quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Gary Lineker – Ai esta minha “euro-desconfiança”...


Gary Lineker... já devem ter ouvido falar. O nome, até para mim, está ligado ao futebol de alta competição. De facto este britânico foi um grande jogador de clubes e de Selecção, mas, dada a minha olímpica inaptidão para as questões do futebol, prefiro pensar no “outro lado” de Gary Lineker: o de um homem invulgarmente leal e um verdadeiro “cavalheiro”.
Na verdade, ter conseguido a “intrigante” proeza de varar uma carreira de muitos anos de jogador da bola, sem ter sido castigado uma única vez (sim, nem um cartão vermelho ou, sequer, amarelo!)...  requer um carácter que é muito raro, dentro ou fora dos relvados.
Há uns anos, quando já tinha pendurado as botas e se dedicava ao comentário desportivo para a BBC, ao ser interrogado sobre o que pensava quanto à presença constante da Alemanha nas grande finais futebolísticas, produziu uma frase que fez História:
"Um jogo de futebol tem 90 minutos, são onze contra onze... 
e no fim ganha a Alemanha."
Eu sei, eu sei… como já disse, até eu sei que a especialidade dele era o futebol… mas experimenten tirar da frase o “onze” e substití-lo por, digamos, “vinte e oito”, esqueçam os “noventa minutos”… e macacos me mordam se a irónica tirada, em vez de saída da boca de um comentador desportivo, não parece muito mais uma frase dita por um “politólogo”, especialista em política da União Europeia!

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Não conhecia este senhor mas fiquei, agora, a ter mais consideração por alguns homens do futebol.

Um beijo.

São disse...

Lembro-me muito bem dele e achei sempre que é um ser humano exemplar.

Quanto ao resto, pois...Merkel está a fazer pela economia à Europa aquilo que Hitler não conseguiu pelas armas.

Mas o seu projecto maior é o de um poder pessoal e exclusivo, sem valores nem amarras - mesmo relativamente ao seu Partido.

Bom resto de feriado