quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Egoísmo cego



Por todo lado, infelizmente, se confirma que Portugal entrou em recessão e tudo leva crer que em 2009 será ainda pior.

Contrai-se o consumo, as exportações, as importações, pequenas e médias empresas fecham as portas, engrossando o grande número de desempregados “produzidos” pelas grandes empresas. Em recessão contrai-se, sobretudo, a esperança.

Curiosamente, o Primeiro Ministro ainda não veio hoje dizer novamente que "para o ano que vem, os portugueses vão ter maior qualidade de vida"! Não querem lá ver que o homem, afinal, é mesmo diferente de Cavaco Silva e não só se enganou como está com dúvidas? Estou algo apreensivo...

A sério, mesmo, o que me deixa muito “apreensivo” é termos um Primeiro Ministro que pertence à lamentável extirpe de pessoas que desde que tenham mais uns tantos euros para a prestação do carro ou do “plasma”, como consequência de terem baixado os juros ou ter descido microscopicamente o preço dos combustíveis (como propagandeia José Sócrates) mesmo que metade dos portugueses fique no desemprego, incluindo membros da sua família e alguns dos seus vizinhos do prédio percam as casas para os bancos, são sempre capazes de dizer que “estamos a viver melhor”.

A consciência e a solidariedade, de facto, não rendem dividendos... mas é bom saber que existem excepções. Muitos milhares de excepções!

7 comentários:

BlueVelvet disse...

O problema é que as excepções não conseguem fazer a diferença, a não ser no nível de vida, que não é, obviamente o do Sr. Primeiro Ministro.
Abreijinhos

Lúcia disse...

Na mouche!

Beijos

duarte disse...

Ontem na tvi ouvi um comentador a dar ums bitaites...
dizia ele que era com obras públicas que se dinamizava a economia real...
exclui o TGV o aeroporto internacional(não exclui a ponte sobre o tejo?)...
Abordou diversas coisas...mas sobre a porcaria das zonas francas,off-shores e cia(lda) nada!
não pertenço às excepções,porque tenho familiares que me dão trabalho...senão seria mais um daqueles emigrantes,com saudades da terra...disse da terra e não dos hipócritas que a governam!
abraço do vale.

São disse...

A excepção começa a ser maior do que regra, não?
Tudo de bom.

Justine disse...

A náusea que esta gentinha me causa!
E a força que transmitem os muitos milhares de excepções!

Anónimo disse...

Vivam e multipliquem-se as excepções.

Fernando Samuel disse...

Muitos milhares de excepções, de facto - e nessas excepções estão sementes do futuro.

Um abraço.