terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Censura... ou os pezinhos de lã do fascismo


- Então senhor ministro... está melhorzinho dessa aborrecida inflamação na virilha...
- Qual quê?! Está cada vez pior! O que me tem salvo é que esta minha nova assessora é uma santa... e não se importa de me pôr o creme, de seis em seis horas...
- ... ...

Isto – a ter acontecido - seria um exemplo de conversa privada, fora dos trabalhos oficiais, entre o nosso ministro da Finanças e o senhor alemão.
Aquilo que aconteceu e que todos vimos e ouvimos, onde o Gasparzinho falava das vidas de milhões de portugueses e das suas enormes, ou ainda mais enormes dificuldades presentes e futuras, está longe de se poder classificar como conversa privada.
Agora é o momento de eu revelar que a minha simpatia pela TVI é exactamente a mesma que a TVI tem por mim... ou seja, ZERO!
Posto isto, mesmo que tenha passado um pouco ao lado das notícias, a verdade é que sem qualquer processo, julgamento ou condenação (de que se tenha sabido) uns senhores “lá da Europa”, que ninguém elegeu, puseram de castigo o jornalista da TVI que divulgou o vídeo da converseta dos ministros. Fica impedido de entrar nas salas onde os senhores têm as suas conversas, durante um tempo determinado apenas pela veneta dos senhores. Em plena "experimentação" do fascismo económico (para já) em vários dos países da "união"... é assim como que uma espécie de aviso a todos os outros jornalistas: Portem-se com juizinho!
Como não me ocorre nenhuma outra imagem para este tipo de “democracia e liberdade de informação”... fico a imaginar botas cardadas, cuidadosamente embrulhadas em botinhas de lá... aproximando-se pé ante pé...

26 comentários:

do Zambujal disse...

Pois é. Tens toda a razão.
Por outro lado, até não "arquivo" o cenário de tudo isto ser uma enorme encenação. Até porque, tantos são os tiros nos pés e este foi o único no alvo... E foi por acaso? Mas tinha de haver um "castigo" para dar veracidade à estória que tanto "incomodou" o Vitor Gaspar... mas de que ele tanto se serviu!
Se calhar..., por debaixo da mesa, o "jornalista da TVI" foi (ou vai ser) recompensado pelo seu "feito".

Olha... um abraço

Graciete Rietsch disse...

A censura vai-se adensando!!!
Um beijo.

Maria disse...

Eles vêm pé ante pé e nós a vermos...
nem sei o que diga. :(

Abreijo.

Medronheiro disse...

Pior que a censura só a ana S.

Antuã disse...

A censura é inevitável numa democracia à americana.

Anónimo disse...

O que é certo, é que um certo video do "Jerónimo" que agora também é "de Sousa", dançando, perdido de bêbado, num barracão onde passou o ano. Há muito, quando foi candidato presidencial, imagine-se... saiu de "circulação".
Mas isso chama-se, preservar a boa imagem, caso fosse de outra "cor", seria censura!:)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

vovó disse...

infelizmente, nunca deixou de haver censura! mesmo logo a seguir ao dia 25 de Abril de 1974. e senti-a na pele.
infelizmente, também, dos lados menos impensáveis...

vovómaria

vovó disse...

queria dizer "dos lados mais impensáveis"... sorry!

vovómaria

samuel disse...

Anónimo (02:10):

Pois... a sorte deles é que sempre houve pobres de espírito prontos para os "justificar", mesmo que tenham que recorrer a comparações indigentes... e incomparáveis.

(Isto mesmo a partir-se do princípio de que tudo o que diz fosse verdade)

Eduardo Miguel Pereira disse...

Caro anónimo, importa-se de me explicar que vídeo é esse a que se refere ?
É que eu não me lembro disso, e só por isso lhe peço que diga lá onde e quando é que isso ocorreu.

Não que eu me envergonhe do meu camarada Jerónimo poder ter-se "emburrachado" como diz, acho que isso não consegue denegrir a correcta imagem de integridade que todos têm dele.

Fez-me recordar uma anedota, sabe. O Bêbado que entra no autocarro e diz a uma mulher.
- Xii pá ! és mesmo feia.
Ao que ela responde.
- E você é um bêbado !
E o bêbado diz.
- Pois sou ! mas isto a mim passa-me.

Entreguemos aqui o papel de bêbado ao Jerónimo, e deixêmo-lo a si com o papel de mulher feia ... que lhe assenta como uma luva !

trepadeira disse...

Ou barramos o caminho ou aí estão.
Basta ler alguns comentários.

Um abraço,
mário

Nelson Mendes disse...

A informação e as fugas de informação têm todas um objectivo.
Acho mesmo assim injusto, chamar a isto censura.
Os jornalistas sabiam que não deverim gravar estas conversas privadas nos tempos-mortos entre as reuniões, é uma regra ética, o off-the-record implícito.
Isto nunca aconteceria nos EUA, visto que a própria Direcção de Informação não quereria passar esta fronteira.
Esse conversa privada a negrito foi baixinho.
Embora não concordasse com muito do que escreve tinha-o por intelectualmente honesto, é claro que errei.
Cumprimentos

samuel disse...

Nelson Mendes:

Não descortino porque é que ter escrito a negrito um "conversa privada" que apenas servia para acentuar o carácter irreal da "conversa" que inventei... «foi baixinho».

