quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Sonhar alto



Os bancos "Fredie Mac" e "Fannie Mae", os maiores bancos americanos do crédito imobiliário, foram salvos pela "nacionalização" dos seus milhões de casos desesperados de hipotecas sem solução. Foi bom, porque evitou a desgraça de, pelo menos, algumas das famílias que foram arrastadas pela ganância criminosa e a incompetência dos donos dos bancos. Foi igualmente interessante, pois não esperava assistir a uma nacionalização (sacrilégio! sacrilégio!) nos EUA.
Depois, o grande banco "Lehman Brothers", faliu inexoravelmente, arrastando na queda, bancos, empresas e milhares de pessoas, no mundo inteiro.
Agora a "AIG", uma das maiores seguradoras do mundo, ameaça a derrocada. Sendo especializada em seguros de pensões e reformas, estamos a ver o efeito catastrófico que terá a sua falência.
Por todo o lado, os bancos centrais vão "injectando" milhões e milhões do dinheiro de todos, nos cofres de alguns, para safar as suas sacrossantas empresas e bancos privados.
Ou seja, o capitalismo, o coração do neoliberalismo mais puro e duro... está podre! Está na altura de as pessoas normais começarem a ver isso!...

Ah... meus amigos! O jeito que daria agora a existência de um sistema político e económico, sei lá... diferente... alternativo... onde, por exemplo, os recursos não fossem geridos para servir o interesse particular de meia dúzia de nababos e oportunistas, onde a economia fosse planificada para (digo eu...) o bem geral do país e do nosso povo, onde um Estado virado para o futuro colectivo dos seus cidadãos tomasse as rédeas dos sectores de actividade produtiva e económica que fossem vitais para o desenvolvimento e independência nacionais, mas não esquecendo a solidariedade entre os povos, velando pela erradicação progressiva da exploração do homem pelo homem, embora deixando a cada um a liberdade de se exprimir na sua criatividade e iniciativa próprias, onde a Paz fosse uma prioridade absoluta, onde as artes estivessem ao serviço da colectividade, embora não discriminando nenhuma arte de vanguarda nem manifestação de carácter popular, onde a tradição não quisesse dizer reaccionarismo, nem pesquisa e vanguarda quisessem dizer elitismo, onde a felicidade fosse um direito "ao alcance das mãos", onde o futuro não fosse um bilhete de lotaria ou uma dúvida angustiante, mas apenas o dia de amanhã, para que se acorda com vontade, onde o amor, a amizade, a disponibilidade e o desprendimento fossem um projecto de vida...

Claro que isto sou eu a sonhar!... Onde raio é que há alguém que pense, teorize, ponha no papel e nos proponha um sistema político e económico assim? Alguém sabe de alguém?
... mas meus amigos... mesmo "isto sendo eu a sonhar", seria bom, não?

28 comentários:

Maria disse...

“Economia planificada”?
Ó Samuel, um dia destes ainda te chamam “perigoso soviético”...
☺)))))

Já essa coisa de “ao alcance das mãos” pode depender só de ti...
Para quando é o lançamento?

Abreijos

AC disse...

porra pá...tás a pedir demasiado...tás a pedir o socialismo...cuidado com o cão!

Anónimo disse...

A AIG tanmbém acaba de ser tornada "empresa pública", uma vez que o estado detém agora 80% do capital com a injecção de 85 mil milhões de dólares por parte do estado federal, decidida esta noite.
É o capitalismo no seu "melhor", Marx deve estar a rebolar-se no seu caixão. Os contribuintes a pagar vícios privados e o mundo a atolar-se cada vez mais.
Os prosélitos do capitalismo não terão vergonha de sair à rua, para onde conduzem este mundo, para o precipício.
Abraço e mantém-te nesse nosso e talvez um dia.

Dona Sra. Urtigão disse...

Sonhamos e até mudamos um pouco nossos sonhos. "Êles", porem, não mudam jamais...

