sexta-feira, 8 de julho de 2011

Tabaco – Querem imagens chocantes?




Vão longe os tempos em que, como diz a frase publicitária do primeiro “reclame”, bastava soprar uma baforada de fumo na cara dela, para ela passar a seguir-nos para todo o lado (fantástico!!!). Vão igualmente longe longe os tempos em que, como se pode ver no segundo “reclame”, Fátima ainda não se tinha especializado num só ramo de negócio... aquele que explora actualmente.
Hoje vivem-se outros tempos. Os anúncios de tabaco foram (quase) banidos e os fumadores são perseguidos por verdadeiras hordas de higienistas fanáticos cujos tiques roçam muitas vezes o fascismo.
Deixei de fumar há anos... mas, felizmente, não me tornei “missionário” da causa antitabaco. Vou, por isso, assistindo “de longe”, mas com interesse, às hipócritas leis e normas contra os fumadores, impostas por aqueles que ganham milhões... exatamente com esses mesmos fumadores. As ideias vão sendo as mais variadas, desde algumas bastante “criativas”, como esta, na Islândia, que pretende confinar a venda de tabaco às farmácias e apenas com receita médica, até às técnicas verdadeiramente terroristas, como a de fazer imprimir nos pacotes de cigarros imagens chocantes de cancros na boca, ou nos pulmões.
Querem colocar imagens chocantes nos maços de cigarros, que façam os fumadores pensar duas vezes antes de os comprarem? Considerem então estas hipóteses:
1. Mostrar que o fumador de dois maços por dia, gasta mais em cigarros, por mês, do que aquilo que alguns milhares de portugueses têm como reforma.
2. Mostrar os números dos ordenados dos gestores da Tabaqueira (e da GALP, da EDP, da PT, da REFER, da TAP, etc., etc., etc., até à náusea).
3. Mostrar um texto condensado do acordo com a troika.
4. Mostrar os números do desemprego... e de quantos desses desempregados já não têm subsídio de desemprego, ou qualquer outro apoio.
4. Mostrar os lucros da banca e dos grandes grupos económicos.
5. Mostrar quanto é que esses bancos e grandes grupos económicos pagam efetivamente de impostos... e comparar com a percentagem do preço dos cigarros que vai diretamente para o fisco.
Podia continuar por aí fora... números e “imagens chocantes” é o que não falta!

8 comentários:

José Rodrigues disse...

Proposta aprovada por ex-fumador que não se importa com o cheiro do fumo dos outros...hipocrisia não falta aos sacripantas que até bispos e patriarcas são!


Abraço

Fernando Samuel disse...

GRANDE post!

Um abraço.

Justine disse...

Excelentes ideias, Samuel! Se fossem implementadas, acho que toda a gente deixaria de fumar...
e começaria a pensar!

Luis Filipe Gomes disse...

É verdade que sempre houve fumadores alarves que esfumaçavam para cima da garfada do vizinho e depois apagavam o cigarro no que sobrava do molho do bife, no entanto eu não os distingo dos amantes de carros de alta cilindrada a gasóleo que passam a acelerar por todo o lado na estufa do ar condicionado.
Os fumadores pagam tanto em imposto quando compram os cigarros que deveriam ter um serviço de saúde de luxo só para eles, os aceleras que tenham um barquito parece que além da cultura da fuga aos impostos ainda pagam o gasóleo mais barato como se fossem pescadores.

Antuã disse...

Já fui fumador e compreendo os que ainda fumam enchendo os que vivem à custa dos impostos.

Anónimo disse...

Penso, enquanto aspiro o fumo do meu cigarro, que o Samuel até tem razão, mas como não fumei um cigarro "estragado", acho também, que tem um jeito mt própio de perder...

Suq disse...

Apoiado!

Maria disse...

Mas esta marca deve estar abençoada e não faz mal...

Abreijo.