quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

O passado é já bastante, vamos passar ao futuro. (Ary dos Santos)




Uma das coisas boas dos anos que passam é que não voltam. Irremediavelmente, vão-se afastando para o passado, ficando quase todos os seus dias perdidos no esquecimento e alguns, muito poucos, na História. Desses, os de boa memória, são-nos mais queridos aqueles que têm a marca inconfundível das nossas mãos. O nosso 2008 teve (à força de grandes lutas) muitos desses dias memoráveis, para compensar a intempérie que se abateu sobre Portugal e o mundo... mas, como disse, não voltam.

Já o mesmo não se pode dizer dos erros. Esses, infelizmente e independentemente de terem sido cometidos há um mês ou há vários séculos, estão sempre a espreitar atrás da porta para se repetirem, quantas vezes a nossa imprevidência o permitir. Ainda por cima, parece que a cada repetição os resultados são piores, ou mesmo catastróficos.

Acho que vou formular a partir desta ideia o meu voto para 2009. Estarmos muito atentos aos erros do passado, falarmos deles sem acanhamento, discuti-los de espírito aberto. Só isso, por vezes, já será o suficiente para abrir caminho a que mais coisas positivas aconteçam no futuro.

Tenham, uma serena ou festiva passagem de ano, conforme o gosto, e um 2009 bem preenchido de sonhos que valham a pena, lutas bem sucedidas, filmes e livros daqueles que parecem demasiado curtos, músicas que fiquem no ouvido, algumas delas (se possível) que fiquem no coração, amores “eternos”, amizades sãs, instantes de felicidade... e lucidez para reconhecer e dar valor a cada uma destas coisas, a cada momento.

Feliz Ano Novo!

O único senão é o embaraço de não me ocorrer nada para fazer (nem recomendar) durante aquele segundo que afinal vamos ter a mais e para o qual, confesso, não tinha nada programado, o que deve ser grave, a ver pela importância que os media deram à coisa.

17 comentários:

Lília Abreu disse...

Um bom fim de ano também para si e todos os seus!
Quanto ao importante e mediático segundo, acho que, com criatividade, lhe vai dar algum uso.
Um abraço

Maria disse...

Também... esse segundo passa num instante, é só um segundo...
:)))
Excelente post!
Um bom ano para ti, com muita genica para enfrentar as lutas que se avizinham...

Abreijos a todos

jrd disse...

Vamos!
"De pé como quem sabe estar quem é!"
Bom 2009

alex campos disse...

Passei aqui só para desejar um bom 2009.Estou com pressa, vou por o champagne no frigô.

Um grande abraço

Anónimo disse...

Samuel
Aqui fica uma proposta:
O segundinho que «eles» inventaram a mais ,este fim de ano, vamos aproveitá-lo para beijar, ainda mais, a pessoa que nós amamos.
E uma excelente maneira de terminar/começar o ano.
Bora lá ?
Abraços

Anónimo disse...

Bom Ano! Diferente, obrigatoriamente melhor!

o escriba disse...

Feliz Ano Novo!
Um 2009 cheio de coisas boas, e muita saúde e alegria para vencer as más!

Tudo de bom para si
Um abraço de amizade
Esperança

BlueVelvet disse...

Lindo post.
Quanto ao segundo a mais, que tal prolongar o beijo a uma certa pessoa???rsrrs
Muitos abreijinhos Samuel e um Feliz Ano de 2009

Anónimo disse...

Samuel,

Tudo o que nos deseja, eu lhe desejo. Feliz 2009!

Alexandra

anamar disse...

Nesse segundo, Samuel, não olhe para o relogio!!! Prolongue-o atè ~eternidade e pense na beleza que è capaz de criar!!!.... como o post de hoje!
Nesse seg.,eu estarei na rua no meio do povão carioca,e, espero deixar-me contagiar por eles...
Tudo de bom para si e VoVo Maria!!!
Abracinho

lino disse...

Um Bom Ano para ti também. Nesse minuto, vou segurar a rolha da garrafa do champanhe francês, para só estalar no segundo zero de 2009.

Um abraço

Nuno Góis disse...

" Tenham, uma serena ou festiva passagem de ano, conforme o gosto, e um 2009 bem preenchido de sonhos que valham a pena, lutas bem sucedidas, filmes e livros daqueles que parecem demasiado curtos, músicas que fiquem no ouvido, algumas delas (se possível) que fiquem no coração, amores “eternos”, amizades sãs, instantes de felicidade... e lucidez para reconhecer e dar valor a cada uma destas coisas, a cada momento. "

É mesmo isto...
Bom ano

amigona avó e a neta princesa disse...

Um abraço muito grande e um bom ano de 2009!
Abreijos

JOSÉ FANHA disse...

Um grande abraço e o desejo de que a tua companhia por estes e outros caminhos continue a iluminar os dias que estão para vir,


José Fanha

GR disse...

Do ano que já pouco resta, algumas coisas me ficarão para sempre na memória, bonitos momentos de grande amizade, belíssimas canções e saudáveis tertúlias.
Um segundo é o tempo de um beijo rápido mas, que poderá durar o ano inteiro.
Samuel e Vovó Maria
Feliz Ano Novo 2009 e Sejam Muito Felizes
GR

duarte disse...

eu não sei o que fiz ao segundo...
hoje ainda andei à procura dele...quando dei por ela já tinha perdido tempo a mais!um segundo!eu num segundo tanto dou um abraço, como um pontapé no rabo...
que este ano seja de mudança(pra melhor,claro).
abraço

Anónimo disse...

I like your blog