Crixus disse...

Neste momento pode ser um sonho, mas virá um dia em que todos perceberão que esse sistema diferente e alternativo não só é o melhor, como o unico compativel com a dignidade do Ser Humano. Temos o dever de divulgar as propostas de Marx, Engels, Lenine, e outros camaradas que apresentaram o caminho para esse Mundo mais justo, para tornar essa utopia realizavel. Um Abraço

Elvira Carvalho disse...

Seria muito bom.Mas no panorama político actual eu não vejo ninguém, capaz de agarrar nesse sonho. A não ser que o amigo decida enveredar por esse caminho.
Um abraço

Anónimo disse...

seria tão bom viver num país assim!!!... melhor ainda, se o mundo fosse assim!!! sabes de algum paraíso desses ?... isto é que é mesmo sonhar :)!!!...

témi
vovó Maria

Anónimo disse...

"por Abril, pelo Socialismo - um Partido mais forte
Teses (projecto de resolução política)"
Documento que está a ser discutido num colectivo partidário na preparação do seu XVIII Congresso.
Discussão-debate que estã a ser realizada há meses, que está a chegar a uma reunião de fim-de-semana no Comité Central sobre um documento de 93 páginas, de onde sairá um outro documento com as emendas e alterações aprovadas para voltar às bases, em que se procurará que todos os militantes (e mais quem quiser) leia, estude, proponha, até ao final do mês de Novembro, quando e onde, em plenário congressual se adoptará a resolução política para que se propôs o título acima.
Desculpa a extensão da informação.
Abraços
E tem sido sempre assim!

Anónimo disse...

Ah! e como disse uma vez um querido camarada "o Partido não fechou para congresso". A luta continua contínua!
E, já que estou em citações: "há o sonho (substantitivo), há sonhar (verbo), há que saber sonhar (acção e luta)".

Anónimo disse...

Bom não, óptimo, mas podes continuar a sonhar, pode ser que tenhas uma surpresa , quem sabe?
Vou fazer-te uma pergunta, que muita gente fará:- falências de tantos milhões, injeções de tantos milhões, para onde raio, sumiu o dinheiro?

Lídia Craveiro disse...

O exemplo que o Socrates idolatra está podre. Porque será que as coisas aqui fedem muito?
Quanto ao teu sonho é o sonho de muitos penso eu, o meu é de certeza. Utópico? Sei lá, se não lutarmos por isso, senão gritarmos,nuinguém nos ouve.
Devemos continuar a lutar, pelo futuro, pelos nossos filhos, pela sociedade em geral.
Parabêns pelo texto.
Abraço
Lidia

Orlando Gonçalves disse...

É precisso acreditar num mundo novo. Isso será possivél mais cedo ou mais tarde. Ao longo dos sêculos sempre existiram revoluções umas deram frutos mas foram mal aproveitadas outras nem tanto, por isso tenho esperança que um dia tudo aquilo que escreste neste teu pots se torne realidade. E tornará por certo. É essa esperança que me faz lutar por um amanhã melhor.
Muito bom este teu pots.

Ana Camarra disse...

Pois está, podre, caduco e moribundo!
E es´tá tudo teorizado e até a teoria já previa este finalmente.
É só aplicar.

Bora experimentar!

beijo

Anónimo disse...

Claro que a única alternativa aos mafiosos do Capital é o socialismo. Claro também é preciso lutar por ele porque nada cai do céu aos trambolhões.

Anónimo disse...

"Está na hora das pessoas normais começarem a ver..." Mas serão mesmo normais as que não viram até agora?

Fernando Samuel disse...

Vê lá o estado a que chegou o nosso pesadelo: apontas um modelo de sociedade que tem como preocupação primeira e maior, o Ser Humano e a felicidade a que ele tem direito - e chamam-te (e chamas-te) sonhador...

