segunda-feira, 1 de abril de 2013

Patriotismo... e fascistas


Chega a notícia de que o partido nazi da Grécia, partido que o capitalismo descontrolado e a troica estão a fazer crescer de forma tão deliberada quanto irresponsável, passou a defender publicamente a pena de morte para pessoas que cometam actos de violência... desde que sejam imigrantes, evidentemente!
Chega mesmo na altura em que (mais uma vez) um comentador que se auto-intitula de “patriota”, em reacção a um post sobre Sócrates (logo, revelando-se uma das famosas “viúvas inconsoláveis” do ex-primeiro-ministro), me deixou aqui um comentário transparente e esclarecedor:
Diz-me lá Samuel. Quando chegar a hora de seres "esticado" em conjunto com os restantes porcos do PCP e BE. Preferes a bala ou a corda?”
Não se pode dizer que tenha sido dos comentários mais amistosos que recebi… mas é útil! Por várias razões.
1. Porque confirma uma "regra" cá da casa: os comentários mais violentos, ameaçadores, destrambelhados e porcos (estes quase sempre vão para o lixo), aparecem “fatalmente” como reacção a qualquer reparo que tenha feito a alguma figura do Partido Socialista.
2. Porque confirma que um dos partidos onde se acoitaram mais fascistas a seguir ao 25 de Abril, foi, infelizmente, o PS.
3. Porque confirma que deixámos, durante demasiado tempo, que o conceito de “patriotismo” ficasse refém de bandidos comuns, de canalhas políticos... e de políticos canalhas.
Sendo assim, não só não me incomoda (como parece ainda incomodar alguma esquerda) falar de “patriotismo”, de “política patriótica e de esquerda”, etc., como acho que se deve usar cada vez mais tanto a ideia como a palavra. Tomar posse dela... patrioticamente!
Está na altura de serem esses canalhas a começar a sentir o incómodo de, quando falarem de patriotismo, terem algum parceiro de sargeta a reclamar:
“Olha lá, pá!!!... Estás a falar como os comunistas?!!!”

41 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Ser socialista é um boa cobertura para que muito boa gente, sendo de direita, possa gozar do privilégio de se dizer de esquerda. É que a
situação pode virar. Claro que excluo os que andam ingenuamente enganados!!!!

Um beijo.

Anónimo disse...

Pois pá, não esquecerás nunca mais que foi o PS o verdadeiro obstáculo para que trocasses o cavalo de D. José no Terreiro do Paço pelo bigode de Staline.
Azar pá, estás a ficar velho para entender que há uma diferênça entre uns quantos fanáticos e uma população que quer ter direito à sua auto-determinação. E que és ainda incapaz de perceber a difer ença entre a probabilidade de errar e pôr uma mordaça nos outros em nome da "verdade" e presunção de ser portador da vontade geral escrita por quem tiver a força e a mania da infalibilidade.
É verdade pá, os gajos do PS trocaram-te as voltas e tu terás de adiar para a outra incarnação os maravilhosos planos.
Os gajos do PS assumem a culpa e também a honra de ter de aturar a tua caganeira mental, sinal de que por aqui ainda se pode dizer isto sem medo de uma secreta qualquer o mandar para climas frios. Estou até agradecido pela vossa parvoíce e nada preocupado com as asneiras que vais derramando.
Beijinhos à prima.
Alentejo da minh'alma

Maria disse...

Muito bom!
Infelizmente houve quem lhes escancarasse as portas para entrarem...

Abreijo.

do Zambujal disse...

Por um governo patriótico e de esquerda! Para já. E urgente.
Depois, continuar entre os que, para além disso, continuarem a lutarpelo socialismo e pelo comunismo.

Quando ameaçam assim, tão fascitamente, é a todos que nos ameaçam.

Um grande abraço

Anónimo disse...

Tudo o que de mal nos acontece vem por via do PS.
O PS devia acabar, fundir-se com o PSD, era só acrescentar a letra "D" ao PS, não custava nada e assim acabavam-se as ambiguidades.
j. Monteiro

José Luís Moreira dos Santos disse...


