domingo, 14 de setembro de 2008

América a três "vozes"







Este post é dedicado aos países da América Latina, que há gerações lutam para se libertarem da exploração dos EUA, e se acaso o conseguem, tentando construir um novo futuro, têm que continuar lutando contra as conspirações para os derrubar seja por que métodos for.
Praticamente não existe um país na América Latina que não tenha passado por esta provação. Alguns, estão a vivê-la presentemente, como é o caso da Bolívia.


Primeiro, apresentemos o instrumento, o kazoo. É um pequeno instrumento de sopro, como que um pequeno apito, em que o ar é forçado a sair por uma abertura na parte superior, onde está colocada uma membrana que vibra à passagem desse ar. Ao contrário dos outros instrumentos de sopro que têm som próprio, o kazoo não tem. Assim, o “músico” tem que soprar cantando para dentro do apito, sendo então a tal membrana ao vibrar, que produz a transformação da voz humana num som estridente, bastante parecido com o som de alguns instrumentos de sopro de música antiga de palhetas duplas, como a "charamela", ou a vulgar "gaita de foles".
Esta apresentação do kazoo, serve para introduzir o vídeo deste Domingo. Reconheço que dada a natureza do vídeo, o termo “introduzir” não será o mais feliz, mas agora já está.
Amy Gordon, ou Amy G, é uma comediante dos Estados Unidos. Neste seu sketch intitulado “kazoochee”, executa (é o termo mais indicado) o tema “América the beautiful”, canção composta em finais do Séc.19 e que se tornou quase como que um segundo hino dos EUA. A música é, como dizia, executada em kazoo (três, para ser exacto), primeiro a uma voz, depois juntando uma segunda voz de harmonia e finalizando gloriosamente com uma terceira voz. Será tudo a fingir... mas é muito bem fingido, é hilariante e, sobretudo, com um significado verdadeiramente demolidor.
Como disse, Amy G é uma comediante americana, possuidora de uma sólida formação académica no campo das artes performativas, mas que por qualquer razão, parece não estar muito satisfeita com o rumo que leva o seu país.
Bom domingo!

“América the beautiful” - Amy G
(Katherine Lee Bates/Samuel Augustus Ward)


12 comentários:

Fernando Samuel disse...

Muito bem fingido, sim senhor...
Mas por que é que o raio da rapariga não há-de estar satisfeita com o rumo que leva o seu país?...
Só se é por causa de coisas como aquelas que dizes lá em cima sobre a América Latina...

Em cheio: a dedicatória, o kazoo... enfim, o post.

Abraço grande.

Ana Camarra disse...

Samuel

Uma gaja inteligente e com grande sentido de humor!
Insatisfeitos e criticos como ela há muitos também nos EUA, pudera, não está tudo a dormir.

beijocas

BlueVelvet disse...

As coisas que este meu vizinho descobre:))
Pois, já ouviu as últimas declarações de Mrs. Palin àcerca de declarar guerra à Rússia? e ainda não está na Casinha Branca...
Que Deus nos acuda.
Abreijinhos e bom domingo

LuisPVLopes disse...

De facto na América não há só gente estúpida, existem muitos, que mesmo não sendo artistas mas cidadãos como qualquer um de nós, protestam e estão contra o rumo da política Norte Americana.
Pessoas como Palin são as mesmas que hoje ouvimos aqui, neste nosso Portugal a balbuciarem perfeitos disparates, saídos de cérebros mirrados pela ignominiosa estupidez da geração anterior, que ao invés de passar uma mensagem de esperança e solidariedade, passou a pior das mensagens, a do consumismo desenfreado, ter mais e melhor que o próximo, ser superior a todos, ser mais rico que qualquer um, a força mede-se pelo poder de compra e pelo ter desprezando o ser.
Assim se criou esta geração que agora "has taking place", sem consciência de classe, sem escrúpulos e sem sentimentos que não sejam os de abominar a pobreza considerando os que são pobres como seres inferiores, que estes julgam não terem eles tido capacidade para os igualarem, logo são de facto seres inferiores e há que os pisar, subjugá-los, usá-los inclusive como cobaias experimentais, sem qualquer compaixão, sequer humanidade.
Infelizmente é a atitude de muitas pessoas na faixa etária dos 20 e dos 30, infelizmente ainda alguns na dos 40, eles existem em todos os países, são o produtos da pol+itica do consumismo e do crédito bancário, vivem na banda magnética dos cartões de crédito acreditando ser aquilo que não são.
Eles, em Portugal, militam no PS, no PSD e no CDS, crêem ser os esclarecidos e os detentores da verdade, só que as suas verdades estão sustentadas na mais vil mentira.
Na América, esta Palin acredita que os EUA vencerão sem dúvida a Rússia e se calhar a China e se calhar o Mundo, acreditando eventualmente que a história é uma banda desenhada da Marvel, sem se aperceber, no seu defeituoso cérebro programado pela grande farsa que é a política Norte Americana, que está a preconizar o fim do mundo como hoje o conhecemos e a inevitável eliminação dos EUA, para além dos muitos milhões de mortos e estropiados, para não falar dos que durante mais de 1 século morrerão colateralmente.
Amigos, temos de que eliminar esta gente antes que sejam eles a eliminar TUDO, os nossos filhos estão na lista das vítimas destas BESTAS.

