domingo, 3 de março de 2013

Tatyana Ryzhkova – Fantasia…


Eu sei... eu sei que aconteceu ontem uma manifestação, ou melhor, dezenas de manifestação que juntaram para cima de uma quantidade de pessoas de várias idades... as idades físicas e as outras. Disso falarei amanhã, segunda-feira, depois de recobrar o fôlego.
Por hoje, e para não fugir a repetir esta domingueira “experiência que deu certo”, que é, até hoje, a melhor definição de “tradição”, fico-me pela música. Uma sequência de fantasias à volta da “Traviata” do senhor Verdi, inventadas por Francisco Tárrega... compositor e guitarrista espanhol que há mais de cem anos perdeu a possibilidade de me agradecer de viva voz esta escolha musical.
Como aqueles bombons que, mesmo já sendo muito bons, ainda assim vêm embrulhados em invólucros luxuosos, apenas pelo caprichoso bom gosto de quem os oferece, também este momento musical chega pelas mãos da jovem bielorussa Tatyana Ryzhkova, uma recentíssima descoberta deste estabelecimento.
Ainda sem ter chegado sequer aos trinta, Tatyana é uma daquelas guitarristas que faz muitas das guitarras que não tiveram a fortuna de ir morar para casa dela definharem, estalar-se-lhes a madeira… e finarem-se por aí numa vil tristeza (estou neste momento a olhar para uma). Há guitarras muito felizes! Ouvindo e vendo o vídeo, ouvindo e vendo quanto a dona da guitarra se diverte com pequenos pormenores da música e como se transforma e ilumina ao tocá-los... percebe-se porquê.
Bom domingo!
Fantasia sobre temas da Traviata - Tatyana Ryzhkova
(Francísco Tárrega)



3 comentários:

augusta disse...

Um senhor que vendia guitarras disse-me, um dia, ser este o instrumento mais fácil de tocar mal, mas mais difícil de tocar bem.
Era a opinião do senhor, mas vi tantos a tocarem-na tão bem que até me parecia ser fácil…

Mas como Tatyana Ryzhkova, até há pouco para mim desconhecida, interage com esta sua guitarra! Confesso que fui á procura de mais…

Obrigada! E bom domingo também!

Graciete Rietsch disse...

Lindo!!!

Um beijo.

Justine disse...

Que coisa melhor para "embrulhar" as emoções fortíssimas de ontem, que esta íntérprete fabulossa a oferecer-nos este momento especial de música?
Muito obrigada e uma boa semana para ti