Samuel, este post dá-me uma oportunidade par dizer aqui o que nunca me cansarei de dizer em outros espaços e ocasiões: que embora considere que a esquerda deve ser múltipla, ou seja, que deve viver de acordo com as suas diversas formas de manifestação e aprumos ideológicos, NUNCA PODERÁ ser refém de qualquer parte dela, seja ela qual for. E, sem metamorfóticas posições de princípios, custe a quem custar. È que para mim, repito, para mim, tudo quanto sejam expectativas em torno do P.S., seja qual seja o seu líder e respetiva “entourage”, coloca-me na posição de que não devo viver como que enamorado da desilusão, ou seja, esperar que as desilusões previsíveis possam ser entendidas como velhacarias acumuladas, um estado de satisfação que nunca me satisfará. Aliás, não sendo eu o notário apropriado para carimbar o P.S. de esquerda ou de qualquer outra coisa, estou, fundado na minha experiência, apetrechado para afirmar o seguinte sobre o P.S.: é um partido que tem o capitalismo como rumo, mesmo que diga, e pouco pratique, que defende um capitalismo para as pessoas, mais humanizado, com preocupações sociais, com muita treta e basta letra. Se é um direito inalienável do P.S. ser o que os seus militantes quiserem que seja? Claro que sim! Mas para mim, repito, para mim, esquerda e socialismo não é frase feita ou rosa para enfeitar ambientes, é uma e a mesma coisa. E nem preciso de recorrer ao panteão bibliográfico daqueles que demonstraram, pela teórica e na prática, que em política quase nada é obra do acaso. A minha mulher, que é pouco ligada às coisas da política, certo dia disse-me: sabes, Zé Luís, quando o P.S. sai do governo vai para lá o P.S.D. – de moletas ou escorreito, digo eu -, e quando sai o P.S.D., entra o P.S.. Esta vulgar apreciação serve para confirmar que seja um ou outro, são sempre os liberais que controlam os vários aparelhos de poder. Peço desculpa por me ter alongado, mas mesmo assim, limito-me a dizer apenas algo do tanto que há para dizer a este respeito. Quando o P.S. acusa o P.C.P. de o ter como inimigo, devia receber como resposta que o tem como adversário, um adversário merecedor de toda a atenção. Quem quiser a unidade, tendo como preço a identidade ideológica, que vá para o mesmo inferno onde já tem a alma!
José Luís Moreira dos Santos
Estarreja

samuel disse...

Anónimo (00:41):

Ó meu caro "alentejodaminhalma"…

Que profundidade, que esclarecimento, que brilhantismo! :-) :-) :-)

filipe disse...

"Cravo vermelho ao peito, a muitos fica bem, sobretudo faz jeito, a certos filhos da mãe!"...
E os meus parabéns ao José Luís pelo seu comentário, nomeadamente pelo acertado remate final!
Abraços.

Augusto disse...

Como o Samuel muito bem sabe, a maioria dos apoiantes da ditadura, encontrou abrigo no PSD.

Teorias soberanistas e patrióticas, são a antitese dos principios de Marx, defendê-las é ser anti-marxista.

Já que é militante do PCP, deveria saber que um dos principios desse partido, é ou deveria ser

Proletários de todos os países uni-vos.

Neste momento e com a Europa em derrocada, quando as trombetas do nacionalismo já soam, mais do que nunca, quem se diz de esquerda, deve colocar em primeiro lugar

OS PRINCIPIOS,teorias soberanistas e patrióticas podem ser populares e dar votos, mas é meio caminho andado, para atirar-vos para os braços da extrema-direita, e nãO exagero meu caro, basta olhar para a história da esquerda dOs ultimos 100 anos.

LEMBRAR jEAN jAURÉS NESTE MOMENTO, FAZ CADA VEZ MAIS SENTIDO

samuel disse...

Augusto:

Não poderia fazer o favor de não confundir nacionalismo com patriotismo?!

É que além de dar muito jeito aos de sempre, essa confusão já cansa!

Saudações.

Augusto disse...

Não confundo, e só espero para bem de todos nós, que eu esteja enganado.

José Luís Moreira dos Santos disse...

Augusto, com todo o rspeito, mas convém cometer um erro maior do que aquele que confunde nacionalismo com patriotismo, que é considerar, sem mais, que estes são conceitos ou valores da direita. Tudo tem uma origem, que não um legado recente e breve. Vamos por partes, para não escorregarmos em contradições que talvez não sejam. Quem sabe?
José Luís MOreira dos Santos

Anónimo disse...

Eu sou contra a pena de morte, mas gosto gosto do "Aurora Dourada" grego.
Tirando esta proposta tudo o resto são boas causas e uma linguagem diferente desta cansativa que nos tentam enfiar pela goela todos os dias.

São eles os únicos a expor a canalha globalista e o capitalismo apátrida que só corrompe e destrói a harmonia das nações. Se não gostam paciência, eles estão a subir.
Não me digam que as pessoas que votam neles são todos uns otários fascistas.
É o povo, e o povo tem de ser respeitado.

