sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Há passados e passados...


"Tipografia clandestina" - gravura de José Dias Coelho

A ver se a gente se entende. Participar nos esquemas inventados para contornar as incompatibilidades de técnicos que trabalham em Câmaras Municipais, estando por isso impedidos de fazer aprovar projectos seus nessas Câmaras, recorrendo às assinaturas de favor de outros técnicos amigos, que por vezes trabalham na autarquia do Concelho mais próximo e assim ir alimentando a pequena corrupção que corroi o nosso poder local, não será o crime do século... acho até, que no caso do "nosso engenheiro", a vergonha de se ver obrigado a dizer que aqueles projectos são dele, para uma pessoa tão "armani", deve ser um castigo já bastante assinalável. O facto de ter que mentir sobre o caso não, pois o único esforço que tem que fazer consiste em abrir a boca... e a coisa sai-lhe naturalmente.
Como dizia, não é o crime do século, apenas revela um "estilo", mas também não é uma "rebeldia de juventude" tão corriqueira e inocente como subtraír duas laranjas do quintal da vizinha, ou "escrever uma obscenidade na carteira da escola, ou copiar num teste, ou não devolver um livro à biblioteca do liceu", como escreve Vital Moreira, numa tentativa patética de achincalhar as críticas que se possam fazer ao primeiro ministro, a propósito dos seus "projectos", dignos de estar no atelier de um Siza, de um Souto Moura, ou mesmo de um Frank Gehry... no caixote do lixo.
De José Sócrates, já não espero nada. De Vital Moreira, sempre que se arvora em arauto do socratismo, já quase nunca espero "honestidade" acima deste nível.
De qualquer maneira, gostaria de lembrar que pertenço a uma geração que teve, admirou (e ainda tem), muitos dirigentes políticos e militantes anónimos, cujas "rebeldias de juventude" tiveram consequências e uma dimensão muito superior a estas de que fala o génio de Coimbra, no seu estilo chocarreiro.
O que é triste é que Vital Moreira também, só que finge ter-se esquecido, sempre que isso lhe interessa.

21 comentários:

Maria disse...

Pois.......
Excelente post, Samuel, para que a memória não se apague!

Abreijos

AC disse...

Bazófias do dr rouxinol!

amigona avó e a neta princesa disse...

Como gostaria de saber dizer como tu!!! Mas é tal e qual!!! Outros tempos meu amigo, outros tempos!!!
Bom fim-de-semana...

vovó disse...

faço minhas, as palavras da Maria.
témi.

Anónimo disse...

Qundo leio, quamdo me "obrigam" a ler Vital Moreira, e quando não resisto a comentar coisas que esse senhor diz, sinto-me na inútil e incómoda situação de estar a gastar cera com ruím defunto.
Mas, como há quem ainda não terá feito todo o "nojo" devido a um período do seu passado, de vez em quando lá salta ele e as suas diatribes e delírios.
Que pena!

Manuel Correia disse...

Bom post.
O Vital deveria saber (saberá?) que o PS tem sido uma das forças políticas que mais fogo de barragem tem feito contra as leis anti-corrupção. Ora o actual secretário-geral e 1º Ministro vem desse caldo de cultura do chico-espertismo e da trafulhice. Será este o PS em que se revê Vital Moreira? Ou tratar-se-á apenas daquele realismo interesseiro do mal menor?
Em todo o caso o tráfico de influência não equivale a "escrever uma obscenidade na carteira da escola". Já "copiar num teste" pode levar a histórias rocambolescas com diplomas, certificados e outras batotices deprimentes.
Parabéns pelo comentário.

Luis Eme disse...

Eu também li o Vital e não entendi as suas palavras como comparação, mas sim, que por este caminho iriam investigar as traquinices que ele fez na escola (embora ele tenha mais ar de betinho que de reguila...)

Concordo com o Samuel, quando diz que ele. ao ser autor dos ditos "mamarrachos", fica mais "apresentado" na fotografia.

