terça-feira, 12 de março de 2013

A "nova" Europa


Durante muitas décadas, os mandantes do grande capital moveram uma guerra sem quartel ao chamado campo socialista, ou países comunistas, ou países da cortina de ferro, como gostavam de lhes chamar. Foram quase sempre apoiados por muitos “idiotas úteis” que, embora não tendo os descomunais interesses dos capitalistas, sempre preferiram estar nas boas graças destes, em vez dos trabalhadores, o que os fez, historicamente, estar quase sempre ao lado dos patrões e contra os explorados.
Durante muitas décadas mentiram, sabendo que mentiam, empolando os erros e contradições de países que, mesmo com esses erros e contradições, foram durante décadas a única barreira entre os seus “dentes” e o sangue de quem trabalha. Para derrubarem essa barreira entre o fruto do trabalho de milhões de seres humanos e as suas contas bancárias, multiplicaram por dez, por cem, por mil, a gravidade dos erros e contradições dos países "comunistas", tornando-os “erros incomportáveis e insolúveis”, com a cumplicidade de muitos “dirigentes" desses países, muito mais interessados em se prostituírem, do que em reformar politicamente, ou defender a dignidade dos seus países... quanto mais o socialismo!
Agora começa a instalar-se um sentimento de ligeiro “desconforto”, até para o grande capital... e de silêncio cobardolas para os seus aliados/lacaios, ao verem o rumo que os seus países “libertados” levam.
Agora já não estamos no tempo dos dirigentes vendidos ao poder do dinheiro, no tempo dos retrógrados “Walesas”... mas sim no tempo em que os até agora aclamados “passos para a liberdade” estão a transformar-se em largos passos para o fascismo.
Agora temos, descaradamente, “camisas negras” na rua ditando a lei, exibindo sem qualquer acanhamento a sua xenofobia, a sua simpatia pelo nazismo.

14 comentários:

Antuã disse...


Para nós é tarde. para a história da Humanidade haverá sempre tempo; pode é ser com sacrifício de muitas vidas.

José Luís Moreira dos Santos disse...

Não sou - não quero ser - um frequentador habitual do computador para efeitos de consulta e comentários nos blogs, mas uma ou outra vez faço-o e depois desapareço. Nos momentos que consulto, sinto um grande estímulo em comentar o que aqui é escrito, já algumas vezes o fiz, e por estes dias, 5 ou 6, sinti até um certo frenezim. Mas como sei que gosto de problematizar as evidências - é que julgo que as evidências são sombras pintadas de fresco, quero dizer, são a fabricaçaõ de uma claridade aparente -,esforço-me por resistir à tentação de provocar alguma agitação onde ela é já a suficiente. Dou os parabéns "ao cantor das bonitas canções" pela disponiblidade e clareza de posições. Contudo, sendo factual o que é afrmado neste post, é também verdade que muitos dos nazis nugentos e violentos que vão surgindo pelos países da Europa a Leste frequentaram a escola que promovia a igualdade como destino da Humanidade. Nem todos são jovens. É necessário fazer o levantamento dos erros cometidos, para podermos aprender para o futuro, e ajustar o nosso quadro mental a uma exigência ética capaz de resistir a todas as tentativas de adulteração. Se neste momento a Europa não consegue apresentar um único lider credível, nem todos juntos dariam apenas um, isso é sinal de que 80 anos foram pouco tempo, quando eu quero acreditar que 80 anos são sufucientes para se forma uma identidade. Cuba é um exemplo. Um abraço.
José Luís Moreira dos Santos
Pardilhó - Estarreja

Graciete Rietsch disse...

O Povo vai acordando e para os que vierem depois de mim, a verdade há de impor-se.
Lá diz a canção "O Povo quando acorda é sempre cedo".

Um beijo.

desculpa atrasado mental disse...

Mas, deves ser mais gágá que os nazis e fascistas todos juntos.

não esquecer a resposta ao:

cane aglia é lumpenproletariat latinus


nã é grego como o teu professor Socrates...


há diferença entre canaglia e gajos apalpados por socrates para bifarem uns drachmas valentes


apalhaçado na política só vingou alberto joão e jerónimo de sousa a dançar e aquela artista teatral do PCP nã é a zita a outra


o link é nice tens pubicidade a quê no bloki estatuetas de estaline

chaves embalsamadas?


mim ia ver mas já tive a dose de estupidificação do dia


ainda não deu pra ficar com 5% de shmueldade mas quase

sacrifícios humanos aqui?

baril velhadas e as fraldas mudam-se?
é que o cheiro qualquer dia é transmitido...

samuel disse...

desculpa atrasado mental:

Ó "desculpa atrasado mental"… parabéns pelo pseudónimo, fortemente autocrítico!

Quanto ao resto, trate-se, que isso está mesmo muito mau, pobre criatura!!! :-) :-) :-)

samuel disse...

Anónimo ("ó seu imbecil" das 13:16...

Você não é lá muito esperto, pois não?