Seja como for, ainda bem que a minha «desonestidade intelectual», para além de, pelos visto, me obliterar uma boa parte da capacidade de entendimento, também me rouba muita da sensibilidade. A não ser assim, agora estaria para aqui devastado... :-) :-)

...mas discordar (ainda que de forma algo excessiva) faz bem. Volte sempre.

Cumprimentos.

Vasco Reis disse...

Comparações indigentes e incomparáveis...Óh sr. Samuel melhore lá a coisa.É que os pobres de espírito precisam da sua sabedoria.

samuel disse...

Ó Vasco Reis,

Acredito que precise muito...mas desculpe lá... não tenho nada para lhe dar.

Anónimo disse...

Caro Eduardo.
Agradeço, profundamente, que me dê o papel da mulher feia, já conheço essa piada há muito, mas nunca ninguém disse que ela, a senhora, seria estúpida, apesar de feia.
Já o "indigente" Jerónimo, é coisa que não lhe passa, mesmo que faça uma "plástica"... Mas se estão felizes com o que têm, ainda bem, fiquem lá com "isso!!!!!!!"
Afinal para que se perca tempo, na assembleia qualquer um serve, ou o feio "de Sousa", ou a bonita, e minha conterrânea, Rita Rato" ;))))))

M. Delgado

samuel disse...

M. Delgado:

Com a insistência na questão da formosura, ou falta dela, do Jerónimo de Sousa, cheguei a pensar que, afinal, o senhor fosse um gay muito, mas mesmo muito exigente em questões de beleza física... mas depois da porca piada misógina sobre a Rita Rato... voltou a ser apenas o que pensei de si, ao ler o primeiro comentário. E não é nada bonito! :-)

Olinda disse...

Costumo dizer que sou de esquerda,porque nao consigo conviver com a calúnia e a mentira,que sao valores de direita.A esquerda nao precisa de recorrer à mentira para denunciar os crimes da direita.Vem isto a propósito da cassete(eles teem uma obcessao por cassetes)sobre o Jerónimo de Sousa.Acontece,que eu
estive presente nessa referida passagem de ano,no pavilhao do Comércio-Indústria em Setúbal e o
Jerónimo de Sousa,com a mulher e a filha também estiveram presentes,dançando e convivendo com os demais ,como é natural nas passagens de ano das pessoas simples e comuns,que sao a maioria dos portugueses.
É preciso muita desonestidade,muita maldade,para afirmar uma situaçao que nao presenciou,como é o caso da "coisa"das 2:10.Posso assegurar,que é uma grande mentira.

Anónimo disse...

Se é mentira, peço desculpa! Eu, a essa hora estaria, de certeza muito "pior/melhor". Mas a questão principal aqui não é essa, a questão é simples: O que se deve ou não mostrar...

Anónimo disse...

Como eles entram "com pés de veludo"! *Para não vermos o que se está a passar no mundo e no nosso País.
Vjcky

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

É bom que os Portugueses saibam que hoje (infelizmente) já existe censura, só que (felizmente) não institucionalizada. Mais, a mesma censura faz-se sentir até nas mais silenciosas formas de agir, não dizer e agir, agir e não dizer, pessoas postas "ao canto", textos que tâm dificuldade em "chegar" à opinião pública, enfim, toda uma série de malfeitorias, impróprias de uma sociedade que se deseja livre e responsáve, e não parecendo um barco sem rumo, que é o serve os interesses do centro-direita.
Estamos mal, em Portugal, 37 anos o 25 de Abril de 1974. Mas está na nossa mão participar no despejo (político) deste tipo de gentinha.

Luis Rodrigues disse...

Acha sinceramente que no "AVANTE" não se faz CENSURA? Deve viver um conto de fadas...Qual é o orgão de comunicação que não controla o que lá se põe?Até este pobre BLOG o faz.Não seja ingénuo.

samuel disse...

Luis Rodrigues:

E o dono deste "pobre blog" acha que você não passa de um pobre parvalhão, se está realmente convencido de que o jornal oficial de um partido - DE QUALQUER PARTIDO - está obrigado a publicar propaganda contra si próprio.
Provavelmente não se apercebe da diferença entre órgãos de comunicação social, com deveres de pluralismo, e, digamos, o jornal do Benfica, que segundo a sua idiótica opinião, deveria diariamente cantar loas ao Sporting e ao Porto...
Está a viver um "conto" de quê, exactamente?
Não seja hipócrita.

Luis Rodrigues disse...

Hipócrita é você Samuel,moralista e ressabiado,ou você conhece algum País
onde a censura sobre qualquer forma,não exista?Diga-me UM.

samuel disse...

Luis Rodrigues:

Isso não é justo! Conheço tão poucos países... como é que posso saber uma coisa dessas?
Mas pronto... acredito em si. Fica mais calmo, assim? :-) :-)

Eduardo Sousa disse...

Não é justo sim senhor, o Samuel muitas vezes não fala do que sabe,se falasse mais de música e de cantores safava-se melhor.Resolve meter a conversa de café no seu Blog,é lá com ele.Depois insulta,trata o pessoal abaixo de cão,não lhe cai bem,julgo que perde a paciência com opiniões não convergentes.Que lhe havemos de dizer?Óh homem, pense melhor e veja lá se compôe mais