quarta-feira, 27 de julho de 2011

Face oculta – Sempre o mesmo “quadro de revista à portuguesa”


Lembram-se do processo “Face oculta”... sim?! Bela memória! Então, para além dos célebres robalos, também se lembram da restante “fauna” que veio à rede, como o rei da sucata, Manuel Godinho, José Penedos e Armando Vara (que também devem ser reis de qualquer coisa) e mais uma catrefada de figuras de menor calibre.
Segundo leio agora, parece que existe a possibilidade de o previsto e aguardado julgamento vir a ser anulado. Então e porquê? Porque parece que há uns sérios problemas com a coisa... pelo menos relativamente ao arguido José Penedos.
Será que foram encontradas provas irrefutáveis da inocência do homem, antes mesmo de se chegar ao julgamento? Parece que não. Os “problemas”, como vai sendo costume, prendem-se com as sempre fantásticas questões técnicas, do género “selo torto na carta”, ou um “envelope amarrotado num canto”, ou o “stress” provocado pela diminuta saia de uma secretária do magistrado, ou o “mau gosto das gravatas” do oficial de diligências... ou qualquer outra razão que, confesso, neste caso não apurei exatamente, mas que podem conhecer indo ler aqui.
Nestes grandes processos, há sempre equipas de especialistas e brilhantes juristas pagos a peso de ouro... para encontrar “o pormenor técnico” necessário.
E assim regresso aos robalos, que aqui em cima já estão devidamente grelhados... o que me fez recordar a minha passagem pelo “Grupo de Teatro Adoque” e a sua primeira revista, Pides na grelha” (1974). Passaram por lá uns milhares de pessoas, riram-se muito com as nossas piadas... mas no fim, quem ficou a rir de todos nós, até hoje, foram mesmo os PIDES.

6 comentários:

Fernando Samuel disse...

O carimbo «arquive-se» volta à acção!...

Um abraço.

Maria disse...

O processo vai ser arquivado. Por falta de 'provas'... porque os robalos (mal empregados!) já foram comidos :)))

Abreijo.

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Qual a diferença desta "equipa" face às anteriores, quando os casos mais necessitados de um completo esclarecimento para a moralização da sociedade portuguesa, são "muito demorados"?.

svasconcelos disse...

Riram-se os pides, antes, riem-se agora estes trapaceiros, vigaristas e energúmenos..
:((
bjs,

Graciete Rietsch disse...

Tudo arquivado. Porquê? Pela qualidade dos tubarões predadores!
Entrtanto eles e os amigos incluindo os pides mesmo os atuais(também os há)a rirem-se e o POVO a chorar.
"Levanta-te meu POVO não é tarde"

Um beijo.

trepadeira disse...

Há um bom par de anos,um ilustre causídico,retorquia a um desses meritíssimos:

"Vª. Exª. confunde um sapato dentro de uma gaiola com um canário e julga por palpites".

Como continua,muitas vezes,demais,a ter razão.

Um abraço,
mário