O que me choca nisto tudo, é com casos tão graves de corrupção e de bandiditismo, como se pode comprovar pelas declarações que se vão ouvindo por aqui, os jornalistas andem entretidos com "fair-divers" deste género, que apenas fazem nódoas, que depois de passarem pelas "máquinas de lavar", voltam a ficar limpinhos...

BlueVelvet disse...

Dá-lhes uma amnésia...
É como o tal chá que tomam antes da tomada de posse, como a nova Ministra da Saúde...
Ou então" Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"
Abreijos

isabel mendes ferreira disse...

somos dois.


desse tempo.


.perdoe a intrusão....vim de uma ilha Maria" ...

bom fim de semana.

e que os tempos próximos sejam um pouco mais lavados...(não é que eu acredite....)

______________.

cordialmente.

Anónimo disse...

O doutor Vital Moreira, está neste PS, porque este PS, é o que é!
Irmão gémio do PSD, mas...se por obra de milagre, este PS, vier a ser um verdadeiro Partido Socialista,então iremos ver o doutor Vital Moreira ao lado da doutora Zita Seabra.
para quem não tem vergonha nem carácter, a trição, é um acto banal.
josé manangão

Rui Caetano disse...

Gostei do texto, tem toda a razão.

Lana disse...

olá!!
pois aqui vim pela mão da maria que antes foi da sininho ...
eu não tenho vida para isto ... estou envergonhada com a leveza e ligeireza do que escrevo no meu sitio(leia-se blog) pois cada tiro cada melro a começar na sininho e acaabar no samuel passando pela maria e companhia lda...
caramba tudo é tão interessante que um dia ainda hei-de escrever assimm ... talvez quando me começar a preparar par o meu doutoramento eu consiga lá chegar ... quem sabe se não me servirão de inspiração ...
bem Samuel a canção que colocaste na Maria era linda ou melhor a letra ... a musica ... bem essa fico á aguardar ouvi-la ao vivo ok?
isto promete!
1 sorriso mto luminoso e olha adorei e se não te importares voltarei ... tb como diz a canção...
Lana

Manuel Veiga disse...

há passados que são Futuro e passados que são lixo num qualquer atelier da história. por muito que doa a trampolineiros da política.

teimo em acreditar.

abraços

samuel disse...

Isabel

Agradeço a "intrusão". Fique à vontade e apareça sempre.

Abreijos.

samuel disse...

Lana

Seja bem-vinda. Se chegou por essas mãos, melhor ainda... não precisa de apresentações.
A canção, com música, vai aparecer...

Abreijos.

samuel disse...

Tutti quanti

Os outros e outras já são da casa, mas nunca será demais agradecer a companhia e o apoio.
Esta casa não seria o que está a começar a ser, sem as vossas opiniões.

Abreijos.

Pata Negra disse...

Desejo a Vital Moreira um lugar numa casa assinada pelo Sócrates!

Maria disse...

Que bom a IMF (Piano ou Hora Tardia ou....) ter vindo aqui. Vale uma demorada visita, Samuel. Para, no mínimo, alimento da alma, seja lá o que isso for e esteja onde estiver.....
Conheces o Pequenos nadas? Caderno de Campo?
Não digo mais. Vais descobrir.....

abreijos

BlueVelvet disse...

Este blog é o que é, connnosco ou sem nóis.
Porque ele É.
E lá porque sou da casa, não tenho direito a abreijos?
Abreijos para si

GR disse...

Como ele era, como está agora!!!
Não entendo como é possível mudar tanto!
Mais não são que prostitutos políticos!

GR

Anónimo disse...

Há câmaras »insuspeitas» onde isso acontece, sei....
Os pequenos poderzitos mascarados de democratas .... O grande jornalista Cerejo pôs a mão em feridas... Bem-haja se aqui vier porque há muitos que pasam pela blogoesfera para copiar ou se »entenderem» com o país....
Jrm