segunda-feira, 29 de abril de 2013

A indigência de sempre... ou o velho “fascismo à portuguesa”


Uma juventude alienada dos valores da liberdade, do civismo e da solidariedade, uma classe média baixa e algum proletariado resistente à cultura, à formação política e ao respeito pelos outros, são, a somar ao universo da marginalidade, um campo fértil para a sementeira das ideias radicais de direita: a xenobobia, o racismo, o ódio cego a qualquer ideal de esquerda.
A canalha que nos tem governado sabe disso. Ainda assim, uns por indigente irresponsabilidade, outros propositadamente, não têm feito outra coisa senão criar condições para o florescimento destes grupelhos e mesmo partidos assumidamente neofascistas.
Felizmente para Portugal e para os portugueses, esse fenómeno não atingiu ainda entre nós a dimensão que assume a ascensão de novos fascistas em países como a Grécia, a Hungria, França... para nomear apenas três entre tantos casos.
Isso não impede que os “nossos” neofascistas, ainda que reduzidos a alguns grupelhos de provocadores, façam “prova de vida” sempre que podem. É aí que se enquadra esta mais recente provocação do PNR, na forma de uma falsificação do que seria um cartaz da CDU para as eleições autárquicas de Lisboa.
Como se sabe, o candidato da CDU à autarquia da capital é o comunista João Ferreira. O PNR achou que poderia boicotar e enxovalhar a candidatura do João Ferreira, inventando um cartaz “da CDU” em que o candidato seria o escritor Mia Couto. Como se não bastasse, a fotografia que figura no cartaz não é de Mia Couto, mas sim do fascista José Pinto-Coelho, dirigente do PNR.
Não há grandes comentários a fazer a este excremento... a não ser que num país normal, o fascista Pinto-Coelho já estaria a ser visitado pela Polícia Judiciária, dado que, em qualquer regime penal decente (não sei se é o caso do nosso) a usurpação de identidade – ainda por cima com este fim – é crime.
Seja como for, não há qualquer perigo de Mia Couto ser confundido com este “pequeno” fascista.
Ainda que no cartaz estivesse uma fotografia do rabo de Mia Couto... esta teria um ar bem mais inteligente do que a cara deste porco imbecilóide.
Adenda 1: Já agora... um abraço ao João Ferreira e felicidades para a sua candidatura!
Adenda 2: A dar-se o caso de, afinal, não existir este “cartaz” do PNR (que me chegou através de uma “rede social”), isso poderá transformar este post num acto falhado... mas não retira uma vírgula ao que eu penso sobre os movimentos neofascistas, sejam portugueses ou não.

17 comentários:

Maria João Brito de Sousa disse...

A dar-se o segundo caso, Samuel, "mais vale prevenir do que remediar"... também eu andei por aí a partilhá-la... com a devida correcção, claro!


Abraço!

Anónimo disse...

Samuel, não sei se o cartaz existe ou não, mas a fotomontagem foi publicada no facebook na página Forum Ideologias e prontamente denunciada.

São disse...

Ainda assim, será tanta a estupidez que seja verdadeiro este cartaz?

Uma semana boa para vós.

Olinda disse...

De uma coisa estou segura,a brincadeira,seguramente,partiu de um brincalhao,que pensa nada ter a ver com o fascista assumido da fotomontagem.A brincadeira,nivela-os ideolögicamente.

Um abraco

Miguel António disse...

João Ferreira, excelente escolha dos comunistas e da CDU para Lisboa! Ainda ontem tive oportunidade de o ouvir num debate da TVI24, excelente prestação.

Anónimo disse...

Mia Couto é um excelente escritor Moçambicano e João Ferreira é uma óptima escolha do partido Comunista e dos Verdes para representar a CDU.
Vicky

Anónimo disse...

Sinceramente, o fascismo é repugnante, mas o comunismo é muito pior, são mais de 130 milhões de mortos pela ideologia comunista!

samuel disse...

Anónimo (19:32):

Ah sim, anónimo?!!!

130???!!! Cum catano!!!

E então "soletre" lá esses 130 milhões! Quem são exactamente?

Anónimo disse...

A imagem foi feita para denegrir o PNR,mas vocês como são burros não o perceberam.

samuel disse...

Anónimo (19:45):

Num concurso de frases anomimamente mais estúpidas… essa é uma forte candidata ao pódio.

Brilhante!!!

José Pinto-Coelho disse...

Está visto que o Samuel, além de destilar ódio e de ter uma notável falta de nível, não deve muito à inteligência ou, como benefício da dúvida, será muito ingénuo, naïf ou lunático...
Então achaque o PNR iria fazer idiotices dessas?
Não sabe que qualquer um pode editar uma imagem e divulgar na net?
Então se alguém fizesse um cartaz imbecil, na paródia, onde incluísse o símbolo do PCP e as fuças do Cunhal, você ia pensar tratar-se de um cartaz do PCP?
Cresça, homem!

José Pinto-Coelho

PS - Faça o favor de publicar isto. Obrigado!

Vítor Ramalho disse...

Esta imagem foi amplamente denunciada pelos nacionalistas. Realmente algumas pessoas estão tão cegas pelo ódio que não conseguem raciocinar direito.

Anónimo disse...

Caro Samuel, difamar o nome de uma pessoa chamando-a de fascista e imbecilóide também é punível aos olhos da Lei. É sempre agradável ver os comunistas e a sua noção de democracia e liberdade de expressão in loco. Graças a Deus que já andam cá há quase 90 anos e nunca foram nem nunca irão para o poder. :)

Já agora, caso não saiba o Muro de Berlm, a URSS e Estaline já morreram.

samuel disse...

Anónimo (15:30):

Ah… sim?!!!

Essa cena de Berlim e tal… foi mesmo tramada!!! Felizmente salvou-se a "bola"… :-) :-)

JMachado disse...

Discurso folclórico munido de palha para mé més,é que nem pensam antes de debitar tanta porcaria..Iria lá o PNR dar-se a este ridículo trabalho..só mesmo nessas cabecinhas ocas..

Leandro Souto disse...

https://www.facebook.com/groups/193014617442989/?ref=ts&fref=ts#!/photo.php?fbid=124055967792412&set=o.193014617442989&type=3&theater

Basta ver de onde veio, e facilmente perceberão que foi apenas mais um ataque à imagem do Presidente do PNR, feito pelos próprios comunistas. Mas ainda bem que a sua opinião se mantém, pois tem tanta validade quanto o resto que se revelou mentira.

Anónimo disse...

acho delirante cada vez que um anormal fascizoide do pnr condena o ódio, oh josé pinto coelho o outro que foi apanhado com cocaína já saiu da choldra ou ainda continua a ser vitima do ódio penitenciário? e ninguém precisa de se esforçar para fazer um cartaz imbecil do pnr, eles fazem sempre isso sozinhos. basta de coelhos!