quinta-feira, 17 de julho de 2008

Guillermo Rivera Fúquene, assassinado!



Da esquerda para a direita.

Guillermo Rivera Fúquene:
Colombiano, trabalhador da "Contraloria de Bogotá" (organismo de controlo fiscal e de gastos de dinheiros públicos que muito deve incomodar os corruptos que estão no poder), dirigente sindical, comunista.
Foi visto vivo pela última vez em Abril, depois de levar uma filha à escola, altura em que segundo testemunhas e câmaras de vigilância, foi forçado e entrar num carro da Polícia por homens ao serviço do presidente Álvaro Uribe. Depois destes cerca de três meses de sequestro, apareceu agora, abandonado na rua. Assassinado!

Ingrid Betancourt:
Franco-colombiana, oriunda da alta burguesia da Colômbia, ex-senadora, ex-candidata presidencial, ideologicamente algo vagamente "verde" e liberal.
Sequestrada (infelizmente) durante a campanha eleitoral, por guerrilheiros das FARC, há seis anos, apareceu agora, libertada (e ainda bem) numa operação (extremamente mal contada) pretensamente protagonizada pelo seu novo herói, exactamente o presidente-assassino Álvaro Uribe.
Foi vista recentemente recebendo a "Legião de Honra" francesa, das mãos do presidente Sarkozy. Está bem, de saúde, e feliz junto dos filhos e demais família.

Qual foi afinal a grande diferença no percurso destas duas pessoas?
Guillermo Rivera tinha a origem social, actividade profissional, militância e ideologia... completamente "erradas" e que juntas numa só pessoa, num país sob as patas do narco-assassino presidente Álvaro Uribe... são uma mistura mortal!
Só em 2008, já foi mortal para mais 28 sindicalistas colombianos, assassinados pela polícia e para-militares de Uribe.

Não lerão nada disto em jornais nem verão em televisões, mas em alguns (poucos) blogues que saem do rebanho, podem ler sobre isto, com mais referências, acesso a documentos, etc, como por exemplo (os que não menciono por desconhecimento, que me desculpem), no "Cravo de Abril", "O Castendo", "O Cheiro da Ilha", "O Tempo das Cerejas", o "Anónimo do séc.XXI", "Mar sem Sal", "Que diz o pivô", "Blue Velvet", "Troll Urbano", "Aldeia Olímpica", "Catrina", "Aldeia de Paio Pires"...  se souber de mais, irei acrescentando.

15 comentários:

Maria disse...

"É preciso avisar toa a gente", como diz a canção, Samuel.

Abreijos, já bem perto da Festa da Alegria...

Anónimo disse...

Confesso que tenho dificuldade em falar da Ingrid. O sofrimento provoca-me uma espécie de pudor, seja quem for que o sofra. Já quanto ao Uribe, não há dúvida de que é outro na linha das desgraças latino-americanas. E este momento bom não desculpa nem um único dos maus.

Anónimo disse...

Foi este presidente narco-traficante que CDS, PSD, PS e BE glorificaram recentemente na Assembleia da repúbilica, não é verdade?

Fernando Samuel disse...

As duas situações que referes são exemplares do que se passa hoje no mundo nesta matéria: a desinformação organizada - claramente dominante - está ao serviço do crime e da injustiça...

Abraço amigo.

ferroadas disse...

Mais uma vez a "pata" assassina da CIA está na retaguarda a orientar.

Ainda ontem na TV uma câmara oculta penetrou no mundo obscuro da Guantanamo, e o que se viu foi uma amostra daquilo que os tipos (CIA) fazem por esse mundo fora, era apenas um miúdo de 15 anos bolas, o que me chateia é o "mundo dito livre" permitir estas barbaridades.

Abraço

Anónimo disse...

Tese-antitese-síntese. Pum!
E a luta continua.
Grande abraço

Anónimo disse...

A nossa comunicação social,já nem se dá ao trabalho de disfarçar,jornalismo de investigação, não existe.os jornalistas são verdadeiras cassetes, que reproduzem aquilo que o liberalismo mais radical manda. É preciso, que ninguem, que seja de esquerda compre estes pasquins, temos que radicalizar as nossas atitudes.

Anónimo disse...

Samuel: Este triste e deplorável acontecimento só vem confirmar o que suspeito:ainda bem que libertaram a Ingrid; mas, independentemente disso, a história não está contada. Talvez um dia se saiba o porquê: o porquê dela e não de outros; o que faz viver uns e não outros. E qual o verdadeiro papel da Comunidade Internacional, nomeadamente França e as relações com o Uribe. Mas, como não sou tolinha de todo, a verdade é que já tenho suspeitas de respostas às dúvidas. E fazem-me náuseas.
Beijos

O Espírito do Tai Chi disse...

Samuel,

Razões que a razão... conhece bem demais!...

Anónimo disse...

Samuel,

Também não deixarei de denunciar os crimes do regime de Uribe e dos seus narco-políticos, em Portugal o que assistimos na maior dos casos não foi ao legítimo contentamento pela libertação de alguém que se encontrava injustamente detido, o que assistimos e continuamos a assistir é a mais uma tentativa de fazer do PCP um bicho papão e de diminuir a Festa do Avante, como tal a morte de mais um sindicalista na Colômbia, ainda por cima comunista nem uma nota de rodapé merece da nossa imprensa, nem sequer dos blogueiros especialistas em direitos humanos que pululam por aí, a dor de Sonia Betancur e sua filha Chaira Rivera em nada os comove, pois a sua solidariedade é demasiado valiosa para ser dada á família de um simples sindicalista que se opõem ao regime colombiano.

Anónimo disse...

Quem não se lembra do Caravela e do Casquinha mortos em defesa da Reforma Agrária em Montemor-o-Novo?Os abutres são todos da mesma cepa.Lá pelo D.N. (dito de referencia ou reverencia?)há muitos uribingrindistas militantes que envergonham o jornalismo. Na A.R. [acerca da Ingrid]o voto cagarola/submisso do Bloco de Es--erda é revelador não é?Actualíssima a palvra de ordem: "Proletários de todos os paíse UNI-VOS"!

Susete Evaristo disse...

Fiquei sem palavras Samuel.
Bem diferente a sorte destes dois um morto enquanto lutava pelos seus iguais outro a usar politicas demagógicas a que nos querem fazer acreditar.

BlueVelvet disse...

Não estou por dentro desta história toda, mas o meu post de hoje está aberto a todas as explicações.
Não gosto de 2 pesos e duas medidas.
Abreijinhos

XICA disse...

Samuel, fiz questão de levar, mas não faço questão de ser acrescentada.
Um abraço!

Chalana disse...

Guilhermo está morto, Ingrid está a caminho da presidência do país. Vai uma aposta?