disse...

A verdadeira reflexão e arrependimento virão depois. Quem sabe se não poderão aumentar um pouquinho as fileiras dos que reflectem, lutando.

Um beijo.

Fernando Samuel disse...

Olha, também tenho estado a reflectir umas coisas... segunda-feira lá estaremos...

Um abraço.

Anónimo disse...

Samuel
O incrivel é ouvir uma cidadã gritar na TV:«ele pode ser ladrão mas eu amo-o e vou votar nele». Referia-se ao Socras.
Ao que isto chegou.
Vitor sarilhos

Antuã disse...

Os gatos já abriram os olhos e deixaram o PS para se passarem para a CDU.