quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Culpados, até (eventualmente) prova em contrário



Agora que já estão a fazer o cidadão engolir mais vigilância, mais “informação” e que foi promulgado o super policia, que independentemente de poder ser uma boa pessoa, acumula poderes sem precedentes na nossa História da democracia e que, embora sendo equiparado a Secretario de Estado, despacha e depende directamente do Primeiro Ministro (que o escolheu), passando por cima dos Ministros dos sectores que controla (o que eu nunca tinha visto), dando ao Primeiro Ministro em exercício, um poder e conhecimento das investigações e processos judiciais que nos últimos setenta anos da nossa História só tem paralelo com o poder de Salazar. Não, não vale a pena começarem a ralhar comigo... não estou a comparar Sócrates a Salazar, estou apenas a constatar um facto.
Também não vale a pena virem dizer-me que por agora não há perigo, com este PM, mas que é preocupante o princípio da “coisa” para o futuro e tal e coisa... pois eu deixei de ter confiança neste PM, mesmo!
De qualquer maneira, o que eu queria dizer é que agora que, como já disse, levaram a sua avante, podiam talvez começar a baixar um pouco o volume da barulheira que têm feito com a campanha de propaganda da insegurança. Podem parar. A malta já está bué insegura! Tá?
A propósito, alguém me sabe dizer se depois do assaltante e filho menor de assaltante, abatidos a tiro, o primeiro para dar espectáculo, o outro por incúria, acções que tinham por fim mostrar os músculos da autoridade e aterrorizar os maus, os assaltos realmente diminuíram?
E sobre as recorrentes rusgas policiais aos “bairros problemáticos”, com verdadeiros cercos, onde ao arrepio do que diz o estado de direito, todos os milhares de habitantes são culpados até conseguirem provar que são inocentes (se sobreviverem), rusgas essas que têm sido verdadeiros fiascos, com apreensão de 4 ou 5 armas de fogo, 6 ou 7 armas brancas, umas poucas doses de droga e muitas multas por irregularidades... nos carros (?), sobre essas rusgas, como dizia, alguém me sabe dizer porque é que eu estou convencido de que se fossem fazer uma ou duas, assim ao acaso, ao fino bairro das finas vivendas do Restelo, onde todos (evidentemente) são inocentes até prova em contrario, eram bem capazes de encontrar o mesmo, ou maior, número de armas, imensas irregularidades nos carros e nas belas motas e principalmente, as mesmas quantidades de droga?
Mas lá estou eu!... Esses moços dos bairros como o do Restelo, não se metem nessas coisas. O vandalismo e seus derivados, são simples “brincadeiras que acabam mal” e os crimes, assaltos e as drogas... são “maus passos”!

14 comentários:

Fernando Samuel disse...

Não, não é justo comparar Sócrates a Salazar, por razões óbvias, e designadamente porque o Salazar usava botas.
Mas este super-polícia-em ligação-directa-com-o-chefe, faz do chefe um super-polícia que faz lembrar o Salazar.
Outra semelhança é o que se passa nas tais vivendas do Restelo; antes e agora, os seus habitantes são (eram)sempre intrinsecamente inocentes, ou seja, são (eram) inocentes mesmo com prova em contrário...

Abraço grande.

Anónimo disse...

Ou me engano muito ou ainda vamos ver renascer as milícias populares, com tanto incitamento.

Abraço

Anónimo disse...

Quando eu critico certos exageros (a meu ver) que há quem pretenda para a autonomia, não é porque isso me preocupe enquanto for Carlos César o presidente. Só não sei é quem (e o que) virá depois.
Fiquei preocupado porque há um novo apoiante de Sócrates: Valentim Loureiro!!!

Maria disse...

Não é comparável, ainda. Abstenho-me de dizer os nomes, porque fico enjoada....
... mas que há perigo, lá isso há... há até vários perigos...
Quanto aos tipos que rondam, ou habitam, no Restelo... tenho que ficar calada.
Um dia conto-te porquê... (ai o caraças...)

Abreijos

Lídia Craveiro disse...

Podes mesmo comparar os ditos! São muito parecidos, eles até tem em comum o facto de acharem que se as pessoas são pobres e vivem mal a culpa é delas e não do estado que devia ter a obrigação de zelar pelo bem estar dos seus cidadãos. Quanto á segurança, bem, ainda hoje de manhã quando ia para o meu primeiro emprego ( tenho dois para poder viver decentemente)fui confrontada, aqui na nossa pacata cidade, á porta da Feira da Luz, com um aparato policial. E depois veio o mais grave. Os comentários dos meus colegas sobre o facto. Diziam alguns que agora é que estamos seguros, o "gajo" está a trabalhar bem, isto tinha que levar uma volta...por ai. É este tipo de opiniões ( com ausencia de pensamento e muito desinformação)que elege "gajos" destes. Concordo contigo, isto está a ficar muito perigoso, pode ser o principio do fim da democracia, e até a mediatização da "onda" de violência é muito calculada, e traz muitos beneficios para este governo. Não tenho duvidas disso.
Abraço
Lidia

AC disse...

