sábado, 16 de fevereiro de 2008

Primeira página




Havia antigamente nos regulamentos militares, uma norma que determinava que o sargento devia saber ler e escrever, pois podia dar-se o caso de o seu oficial superior não saber. Isto devia-se ao facto de os filhos da nobreza que não tinham a fina inteligência que os poderia levar a bispos ou cardeais, nem a esperteza para gerir propriedades, ou seja, os que eram umas bestas, normalmente abraçarem a carreira militar, entrando directamente para oficiais superiores, embora analfabetos.
E a que propósito vem a recordação desta página brilhante da nossa história castrense? Pois bem, a propósito da capa do DN de 15 de Fev. de 2008, ou seja, ontem. Se tiverem a amabilidade de clicar na imagem da "estimada" capa, verão com facilidade que vários dos títulos correspondem a notícias que mereceriam posts, mas hoje, ou por estar sem pedalada para vôos mais altos, ou porque estou em dia de ser picuínhas, apenas embiquei com o "raça" da notícia sobre o Congresso da CGTP. 
Ia tudo muito bem, com uma fotografia a puxar para o "artístico" e tudo, mas o jornalista não se conteve e lá vai disto, acrescentou mais uma legenda de significado profundo, mesmo sobre a dita fotografia, "Congresso de um sindicato em crise". Com maior profundidade que o comentário, só mesmo a ignorância, (ou será a má fé?) que o produziu!
Voltando à história de abertura, nestas alturas faz muita falta em alguns destes jornais, um "sargento" que saiba ler e escrever, para dizer aos "oficiais superiores" da Redacção, entre outras coisas, que a CGTP-IN não é um sindicato!!!
Mas isto, lá está... é apenas o meu mau-feitio.

22 comentários:

Anónimo disse...

Tens toda a razão: a CGTP não é um sindicato! Só a mã-fé levaria a tal "erro".
Além disso... o sindicato-que-não-é-sindicato mas uma CENTRAL SINDICAL, está em crise porquê? Por teimar em fazer sindicalismo "de classe" contra uma política "de classe" (outra) que, ela sim, está em crise?
Poupem-nos, serventuários!

Maria disse...

Este "sindicato-em-crise" juntou no Parque das Nações, no dia do Tratado "porreiro pá", mais de 200 mil trabalhadores......
... se não fosse um sindicato-em-crise, quantos juntaria? E o governo, cairia?
Ia, ia, se eu pudesse........

samuel disse...

Zambujal

Ainda bem que falaste em "má fé" no comentário, pois reparei que era exactamente o que eu queria reforçar como causa do "engano", mas tinha falhado a escrita "da coisa" entre várias edições e emendas.
Já fui fazer o "update". Obrigado pela visita.

Abraço.

AC disse...

Pois é...com tanta má-fé...prefiro mil imagens e mil cantigas!
que se...nas ortigas!

samuel disse...

Maria

200 mil é evidentemente crise.
200 mil e cinco é que teria sido de arrasar!
Sabe-se lá, realmente, o que poderia ter acontecido...

Xi

Fernando Samuel disse...

Ignorância? Má fé?: eu acho que é uma maneira de estar...
O Público, por seu lado, dizia que «a maior central sindical reune-se em congresso em clima de guerra. A tensão, provocada pelas pressões do PCP, só acabará depois do conclave»: é outra (a mesma) maneira de estar.

Olaio disse...

A ignorância começa a ser normal nos Mass media, para além da formatação do discurso de que a CGTP está em crise! Basta estar minimamente atento à realidade para perceber que a Intersindical está com bastante dinâmica.

Manuel Correia disse...

Bem observado. A ignorância ou a má fé do editor (ou do director) de "serviço" ao fecho da edição, sugere um outro título para uma edição futura: "De um Sindicato em Crise a um Sindicalismo Forte: Identidade Plural/ Unidade na Acção".
Imagino João Marcelino a ler o "meu" título e a dizer, em tom de aprovação: "Mas porque é que não me ocorreu?". É assim. Às vezes os directores "inexperientes" só estão mesmo é a precisar de uma ajuda.
;))

Anónimo disse...

Samuel
a minha (nossa) satisfação é que o teu mau feitio começa a alastrar, somos cada vez mais a fiscalizar estes actos, no minimo aberrantes, praticados intensionalmente!
Esta espécie de jornalismo, continua a fazer escola na nossa Terra, eles são escolhidos a dedo, para os lugares!
Sábado dia ! de Março, vamos todos dar-lhes a resposta adequada!
Um abraço
José Manangão

Jorge P. Guedes disse...

Ou é propositado, ou os "frangos de aviário" já começam a produzir títulos!
Triste imprensa a nossa!

Um abraço.
Jorge G.

Rui Vasco Neto disse...

sam,
calma, calma. Foi o lápis língua que se estampou...

jrd disse...

O amanuense de serviço, cuja indigência intelectual se pode situar ao nível da legenda, deverá ser mais um dos que saltita ao ritmo do capataz e que, provavelmente, nunca passará do estatuto de simples "simpatizante" da classe jornalística, onde, pelos vistos, cada vez há menos sócios.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá, belíssimo texto... Parabéns!!!
Bom fim de semana.
beijinhos de ternura.
Fernandinha

Justine disse...

Samuel, para retribuir a tua gentileza gostaria de poder escrever adequadamente: "Vivo en un país libre, cual solamente puede ser libre, en esta tierra, en este instante, y soy feliz porque soy gigante..."
Mas não se adequa, pois não? Ou ainda não?
P.S: pois é, a "pequena serenata diurna" entrou na minha vida num momento muito importante, entranhou-se e sai com frequência cá de dentro, para me ajudar a expressar sentimentos.Conheço algumas interpretações, desde o original Silvio até ao Chico, mas não tenho o prazer de conhecer a tua. Um dia, quem sabe!
Bom fim-de-semana, com a raiva e a esperança equilibradas.

Ferroadas disse...

Na próxima seremos 300? 400 mil, a vir para a rua.

Abraço

Porca da Vila disse...

Teria dado um excelente bispo, o tal jornalista...

Xi Grande

Rui Caetano disse...

Ou os sindicatos mudam ou desaparecem de cena.

amigona avó e a neta princesa disse...

Só pode!

Anónimo disse...

Caro Rui Caetano
Como é, que disse?
José manangão

Nuno Góis disse...

Ignorância + má-fé = INCOMPETÊNCIA!
Que diria hoje o meu sábio e falecido avô sobre este moribundo jornal que ele lia quotidianamente e que por direito era respeitado em Portugal... Quanto ao Público, sempre tentando mandar para baixo a CGTP ou o PCP dá-nos notícias sobre o congresso de tal maneira confusas e desarticuladas que mais vale desistir a meio. FICAM OS TITULOS BOMBÁSTICOS!
Quanto ao que está a ser discutido no congresso nada... É íncrivel.
Força CGTP, que o que vale é que também vocês conhecem perfeitamente o que esta corja quer...

GR disse...

A comunicação social bem tentou arranjar algo explosivo, Nada!
Uma polemicazinha, Nada!
Neste Congresso nada ouve de interesse! Discutiu-se democraticamente a votação para o Conselho Nacional da CGTP, as novas formas para combater a ofensiva do governo à legislação laboral, ao exercício da actividade sindical, contra o Código de Trabalho, contra o aumento do custo de vida e outras tantas coisas.
Nada que tenha interessado à comunicação social.

Viva o XI Congresso da CGTP!

GR

BlueVelvet disse...

Se não fosse trágico até dava vontade de rir.
Sindicato? Pois!
Abreijinhos