sábado, 27 de setembro de 2008

Pluralismo algo vesgo!



Segundo leio num jornal, a RTP está a proceder a importantes remodelações na sua “variante” RTP-N. Um dos produtos dessa remodelação será uma espécie de super jornal , com o título de “À noite as notícias”. Será grande, terá notícias, reportagens, isto, aquilo, chá café & laranjada... e comentadores políticos.

Aqui é que a coisa começa a ser extraordinária, ou a entrar nos eixos, conforme a perspectiva de quem vê. Os comentadores são:

Bagão Félix, “independente” do CDS, responsável por um odioso Pacote Laboral e que agora anda a rir-se na nossa cara, por termos conseguido dar maioria absoluta a um governo “socialista” que veio a fazer uma Lei Laboral ainda mais à direita que a dele).

Correia de Campos, do PS, ex-ministro (corrido) da saúde, que a maioria dos portugueses ainda guarda “carinhosamente” no seu coração e que deve andar a gozar fininho, por ver a sua sucessora fazer exactamente o mesmo que ele... só que calada.

Nuno Melo, deputado do CDS.

António Borges, vice presidente do PSD.

Sobre estes dois últimos, não me ocorre nenhuma informação extra para dar, mas se até ao fim do texto me lembrar de alguma coisa para que sirvam ou que tenham feito... direi.

E pronto. Belo programa de informação, debate e análise que aí vem!...
Não fiquei esclarecido sobre se este painel de comentadores será fixo, se é só para o primeiro programa, se o critério tão “rigorosamente pluralista” usado na sua escolha se manterá, caso forem convidando outros, de programa para programa, etc, etc.
Se for assim, estamos conversados!

Caso não seja muito incómodo, alguém pode passar ali em Chelas, na RTP (e já agora, nas outras...) e explicar-lhes que a condição para um programa de televisão ser pluralista, não é apenas entrar muita gente, efeitos especiais e luzes?

20 comentários:

Anónimo disse...

Mas onde é que já se viu uma tv pluralista?
Vieste da patagónia?
Isso só se exige aos "ditadores da América-Latina!
Modera-te!

Bom fim de semana!

alex campos disse...

Na "quadratura do círculo" eles são 3. Neste, como são quatro, deve ser um círculo pentagonal.

um abraço

Anónimo disse...

Claro que um programa assim é pluralista. Pois se até são quatro, os comentadores!
Se eu fosse do PPD ou do CDS, não gostaria de aquela gente ser do meu partido. O pior é que, sendo militante socialista, peno para encontrar uma cabeça de jeito. Ou que, pelo menos, saja socialista a sério.

Maria disse...

Desculpa Samuel mas nem me apetece comentar. Vale o teu esforço para eu ter ficado informada deste "pluralismo"...

Abreijos

Anónimo disse...

E anda esta gente todos os meses a roubar-me dinheiro através da EDP

Crixus disse...

O CDS só tem 2 comentadores? Não é justo. O Samuel não se lembrou de nada a acrescentar ao curriculo de Nuno Melo mas eu lembro-me quando ele acusou a esquerda de não ser de confiança para guardar segredos de Estado.

Anónimo disse...

Critérios jornalísticos, critérios jornalísticos. E assim se vê, em toda a evidência, que há classes e luta de classes. E, também, a força do PCP!
Mas confesso a minha estranheza por não terem incluído no rol um "dissidente" ou um que eles cuidem estar em vias de.
É a luta de classes, é a luta de classes! (já tinha dito?)
Grande post... e grande abraço.

Anónimo disse...

O Borges era vice da Goldman Sachs e pisgou-se antes da bandalheira em curso com a "crise"- para os pobres- que começou no casino dos States.Deve ter trazido uma boa maquia...e é Bilderbergista...

ferroadas disse...

Já agora, para o ramalhete ficar completo, ponham em cima da mesa um busto do Salazar, os tomates do Hitler, os dentes do Mussolini, o bigode do Franco e dia sim, dia não, o Bibi como moderador, alternando com um qualquer corrupto.

Abraço

duarte disse...

pluralidade...não,agora é que não pode ser.este nosso"querido" governo tem de aproveitar(ao máximo) a televisão estatal e outras para uma bela operação cara lavada... e eu cá estou para, se necessário lhes abondar o sabonete,ou melhor ainda,para lhes passar uma bela ensaboadela...
a luta continua!

Fernando Samuel disse...

Há que reconhecer que a escolha dos comentadores obedece a um plural e muito democrático critério - embora...falte ali, ainda, um ou outro nome...
Mas a seu tempo, eles corrigirão a falta, como veremos mais tarde...

Um abraço.

Ana Camarra disse...

Samuel

E tu acreditas nos glutões?

É do mais pluralista que há, porque não há mais que isso...
A RTP-N pertgence a quem?
A nós não é?!

beijos

Olaio disse...

Esperemos que seja só para o primeiro programa, senão é a continuação de uma situação que só merece o vómito!

Mar Arável disse...

São rosas meu amigo

abraço

Pata Negra disse...

Para o programa ser pluralista deviam também de levar as mulheres, os filhos, os gatos e bidé!
Mais um programa que vou perder!
Um abraço RTPoisNão

Justine disse...

Muito escalrecedor o teu post, e serve para alimentar a minha raiva contra a ignomínia geral que é este governo e arredores...

Hilário disse...

Mais uma vez se comprova que a comunicação social está mas mãos do grande capital!

Que pluralidade?
Que democracia?
É só tretas!

Lúcia disse...

Mas aquilo anda de mal a pior: é que este zé carvalho já nem disfarça a desfaçatez.
Beijos

Anónimo disse...

E onde fica o tal do contraditório?! Ou como dizes a pluralidade de opiniões?
Ou será que é já consenso para o arranjinho da campanha eleitoral?

Anónimo disse...

"ferroadas disse...

Já agora, para o ramalhete ficar completo, ponham em cima da mesa um busto do Salazar, os tomates do Hitler, os dentes do Mussolini, o bigode do Franco e dia sim, dia não, o Bibi como moderador, alternando com um qualquer corrupto."

Deve ter sido um lapso inocente mas já agora acrescento à lista (e para não ter que ir de Ceausescu ao grande democrata Kim Jong Il) Estaline e Mao!!! Estes sim, fariam qualquer Hitler corar de vergonha, com os seus mais de 200 milhões de mortos (devem ter sido só capitalistas, não?)!

Felizmente não vivi o 25 de Abril (enfim, era pequeno) para estar cego com a intoxicação ideológica de grande parte deste povo. Infelizmente, só quando não houver " memória viva" desse tempo é que poderemos ter condições de andar para diante, sem estar refém desta quantidade de gente que se acha dona da democracia e dos princípios éticos e morais. Sendo muitos deles uns meros opurtunistas, que se servem disso para melhor poderem ganhar a sua vidinha...

E estou tão à vontade para o dizer, uma vez que não tenho nenhuma ideologia política que tenha que seguir e defender irracionalmente (ou interesseiramente, como muitos) como um cão de fila.
Tenho a minha, que como qualquer pessoa de bom senso achará, reúne aspectos de diferentes áreas políticas/ideológicas e rejeita aspectos dessas mesmas áreas.

Graças a deus (e não acredito n'Ele...) penso pela minha cabeça.
E irónicamente, não deixo de achar graça que Francisco Louçâ se indigne tanto (e com alguma razão) que seja o dinheiro dos contribuintes a pagar os prejuízos dos bancos privados. Não pelo que disse, mas por partilhar a mesmíssima posição dos ultra-conservadores americanos que ajudaram a vetar essa medida no congresso...