sábado, 17 de setembro de 2011

Cuba – Contra ventos e marés...


Primeiro, li a notícia no blog “Cravo de Abril”. Logo a seguir, quanto mais não fosse para não dar a notícia “como adquirida” e cair sob a ira de um dos meus mais recentes comentadores, parti por esse mundo virtual em busca de confirmação. Lá estava! Em muitos e muitos órgãos de informação (curiosamente, até à hora em que escrevo, nenhum português) dá-se conta do relatório da UNICEF em que se afirma, preto no branco, que Cuba reduziu para ZERO o número de crianças mal alimentadas. É um caso único em toda aquela região do globo.
Como já comentei quando li pela primeira vez a notícia, se esta revelação não resolve os muitos e variados problemas com que Cuba e o seu povo se debatem, é um belo rombo na retórica contra Cuba. Tal como são os números da saúde. Tal como são os números da Educação... mais uma boa mão cheia de conquistas e características distintivas daquele povo admirável. Isto apesar das tremendas dificuldades provocadas pelo criminoso bloqueio dos EUA, apesar da (quanto mim, inevitável) tensão política de uma Revolução em permanente estado de guerra - guerra em que é a vítima – o que acaba fatalmente por ter consequências ao nível de tudo...
Como disse, esta notícia não resolve todos os problemas de Cuba... mas, mesmo assim, não resisto a “adaptar” uma famosa frase de um ainda mais famoso e idoso cidadão cubano (cujo nome começa em Fidel e acaba em Castro):
Hoje, dia 17 de Setembro de 2011, mais de 140 milhões de crianças, espalhadas um pouco por todo o mundo, irão deitar-se com fome.
Nenhuma delas é cubana!”

15 comentários:

Olinda disse...

Já estive várias vezes em Cuba e sou testemunha da prioridade de tratamento dado às crianças da ilha.Em pleno pico do período especial,em que tudo parecia desmoronar-se,só havia leite para as crianças e casos especiais.`Às crianças nunca faltou o necessário básico,nesse período.Cuba é ,sem dúvida,uma liçao de Direitos Humanos.

do Zambujal disse...

A UNICEF? Um coio de comunistóides! O PNUD? Um grupo de terroristas! A OMS? Um bando de vermelhos vestidos de bata branca!
Como é que há quem possa ver coisas boas na Cuba de um tipo chamado Fidel Castro?!
E tu, Samuel Cantigueiro, a dar-lhes crédito. E a seguir um outro, que até escreve numa coisa chamada Cravo de Abril?

Grande Abraço

Anónimo disse...

Para não dizer mais a quem deve só ler, ouvir e ver os telejornais de cá e em especial em certos òrgãos de informação.
"Hasta la victoria siempre"
Saudações
Vicky

trepadeira disse...

Mesmo cercada por terrorismo capitalista de estado.

Um abraço,
mário

Elísio Alfredo disse...

Bonito, muito bonito. Reconfortante. Não é preciso sair deste país, infelizmente, para perceber que algumas dos 140 milhões de crianças, umas logo que nascem, outras em idade escolar,pertencem ao grupo das que "se irão deitar com fome". Obrigado Samuel, pela atenção e pela menção.
Abraço.

Fernando Samuel disse...

Oportuníssima - e certeiríssima - «adaptação»...

Um abrao.

Isabel Cardoso disse...

E infelizmente, a frase também pode ser adaptada a Portugal: "Hoje, dia 17 de Setembro de 2011, mais de 140 milhões de crianças, espalhadas um pouco por todo o mundo, irão deitar-se com fome. Muitas delas são portuguesas!"

Anónimo disse...

Ainda há esperança!
Abraço,
Adriana (a miúda dos vinis)

Anónimo disse...

Isto é uma bofetada, sem mão, para "certos iluminados da nossa praça" que dizem que "o socialismo como via para o comunismo é ideologia ultrapassada".

Antuã disse...

E 50 anos de bloqueio!... A maioria dos portugueses, por seu turno, quando os americanos tossem fica com diarreia.

Graciete Rietsch disse...

E eu subscrevo inteiramente a tua adaptação.
Cuba saberá resolver os seus problemas, dentro do socialismo, apesar das perseguições e calúnias ferozes de que é vítima.

Um beijo.

Maria disse...

E 200 dormirão nas ruas, em todo o Mundo.
Nenhuma delas é Cubana!!!

Abreijo.

José Rodrigues disse...

A "mídia" cá quer é falar, inchando o peito, que o CR7 é(...) muito rico,bonito,joga bem à bola e por isso o assobiam e têm ciúmes dele(...).Quem sabe destas pequenas maravilhas conseguidas graças ao esforço colossal da luta do povo pelo socialismo em Cuba? Que vivam os nossos blogers e os jornalistas honestos.Fidel também diz:"Em Cuba nunca foi queimada uma bandeira dos EUA".Parem com o bloqueio seus estúpidos!

Abraço

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Por Cuba país soberano,há que ter respeito por ele, pelo seu Povo,e pelas suas políticas (nomeadamente sociais).
VIVA CUBA.

Anónimo disse...

Pormenor (sem importância): por acaso o nome do famoso e idoso cidadão cubano acaba em "Ruz".