sábado, 15 de dezembro de 2012

JSD – As garotices do costume


Quem tiver ousado pensar que  a saída da liderança da JSD do jovem extremamente expressivo e capaz de, repetidamente, tirar fotografias em poses que não deixam margem para dúvidas sobre o facto de ser... jovem, mas que, infelizmente para ele, também dizem muito sobre o lamentável estado cerebral a que tão precocemente chegou... Duarte Marques de seu nome (fotos de cima), quem tiver ousado, dizia eu, pensar que isso ia trazer qualquer tipo de melhoria à liderança da “jota” do partido de Passos Coelho, pode desenganar-se. Foi mais um caso de excesso de optimismo!
Na verdade, o cromo que se segue, candidato único à liderança da famosa “chocadeira de boys e girls” que animarão os gabinetes de futuros ministros, secretários, sub-secretários e seus derivados... com a esfusiante presença e frescura da sua juventude... de seu nome Hugo Soares (foto de baixo), não augura nada de bom.
O garoto não deve ter noção de que as bases que fundaram o PSD das suas tias, quiçá também dos pais, incluíam alguns vestígios de Social Democracia, copiada de algumas sociedades nórdicas, ainda que atenuada pela Doutrina Social da Igreja cruzada com a beatice reaccionária portuguesa.
Só isso explica que o garoto não saiba que numa sociedade, mesmo que apenas decentemente social democrata... quando uma criança, ou um jovem se matriculam numa escola pública, ou quando um doente recorre a um hospital público... não há diferença entre quem ganha mais ou menos, quem tem pais menos ou mais endinheirados.
O garoto devia saber que numa sociedade decente, a diferença entre aqueles que ganham pior, que ganham um pouco melhor, que ganham bem, que ganham muito bem, ou são ricos... só interessa, para o Estado, no momento da cobrança de impostos, que devem ser progressivos e justos.
O garoto devia saber que quando se utiliza um serviço público, não deve haver nada a pagar! O pagamento já foi feito antes por todos os cidadãos!
O garoto devia saber que continuar a usar o argumento estafado, demagógico e mentiroso de que “não é justo que quem ganha dois mil pague o mesmo que aquele que ganha apenas 700”, quando utiliza um transporte público, ou um centro de saúde, ou uma escola... é uma táctica porca!
Razão pela qual é inaceitável que o garoto, certamente para agradar à liderança actual do PSD, formada por gente que todos os dias pisa fanaticamente os tais vagos princípios da social democracia que estão na origem do PSD, apresente como grande proposta programática e virada para o "futuro"... a abolição, na Constituição da República, do conceito de “tendencialmente gratuito”, tanto para a educação, como para a saúde.
Claro que ele pensa ter a desculpa de ser um garoto... mas a desculpa não serve! Mesmo aos garotos, nem tudo pode ser permitido!

10 comentários:

Antuã disse...


Estes garotos são perigosos.

Maria disse...

Não conhecia nenhum deles, não tive prazer nenhum em conhecê-los aqui.
Não gosto das caras. Tresandam.

Abreijos.

Anónimo disse...

O "PSD" só o é cá dentro porque no Parlamento europeu este PSD não se assenta nas bancadas dos PSD europeus mas já andaram a vaguear pelos liberais e como não se sentissem bem a votar com eles vogaram até à bancada dos cristãos a que pertence o CDS. Ali é que eles se sentem bem não sei porque andam a enganar o pessoal cá dentro.

Graciete Rietsch disse...

Ele é mesmo um garoto!!!

Um beijo.

Simeão Quedas disse...

Ele de garoto não tem nada...chamar a isto "garoto" é pouco...ainda os garotos ficam ofendidos. Para mim ele será sim um tremendo SABUJO!!!!!

Graça Sampaio disse...

Uns bons estalos na tromba também lhe faziam bem! Fedelhos! Ou melhor, como diz a minha empregada (e muito bem): fudelhos!

Fenix disse...

Samuel, leio todos, ou quase todos os seus textos, e quero agradecer-lhe e felicitá-lo pela lucidez, acutilância e justeza, da sua escrita, não só deste texto mas de todos.

Tenho 57 anos e vivi o 25 de Abril com muita emoção e esperança no futuro. Infelizmente, verifica-se que os vampiros travestindo-se de seres humanos, coabitaram connosco nas nossas escolas, nas nossas cidades, usufruíram do estado social que até agora tivemos, inclusivé, há até quem hipocritamente tenha agradecido a sua educação/formação a esse mesmo estado...Mas eis que chegou o momento de mostrarem as suas verdadeiras faces. A conjuntura está toda a seu favor, é aproveitar, que o tempo urge! Tivessem os governos como valor central o Ser Humano, e tudo seria diferente. Não se falaria do QUANTO custa a saúde ou a educação, mas do COMO vamos investir nos cidadãos, o dinheiro que colectamos dos cidadãos, tendo sempre em vista, como é óbvio, o bem estar social.
O que mais me repugna é que, estando nós numa sociedade que se diz democrata, estejamos a assistir ao desmoronamento das conquistas de Abril, sem que haja um mecanismo que possamos accionar para catapultar esta gente para bem longe, para não nos causarem, mais mal. O que se destruiu e o que ainda irá ser destruído dificilmente vai ser reconquistado. É a Nova Ordem Mundial, a falta de valores humanos em função do dinheiro e do poder. Sendo assim, despeçamo-nos da humanidade em cada um de nós, pois ela não vai ter lugar no futuro.

Viriato Teles disse...

Por ete andar, o catraio ainda chega a primeiro-sinistro...

Luis Filipe Gomes disse...

A malta é jovens, certo? A malta é um becado vaga mas tem pensar, certo?
Tem-se que pagar né? Sa jente paga na escoteca pra entrar tombém tem que pagar no resto, certo?

Diogo disse...

Muita gente ignora que se o Estaline tivesse feito aquilo de que o acusam, provavelmente ainda tinhamos União Soviética. Para bem de qualquer revolução que consigamos levar avante, não me deixem perto do que fazer com esta corja...