Em Portugal a mudança, lógica e unicamente viável, para acabar com esta oligarquia em alternância mas sem reais alternativas, que não sejam mais do mesmo, é o voto útil no partido que ELES mais temem, sejam ou não, só o voto no PCP em massa pode acabar com a situação de inércia em que caímos há 33 anos.
Este povo tem que ser inteligente e aprofundar bem o assunto, estou certo que chegará à mesma conclusão, é que não há outra!... A abstenção ou o voto nulo, ainda o boicote ao acto de voto, só serve à oligarquia e é isso que eles esperam que aconteça, ISSO É ÚTIL A ELES, serve o seu propósito.

Desculpa o extenso comentário, mas A REVOLUÇÃO ESTÁ EM MARCHA.

Ouss

São disse...

Sobre o que se está passando na Bolívia também já postei.
Tudo de bom.

duarte disse...

fantástica performance!non sense? talvez sim,talvez não... uma mulher canta(ou sopra) inicialmente, pelo mais belo orifício que"deus" lhe dou: o da vida( tem o direito de utilizá-lo como quer?),de seguida exprime-se a duas vozes acrescentando o oríficio da palavra, finalizando a já digerida música com o orificio da merda...pois é, ela, tal como os americanos em geral,tem o direito de explorar da forma que bem lhe apetece aquilo que lhe pertence: o seu corpo...
pois aqui fica patente como tudo pode ser uno... e manifestar-se de formas diferentes,senão por vezes antagónica... a liberdade de pensamento,a multiplicidade de ideais,e não a bi-partidária forma de estar na política dos eua( e já agora nossa tb)... pois a terceira voz é que põe um ponto final no hino: merda para eles!!!

Justine disse...

Que grande crítica aos EUA esta senhora faz, enquanto nos põe a rir.Sempre eficaz, o humor, como arma de desmistificação.
Muito obrigada pela boa disposição:))

Anónimo disse...

Qualquer cidadão com um minimo de honestidade não pode sentir-se confortável sabendo aue o seu pais é criticado, e porque não odiado e com razão, pelo resto do mundo.
Os EU mantêm grande parte do Planeta Terra em guerra, desde a sua porta até á distância mais longinqua.
Quando será que o feitiço se vira contra o feitiçeiro?

Anónimo disse...

Mas quem é que faz kazoo disso?

Lúcia disse...

Bom, este teu post é trasnversal: toca numa data de assuntos sob um pequeno pretexto do kazoo (que não conehcia)e faz uma ligação entre eles perfeitamente harmónica. Ainda por cima aprendi coisas novas. Só não ouço:( raio da placa de som...
Beijos

Sal disse...

:))))))))
:))))))))
:)))))))
(quiac, quiac, quiac, quiac,..)
:))))
LOOOOOOOOLLLLLL

isto sou eu a rir às gargalhadas!!!
Está simplesmente FABULOSO!
Boa Malha!
:::))))))

Anónimo disse...

Samuel, passei por aqui só para dizer que o Há Vida em Marx não existe mais. Estou com novo blogue. É o Livre Ação (http://livreacao.blogspot.com). O link para o Cantigueiro continua no novo blog. Grande abraço! Caim