quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

José Mourinho, Real Madrid... e “serviço público”






Ontem, enquanto jantávamos à pressa, por volta das sete, reparei que também a RTP1 estava a transmitir o seu Telejornal à pressa e uma hora mais cedo. Fiquei entretanto a saber que o corrupio era “derivado” à transmissão direta de um jogo do Real Madrid de Mourinho e Ronaldo... de encontro a não sei quem... o que é, pelos vistos, aquilo que na nossa televisão pública tem estatuto de verdadeiro “serviço público”.
Compreendo a excitação dos adeptos e admiradores de Mourinho e Ronaldo, assim como compreendo o interesse da RTP1 num jogo de uma equipa estrangeira que é treinada por um português... só que depois, durante a viagem que nos obrigou a jantar mais cedo, fui tentando imaginar a TVE a alterar a hora de um serviço público de notícias em Espanha para transmitir um jogo, por exemplo, do Benfica, dos tempos em que foi treinado por técnicos espanhóis... e desconfio que nem procurando à lupa encontraria um único caso. Fui durante uns constrangidos quilómetros a pensar quão parolo é preciso ser para fazer aquilo que fez a RTP1.
Ou então... tudo isto não passa de um problema meu, que não gosto de ver a televisão do Estado a fazer estes “servicinhos”... ainda por cima, em público!

5 comentários:

Fernando Samuel disse...

Não estás a ver «a coisa»: é que o Mourinho é o principal alimento da «auto-estima lusitana»...

Um abraço.

José Rodrigues disse...

Só faltou no fim do jogo aparecer a frase do costume:"este programa teve o apoio à produção"do banco...dos "padrinhos"do Mourinho!
Como dizia um amigo meu,a cara do homem no reclame,mete medo a um susto...

Abraço

Antuã disse...

Lá para aqueles lados só se pensa com os pés.

Anónimo disse...

Compreendo a "indignação". Mas há uma explicação mais prosaica...
A RTP transmite todos os anos os jogos da Liga dos Campeões. Ora, este ano, não há equipas portuguesas nesta fase da competição (Benfica e Braga foram recambiados para a Liga Europa, no final da fase de grupos). Tendo os direitos sido já negociados, a RTP tem de escolher um jogo de cada jornada para transmitir. Com a escolha disponível, é óbvio que a melhor opção é o jogo onde mais portugueses estão envolvidos. As alternativas seriam jogos com equipas que nos dizem ainda menos do que o Real Madrid ou o Lyon (os "outros" desse jogo).
Infelizmente este ano será isto que vamos ter direito até ao fim da Champions.

Suq disse...

E agora mais uma furtebolada

E vai uma copada,
Á saúde do nosso Zéi
Canda lá fora a "lutar" pla vidita!

E vai a seguir um faducho

E assim nos vão enchendo o buxo

Povo que pensa ...

Q'és bruxo!