Eles é que estão a sofrer com o tal "Internacionalismo" que por aqui tanto adoram. O Internacionalismo é péssimo seja ele de esquerda ou de direita.

Para mim o modelo ideal é:

Direita cultural e Esquerda económica com nacionalismo.

samuel disse...

Anónimo (16:59):

O texto "moderado" do seu comentário a favor de um partido fascista… justifica, excepcionalmente, a publicação. Quanto ao conteúdo:

"…mas gosto do Aurora Dourada grego…"
Pois que lhe faça bom proveito!

"…são os únicos a expor a canalha globalista e o capitalismo apátrida…"
Descarada mentira!

"…Não me digam que as pessoas que votam neles são todos uns otários fascistas…"
Sim! Uns são fascistas, outros, a maioria, são otários… os poucos restantes, não sei!

"…Direita cultural e Esquerda económica com nacionalismo…"
OK! Pronto… hoje é 1 de Abril… :-) :-)

Anónimo disse...

Samuel,

Diga-me só uma coisa.
Imagine que o Partido Aurora Dourada vence as próximas eleições com mais de 50% dos votos?
O que até nem é de todo irrealista dada a subida que tem tido no ultimo ano.

O que fazer? Vocês comunistas vão juntar-se aos capitalistas da alta finança e pedir á NATO para os ir lá a bombardear?

E impor de novo um regime internacionalista controlado pela banca internacional contra a vontade do Povo?

samuel disse...

Anónimo (17:18):

Assim de repente não me ocorre nada para "fazer" (nem na companhia de quem) se o partido fascista ganhar as eleições na Grécia, tal como aconteceu aqui há uns tempos na Alemanha… com os brilhantes resultados para a Humanidade, que são sobejamente conhecidos.

Estou certo que nessa altura já você se terá mudado alegremente para lá… portanto pode ser intermediário de qualquer "recado" que, entretanto, me venha a ocorrer… :-) :-)

Anónimo disse...

Bem não quero maçar mais dado isto ser uma blog de uma ideologia contrária á minha, mas eu acho que as pessoas não deviam ter medo de, por vezes, trocar ideias com quem defende o contrário.

O Sr. Samuel acabou por recorrer á história do Nazismo, coisa que eu não fiz.
Mas é assim, o comunismo também provocou muita tragédia, muita morte, não vou falar nos milhões para não atiçar mais a coisa.
E tivemos um Ceausecu que vivia num palácio forrado a ouro enquanto que o povo vivia na pobreza.
E vemos hoje a China com mais multi-milionários que os próprios EUA.
Assim se o argumento da história fosse válido para proibir partidos Nacionalistas por causa do nazismo, também partidos comunistas teriam de ser banidos. Ou até a própria democracia, uma vez que foi um democracia que lançou em 1945 duas bombas atómicas no Japão matando milhares de civis.

Anónimo disse...

O nazismo nada de bom trouxe à humanidade, pelo contrário, mas que moral tem você para vir aqui condenar o nazismo se, depois, elogia, ou pelo menos não condena, o que se passou nos países do Leste, governados por comunistas, esses sim verdadeiros terroristas?

Não me leve a mal, Samuel, mas é evidente que não lida lá muito bem com essa contradição.

Saudações

JPP

samuel disse...

Anónimo (17:36):

Amálgama!!!

É uma excelente técnica. Pega-se num pouco de ouro, deita-se-lhe em cima umas gotas de mercúrio... e fica uma merda imprestável e irrecuperável.

Saudações. Até sempre!

samuel disse...

JPP:

Uns ouvem vozes... você, pelos vistos, vê "evidências"... :-) :-)

Anónimo disse...

Pronto, se é assim que decide responder, sem o fazer, que seja, fique lá com a sua, mas assim mais contibuiu para esta outra evidência: o Samuel representa, aqui no blog, o que de pior há no PCP - sectarismo e, por isso, pouca ou nenhuma sensibilidade para quem pensa de forma diferente da sua.

Saudações

JPP

Reaça disse...

"2. Porque confirma que um dos partidos onde se acoitaram mais fascistas a seguir ao 25 de Abril, foi, infelizmente, o PS."

Se isto faz fé, o que em parte acredito, porque em parte também para as outras "esquerdas" creio que muita malta se camaleou, mais uma razão para me encher de raiva e me reaccionar cada vez mais.

Antuã disse...

Este mundo está infestado de nazis e fascistas e hoje eles apareceram por aqui.

