No passado dia 8 morreu Magro Waghabi (António José Waghabi), aos 68 anos. Foi um dos fundadores do histórico agrupamento musical brasileiro MPB4. Na fotografia, é o segundo, a contar da esquerda. Não tinha dado pela notícia, mas a Adriana (sim... a Adriana) teve o cuidado de mo lembrar. Estes domingos musicais nunca abriram (nem virão a abrir) uma secção de “discos pedidos”, pelo risco que isso acarreta... mas no caso da Adriana não há perigo. Bom gosto musical tem ela de sobra... e para além disso, agradeço-lhe a chamada de atenção.
O MPB4 é, desde 1965, um marco na música popular brasileira, da música “inteligente” - como dizem em Cuba – e manteve-se fiel até hoje ao compromisso que fez os quatro amigos enfrentarem os “anos de chumbo”, intervindo com a sua arte. Anos de censura, perseguição e as dificuldades e privações correspondentes.
Nos primeiros tempos eram considerados como mais uma voz de Chico Buarque, tal era a intensidade da colaboração com aquele cantautor, tanto em gravações, como espectáculos ao vivo. Uma voz diferente, colectiva, com harmonias novas e um som que se tornou uma “marca registada”.
Não sei que efeito, para além da dor, terá para os restantes elementos do grupo a morte do seu companheiro de sempre. Espero que essa dor se sublime num canto ainda mais sentido. Ainda mais urgente.
A escolha da Adriana é “Amigo é pra essas coisas”, um sucesso de 1970. A minha escolha é “Roda viva”, de 1967, talvez o melhor exemplo da frutuosa parceria com o Chico.
Qualquer um dos dois vídeos corresponde a gravações recentes, depois de todos eles terem feito anos, como todos nós... e na “Roda viva” o Chico comete a proeza técnica de, em estúdio, se misturar com a gravação ao vivo dos seus velhos amigos, confirmando mais uma vez o título ganho há muitos anos: o de “quinto elemento do quarteto”, como se dizia, então, por graça.
Bom domingo!
“Amigo é pra essas coisas” – MPB4
(Aldir Blanc/Sílvio da Silva Jr.)
“Roda viva” – MPB4 e Chico Buarque
(Francisco Buarque de Holanda)
6 comentários:
Obrigado Samuel, por esta autêntica pérola musical.
Bom Domingo.
Estes são dos que partem ficando connosco.
Um abraço,
mário
Não conhecia, mas gostei muito. Obrigada.
Como é possível desaparecer com ainda tanto para dar!!!!!
Um beijo.
Muito obrigada!
Até sempre, Magro...
Ele partiu ficando sempre connosco. Os bons cantores não morrem.
MPB4 e o grande Chico, conheço esta canção mas, não conhecia esta versão.
Tanto prazer tive em ouvir.
BJS,
GR
Estou sem palavras.
Obrigada ao MPB4, ao Samuel, à Adriana.
Um obrigada muito forte ao Magro e que a sua partida torne mais fortes os que ficam.
Enviar um comentário