quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Isto não vai lá só com colóquios... nem cantigas!


Um leitor e comentador que preferiu ficar anónimo, deixou uma crítica no post anterior, defendendo que o tipo de reflexões que aí leu são “tópicos de cabeleireiro” (não conheço, não frequento) e que o que se deve é discutir apenas os princípios e não “fazer crescer a indignação” em relação a Passos Coelho... e presumo que aos restantes planeadores e executores desta política neoliberal de “assalto de estado” aos cidadãos, para entregar o produto do roubo nas mãos dos grandes tubarões da finança.
Acabou a enfiar os pés pelas mãos, insinuando que o post era um apoio aos “tumultos” contra os quais todo deveríamos estar e não só Passos Coelho... mostrando que não entendeu uma linha daquilo que escrevi. Mas isso não interessa.
O que é importante é a questão da discussão dos grandes princípios, deixando de fora as pessoas. Nisto o anónimo não está sozinho. Para a totalidade dos apoiantes e executantes desta política, é um verdadeiro sonho poderem contar com milhares e milhares de cidadãos que seguissem para o matadouro, sem uma palavra de contestação, sem um frémito de indignação. Infelizmente, contam!
Já quanto aos que não abdicam de pensar... o sonho desta gente era que aqueles se encerrassem todos numa torre alta (não digo de marfim... pois já não é permitida a sua utilização) discutindo longamente, eternamente, esterilmente, os grandes princípios... mas nunca apontando o dedo nem responsabilizando os executores dos crimes contra a maioria dos trabalhadores e do povo em geral.
Não terão esse gosto! É preciso denunciar, apontar o dedo, insultá-los na rua, nas manifestações, pô-los a ridículo, desmoralizá-los, lutar sempre, não lhes dar tréguas... e, se possível, embora isso não seja o alfa nem o ómega de coisa nenhuma... fazê-los sentar o traseiro no banco dos réus, quando isso parecer o mais indicado, como pareceu aos cidadãos da Islândia.
Derrotá-los em eleições, francamente, já só os deixa ligeiramente enfadados, esperando pela próxima volta do carrocel da "alternância", e, não sei se alguma vez tinha dito, mas acho que há muito mais democracia para lá das eleições!

14 comentários:

Maria disse...

Um post forte, mas certeiro. Como de costume...

Abreijo.

salvoconduto disse...

E eu que pensava que nos cabeleireiros se falava mais de outras coisas com tanta gente a pintar de loiro o cabelo. Vá lá, fico mais sossegado. O que a gente aprende com alguns anónimos.

Anónimo disse...

Força!O que aquela gente precisa são de atitudes que os levem a pensar que não se é carneiro!
Como diz que bom seria que houvesse Justiça neste País, decerto era uma centena que estava na gaiola!!!...
A luta continua e como sempre com muita força e ordem!
Um abraço amigo
Vicky

vovó disse...

na mosca!
isto só, para não parafrasear, na íntegra, a Maria :)...

vovómaria

do Zambujal disse...

Eu até acho que em qualquer manifestação dos "à rasca" tinham lá lugar Passos (de) Coelho e Portas (abertas), fautores de tumultos e incendiários (em sentido figurado dos figurões, claro, ...).
E a luta continua! Que ´o que conta.

Grande abraço

Anónimo disse...

Concordo inteiramente consigo!Bom post, como quase sempre.

Aristides Rodrigues disse...

Ora, nem mais! Subscrevo na íntegra!
Grande abraço.
(não nos vimos na Festa, tenho pena)

Graciete Rietsch disse...

Mas quando os tumultos são por eles fomentados já só há aplausos!!!!

Um beijo.

trepadeira disse...

As eleições,nas circunstâncias em que são disputadas,pouco mais são do que uma formalidade.
Quando quase todos os meios de comunicação não estiverem nas maõs dos patrões deles,quando não for possível arregimentar votantes com promessas de favores,mordomias e tachos,quando as eleições se disputarem em igualdade de circunstâncias para todos,quantos votos terão?
Quantas pessoas quererão semelhante gentinha no poder?
Semelhantes eleições não podem,nem legitimam,roubos,saques,extorções,aldrabices e desvergonha.
É preciso esclarecê-los,gritando,para que todos possam ouvir.
Um abraço,
mário

Justine disse...

Solidária contigo!

Fernando Samuel disse...

Ó se há!... e no caso concreto da democracia dominante (em Portugal, nos EUA, etc,etc...)é caso para dizer que as eleições são cada vez menos, cada vez menos, cada vez menos... democráticas - se é que ainda o são um bocadinho...

Um abraço.

josé Manangão disse...

Eu tambem acho que há muito mais democracia para lá da democra-CIA.
Desta vez não nos encontrámos, porque seria?
Abraço, que não demos, mas daremos em Outubro!

Luis Nogueira disse...

Vai-me a essa imrensa amarela (quase toda ela...) e dá-lhes para baixo, mano Samuel.
Qudem viu ontem a entrevista (?) da Márcia de Sousa, essa triste imbecil, ao presidente Amadinedjad, sabe do que falo. Não há um que se aproveite!

Luis Nogueira

Anónimo disse...

Que não re doam as mãos!