Para além do banditismo,creio que
que existe uma profunda crise social.Esperemos que ninguém se lembre de desenterrar O Bando Baader-Meinhof .

Anónimo disse...

Este post ressuma indignação. Com que me solidarizo inteiramente. Os sinais de fazcização não são só estes, mas estes são uma face muito visível, assustadoramente visível.
Como sempre, fugo a comparações entre "personalidades". Não é Salazar que me assusta hoje. Está no cemitério e a descrição de como ele "está", é (era) feita pelo coveiro de forma verdadeiramente tranquilizadora... Os homens são, também, as circunstâncias. Salazar, hoje, seria um excelentíssimo (além de dinossauro) professor catedrático da Universidade de Coimbra, cheio de frustrações por ter nascido tarde, incapaz de perceber esta coisa dos computadores Magalhofa.
Abraço apertado com o agradecimento pelo teu texto.

João Carlos disse...

ou muito me engano ou esta onda de violência vai ser uma preciosa ajuda para o democrata autoritário socretino. As medidas de defesa dos cidadãos e de combate à violência nas zonas problemáticas pois claro, vêm mesmo a tempo de abafar a indignação, mais uma vez, do que se passa com os professores e com o que está para vir com os tribunais.
Coitado do funcionário público. É perseguido e despedido só porque é público.
Como já alguém disse: Cadê os outros?

Orlando Gonçalves disse...

Samuel
Concordo contigo quanto dizes que esse super policia nomeado pelo PM é um perigo para a democracia, faz-me lembrar tempos passados como dizes. Quanto ao facto de existirem bairros problemáticos todos nós sabemos que existem e sabemos também que nem todas as pessoas que habitam neles são marginais. Existe muita gente trabalhadora e que se esforça muito no dia a dia na educação dos seus filhos. Tens razão quando dizes que nos bairros finos também se podem encontrar o que se encontra neste tipo de bairros ( droga, armas etc) mas posso te dizer por conhecimento proximo que a policia sempre actuou e sempre se fizeram operações em todos os bairros sejam problemáticos ou não. A comunicação social é que não lhe interresa dar conhecimento quando se trata de gente mais fina.Agora e porque de facto a onda de assaltos têm aumentado muito a comunicação social ( e porque não têm mais nada para dizer) têm aberto telejornais com crimes uns mais violentos que outros, criando o alarme no povo. Nada tenho contra qualquer raça seja ela qual for e penso que a deliquência está abrange todas as raças, não faz discriminações mas insurge-me contra o facto de em bairros ditos problemáticos existirem mais de 50% de pessoas a receberem rendimento minimos garantidos tendo grandes carrões à porta, LCDs, DVDs, etc. Quem precisa e porque a pobreza é envergonhada, não recorre a este tipo de subsidios porque têm vergonha. Deviam era verificar quem precisa de facto dos subsidios para viver. E também acredito que não é com repressão policial que se consegue que as pessoas passem a viver em sociedade de uma forma honesta. Informação e mudança de mentalidades é urgente.

Anónimo disse...

Essa coisa de "armas brancas" deixa-me sinceramente preocupada. É que se se considerarem facas, tesouras, machadinhas de cozinha e outro arsenal do género, 99,9% dos portugueses terão de ser metidos nos calabouços. Sim porque quem é que não tem em casa uma faca de lamina grossa para cortar carne ou mesmo de serrilha para o pão com quase 30 cm de corte? E que dizer das facas eléctricas e a pilhas que tão úteis nos são até para cortar ossos?
E as senhoras costureiras de profissão que tem em casa tesouras de corte com cerca de 20 ou 30 cm de lâmina?
Como se podem transportar estas armas quando ao comprá-las as queremos levar para casa?
Chamam-se os batedores da GNR, a brigada de minas e armadilhas ou o Ministro da Administração Interna?
Esclarecem-me que eu preciso de mandar afiar umas facas e não sei como as transportar.

Ana Camarra disse...

Concordo com o salvoconduto está a ser ateado um clima de histerismo que pode levar a coisas muito más....
Hoje deu uma reportagem sobre entrega de casas sociais em Loures, acho eu, o Sr. Secretário de Estado da Habitação fez o apelo para todos viverem em Paz com policiamento que é o que todos queremos.
Depois mostrava o Bairro a ser patrulhado por "ramonas" cheias de policias.
Será que é isto que queremos?
Eu, não, obrigadinha!

beijos

Anónimo disse...

Claro que não se pode comparar Sócrates com Salazar pois não consta que este tenha feito algum curso superior po fax. Mas que o Secretário-mor ou Inquisidor-Mme faz lembrar tempos passados é uma verdade. ainda não conheço o nome deste Secretário; será que se Chama Major silva Pais?!...r

Mar Arável disse...

Quando um super-policia é nomeado e está na dependencia do primeiro ministro - o super-polícia não é o tal que pode parecer boa pessoa mas quem o tutela - SÓCRATES -
O SUPER POLÍCIA

Dona Sra. Urtigão disse...

Estas a comentar Portugal ou falas do Rio de Janeiro? Ou o homem sempre se repete, na historia, no tempo e lugares?