Parabéns pelo texto: pela sua clareza, pela sua luminosidade, pelo seu estímulo ao sonho...


Um abraço grande

LuisPVLopes disse...

Samuel, tem cuidado, estás a desejar um estado socialista em ascensão ao comunista, ou seja está a desejar o futuro!
Onde o Estado seja de facto o garante de todo um povo e do seu bem-estar social geral, sem privilégios para apenas alguns e obrigações para todos os outros que os não têm.
Olha amigo, em Outubro de 2009, podes ajudar essa sociedade a crescer e ser uma realidade, está nas tuas e nas mãos de todos!... Por enquanto!...

Ouss

Lúcia disse...

Já dizia o Sebastião da Gama: é pelo sonho que vamos. O que preconizas não é fácil, não. Mas não é impossível. Acreditar sempre. E lutar.
E claro, um texto de se lhe tirar o chapéu.
Beijos

Hilário disse...

Samuel,

O teu sonho é o meu e o de milhões e milhões de pessoas por este mundo fora, que lutam por uma sociedade mais justa.

Boa Malha!

Um Abraço

' Rôh disse...

Nossa... encontrei meu ideal de vida! =)

Abração meu fiih.

Anónimo disse...

Samuel, o queres é o que um quarto da humanidade almeja, mas está atrofiada na luta objetiva e subjetiva. A desilusão com o capitalismo de Estado, que todos crêem chamar-se socialismo, é um barreira para quem como você e eu acreditamos que é possível um outro mundo. Os regimes ditos socialistas que pulularam após a II Guerra enfraqueceram ainda mais o poder de conscientização dos verdadeiros esquerdistas. Grande abraço, estamos juntos nessa luta que toca e transcende.

Justine disse...

Amigo, concordo totlamente com o "manifesto" desse teu utópico sistema político e económico!
Vamos lá agarrar esse sonho:))

Caçadora de Emoções disse...

Samuel,
Passei só para deixar um abreijo...
E, sorrisos para continuar bem a semana :)))

o escriba disse...

Samuel

Gostei do seu texto. "Pelo sonho é que vamos...". Vão-nos tirando tudo, mas não o direito de sonhar.
E o amigo não está sózinho nesse sonho!

Um abraço
Esperança

BlueVelvet disse...

Como sonho é lindo, mas é mesmo só um sonho.
Cada vez mais temo que a realidade se torne um pesadelo pior a cada dia que passa.
Abreijinhos

Anónimo disse...

Samuel, se puder, depois gostaria que você realizasse a leitura de duas postagens que fiz sobre a crise econômica e me repassasse sua opinião sobre elas. Peço isso a você porque sei que és um esquerdista que eleva o bom-senso acima de toda e qualquer ideologia. O endereço da primeira postagem é: http://livreacao.blogspot.com/2008/09/como-ocorreu-crise-imobiliria-nos.html O da segunda é: http://livreacao.blogspot.com/2008/09/o-absoluto-mesmo-o-homem.html
Conto com a sua crítica. Grande abraço, Caim.

Anónimo disse...

Agradecido pela visita e pela crítica. Grande abraço, Samuel.

duarte disse...

a queda do bloco de leste...
algums(muitos)preconizavam o fim do comunismo(socialismo),pela utopia que nele reside.pois agora,estamos a assistir a queda do capitalismo,exactamente pelo mesmo defeito que lhe era apontado: a "natural" tendencia para o individualismo/egoísmo do ser humano... ganancia!
pois então,o srs pensadores,ó fazedores d'ideias onde reside o problema? será na doutrina ou n'abordagem da mesma? será que temos de ensinar aos nossos filhos, que para viver em harmonia,temos de saber amar e respeitar o próximo,dar de comer a quem tem fome,cuidar de quem está doente e ensinar quem não sabe...
será isto utópico? e que tal estes já velhos conceitos:
liberté,égalité,fraternité
duarte o definitivamente socialista