O seu comentário até seria publicável e discutível… só que nem sempre estou com paciência para aturar cromos que se apresentam com insultos… e essa do pseudo-pseudónimo, teve gracinha uma vez só.

Resumindo, você não deve ser lá muito esperto! :-) :-) :-)

Anónimo disse...

Caro Samuel,

Faça o seguinte exercício: se encontrar por aí algum húngaro, russo, ucraniano, romeno e por aí fora, fale-lhe no partido comunista lá do sítio e verá a reposta que vai ter. É fácil falar de um regime quando se está longe dele. Como é possível, passados todos estes anos, vir aqui, ainda que timidamente, defender aqueles regimes trocidários e sanguiários? Esqueça lá isso de uma vez por todas... e não use a cassete do costume ("erros incomportáveis e insolúveis") para tentar desculpar o que não tem desculpa.

Saudações

JPP

samuel disse...

JPP:

Faça o seguinte exercício:

Em vez de perguntar ao primeiro húngaro ou não sei de onde que encontrar na rua, porque não desce da ridícula "cátedra" de onde parece estar a perorar, esquece a cassete e vê a realidade de nalguns desses países, logo a começar pela Rússia, a percentagem de população que tem uma percepção positiva dos tempos do regime socialista, estar a aumentar exponemcialmente, em relação aos primeiros tempo do embuste da democratização capitalista… aumento que se reflecte até nos números de militância e intenções de voto nos partidos comunistas e nos seus "herdeiros" políticos.

Quanto à cassete dos regimes "trocidários" (?)… faça também o exercício de contabilizar a população prisional dos EUA (mais elevada que a da China), some-lhe os milhões de americanos "trocidados" pelos governos dos EUA, some-lhe os milhares e milhares de cidadão do mundo "trocidados" pelo exército norte-americano.

Como vê, há "exercícios" para todos os gostos. Só lhe vai fazer bem! :-) :-)

Anónimo disse...

Caro Samuel,

Pode, de facto, a situação da Rússia não estar melhor, mas o facto de não estar melhor não significa,naturalmente, que esteja pior. É que agora, não apenas na Rússia mas também nos EUA, que refere, há liberdade, Samuel, sabe o que é isso? Que me importa a mim que as pessoas tenham saúde gratuita, educação gratuita, tudo gratuito, se depois não o mais importante, que é a liberdade. Não defenda, volto a dizer-lhe, o que não tem defesa. Ou então defenda, mas fara triste figura. Por muito má que seja a realidade americana, nunca será tão má como o foi a realidade soviética e dos seus países amigos.
Não o quero fazer mudar de opinião, longe disso, aliás, a liberdade é mesmo isso, cada um ter direito à sua opinião, coisa que não existia na URSS, mas aconselho-o a não vir para aqui fazer passar as pessoas por parvas. Comigo não se safa.

Saudações

JPP

samuel disse...

JPP:

"comigo não se safa"

Meu caro… se de alguma forma deixei passar a ideia de que queria "safar-me consigo", peço imensa desculpa. Não quero!!!

Também não quero fazê-lo passar por parvo. Ora, como não tenho a menor intenção de mudar de opiniões e de assuntos neste blog… o melhor que terá a fazer é ter paciência, ou então adoptar a atitude verdadeiramente radical… de cá não vir. :-)

Sobre a actual "liberdade" na Rússia, como não estou virado para comentar piadolas de gosto tão discutível, se pudesse arranjava-lhe o número de telefone das "Pussy Riot" para vocês poderem trocar umas ideias sobre o assunto. Como não tenho, mais uma vez, paciência!

Para terminar, apenas uma questão de pormenor: quando me aconselha a "não vir para aqui" e blá, blá blá… deve estar a ver o filme ao contrário. Eu ESTOU aqui. O blog é meu. Quem vem "para aqui"… é o meu caro, mas, claro, faça-o sempre que entender.

Saudações.

ó seu imbecil disse...

Publica a sua resposta sem ter publicado o meu comentário. Muito bem. Palmas. Eu nao devo ser lá muito esperto, e é verdade... mas em contrapartida você é.E é o esperto tipo "toca e foge": ecce homo...

O blog é seu publique o que quizer que eu estou-me marinbando.

samuel disse...

Anónimo (15:57):

Ouça... como até tem alguma razão no que respeita à resposta sem publicar o comentário... publico este.

Seja como for, a partir de agora, qualquer comentário seu, nem que seja para elogiar qualquer coisa ou falar de meteorologia, desde que venha precedido desse "Nickname", que não passa de uma pobre e bacoca esperteza saloia para entrar a insultar quem está... os seus comentários "irão com a que pariu"! Entendido?

Passe bem!

Medronheiro disse...


Com JPP e outros nazis anónimos o crime hediondo anda à solta.

Anónimo disse...

Hoje, como no antes da 2ª Guerra Mundial existiu o nascimento de nacionalistas - o nazismo, aguarde-se que não se esteja no início de uma outra guerra.
Vicky