Anónimo disse...

Amálgama!!!

Pois, há coisas que não interessa tentar perceber nem discutir porque podem aleijar não é assim?.

Eu pelo menos nunca ouvi o PCP a denunciar a corrupção politico-partidária de políticos e deputados em conluio com o poder económico como faz por exemplo o Doutor Paulo Morais.

O Aurora Dourada fala nos poderes que manobram nas sombras tipo o grupo Bilderberg, o CFR, a maçonaria e todos os poderes corruptos e globalistas.

É um partido verdadeiramente anti-capitalista, é socialista e nacionalista.
Por algum motivo a imprensa canalha e vendia ao grande capital está sempre em campanha permanente contra eles.

samuel disse...

Anónimo (18:52):

"…Eu pelo menos nunca ouvi o PCP a denunciar a corrupção politico-partidária…"
Lave os ouvidos, que isso deve ser cera acumulada!

E agora chega! Não verá mais nenhum comentário a favor de um partido neo-nazi aqui publicado… por mais que opte pelos pézinhos de lã em vez das botas cardadas!

Passe bem!!!

samuel disse...

JPP:

Pois...

Anónimo disse...


Na URSS existia pena de morte.
Na China existe pena de morte.
Na Coreia do Norte existe pena de morte.
Nos EUA existe pena de morte.

Que bom ser livre de centrais de propaganda partidárias.
Consegue-se ver tudo muito mais limpo.


Anónimo disse...

Oh anónimo vê este filme, https://www.youtube.com/watch?v=Bae1EyCLIDQ ou lê o livro do Antonio Salas, e toma juízo.
Pois e sabes que os partidos fascistas, ou nazis que só existem porque partidos como o PS, PSD e CDS existem. Portanto pensa lá um bocadinho, mas espero que não deite muito fumo.

Anónimo disse...

E nos EUA há pena de morte até para marmotas - http://www.lavanguardia.com/vida/20130325/54369546391/piden-la-pena-de-muerte-para-la-marmota-phil.html

Anónimo disse...

"Pois e sabes que os partidos fascistas, ou nazis que só existem porque partidos como o PS, PSD e CDS existem. "

Então estes partidos não deviam existir, certo?Ficava só o PCP e o BE. Que lógica.

Anónimo disse...


Filmes e livros sobre os crimes de regimes marxistas também há por ai aos milhares.

Anónimo disse...

Não, anónimo, mas não fazem falta partidos fascistas, corruptos... E o BE têm algumaaaaaaa incoerência.

Anónimo disse...

Porque é que o Aurora Dourada é um partido fascista?

samuel disse...

Anónimo (13:53:

Pronto… se é uma questão de preciosismo "linguístico"… então o Aurora é "apenas" NEO-NAZI, XENÓFOBO, RACISTA, VIOLENTO, DE ULTRA-EXTREM-DIREITA…

… e o "fascista" pode ficar apenas como uma alcunha.

Anónimo disse...

Mas o Aurora Dourada é racista porque é favor da etnia grega? É isso?
Mas o Aurora Dourada é xenófoba porque é a favor que a etnia grega seja o grupo étnico dominante na Grécia? É isso?
Mas o Aurora Dourada é violento porque expulsa os imigrantes criminosos que fazem a vida dos gregos num inferno da Grécia, enquanto as autoridades nada fazem nada porque devido a esquerdismos e a liberalismos de direita foram manietadas? É isso?

samuel disse...

Anónimo (15:00):

Pronto... compreendi finalmente as suas "dúvidas".

Afinal, tanto ou mais fascista do que o Aurora é você... com a agravante de também se armar em sonso.

Anónimo disse...

É isso que tem para me dizer, que eu sou fascista?

samuel disse...

Anónimo (15:26):

É!!!

Confesso que tenho alguma dificuldade em encontrar outra designação para alguém que, repetidamente, defende um partido declaradamente neo-nazi... ainda que, como já antes disse, o faça de forma sonsa.

Anónimo disse...

Também podia confessar que com você só existe "designações" e mais nada.
São vocês que dizem que o Aurora Dourada é neo-nazi, e não o próprio partido, o que quer dizer que é mesmo só a vossa opinião, que vale o que vale.

samuel disse...

Anónimo (15:41):

OK... chega de converseta inútil!

Como sei que você sabe que neste blog a propaganda fascista neo-nazi vai para o lixo... esta conversa terminou.

Passar bem.

Zuruspa disse...

E muita paciência tens tu para grunhos, Samuel! Gabo-ta muito!