terça-feira, 2 de setembro de 2008

"Deus-Pátria-Família"... e consequências!...



Leio e vejo na televisão, que alguns agricultores do Nordeste acham normal cobrir de ferros e camuflar tanques de rega e poços, para que os helicópteros em missão de combate a incêndios não possam aí encher os seus baldes.
Ouço um deles dizer que se houver uma “emergência”, então destapa os tanques. Isto deve querer dizer que por vezes os helis andam a tirar água destes tanques, para ir regar hortas e jardins de amigos... (pergunto-me a partir de quantos metros da sua própria casa é que um incêndio já não é uma emergência para este homem).
Ao que parece, haverá uns prejuízos causados pelos cabos, trepidação, ou mesmo pelo vento provocado pelos helicópteros, que não tendo até agora sido devidamente reconhecidos ou pagos, justificariam esta atitude de negar a água aos bombeiros, a meio de uma viagem aérea que se quereria rápida e eficaz, para atacar um incêndio que pode estar a destruir uma floresta ou a metros de uma casa de habitação, mas claro, habitação de outro agricultor. Parece até que alguns mais ciosos da sua água já terão “dialogado” com os helicópteros, recorrendo a pedras e um ou outro tiro de espingarda caçadeira.
Não tenho dados para classificar definitivamente (e como me apeteceria) este fenómeno, mas se somar isto aos comentários, opiniões e reacções a essas opiniões, que fui lendo ao longo do dia, que vão do “Ninguém tem nada que dar água para apagar os fogos dos outros!”, até ao oposto “Quando os incêndios forem nas casas deles, deixem-nos arder a todos!”, aí sim, já posso “desabafar” a minha convicção de que uma história destas é o retrato mais ou menos fiel e muito triste do que 48 anos de “Deus, Pátria e Família”, somados aos últimos 32 anos de capitalismo subserviente e medíocre, servido na bandeja desta democracia incompetente e tantas vezes hipócrita, podem fazer a uma boa parte do povo de um país.
Tanto, tanto ainda por fazer!

21 comentários:

Maria disse...

Ai qque me ia dando "uma coisa" só com a foto.
Já venho aqui.

Anónimo disse...

Será que vamos ter a guerra da água primeiro que, a do petóleo?
Quantos já se mataram uns aos outros por causa da água continua e ela comtinua a correr livremente da nascente até ao mar?
Nunca é tarde para aprender mas, é sempre cedo para morrer.

Maria disse...

Que post excelente, Samuel!
Não tenho visto noticiários, não vi o que dizes, mas sei quem há ainda mentalidades assim.
Já ia sendo tempo da palavra "solidariedade" e "dever de cidadania" não serem apenas palavras, mas como dizes há ainda tanto, tanto por fazer....

Abreijos

Anónimo disse...

Bom, bom era tapar o país, já agora.

Abraço.

Sal disse...

Final de post bestial: "democracia incompetente e tantas vezes hipócrita". Portugal ainda está 50 anos atrasado em relação ao resto do mundo. Às vezes mais de 50...

bjs

BlueVelvet disse...

Samuel,
tem mesmo a certeza que as pessoas são mal-formadas por causa disso?
Não sei não...tenho tão pouca fé no ser humano...
Abreijinhos

Anónimo disse...

Não foi só o S de Santa Comba que fomentou o individualismo e o egoísmo. Também o S de Boliqueime, quando investido nas funções de presidente do conselho, o fez. E é com esta gente que se faz o fascismo; e são estas gentes que servem e se servem do fascismo.

rui silva

Kaotica disse...

Afinal, Samuel, foram poucos os anos de verdadeira cidadania e cooperação. O 25 de Abril durou tão pouco, temos o antes e o depois para nos oprimir e embrutecer.É preciso reatar com o espírito que animou Abril.
Magnífica percepção da nossa triste realidade!
Abraço

AC disse...

Tudo contribui...salazarismo,cavaquismo...e até mesmo o homem novo,que afinal nunca deixou de ser velho.

Crixus disse...

Para quem vive no Alentejo, onde a solidariedade e civismo, deve ser dificil compreender estas atitudes completamente egoistas e dignas de homens das cavernas. Por isso é que em 74/75 o Sul desejava o aprofundamento da revolução que infelizmente era impossivel, devido preciamente ás diferenças de desenvolvimento das mentalidades. Isto é a minha opinião.

avelaneiraflorida disse...

Amigo Samuel,

Não tenho visto nada!!!! Decidi ser ignorante e analfabeta durante pelo menos um mês...
Parece que não valeu a pena...
Como a consciência humana continua tão medíocre e o umbigo continua a crescer desmesuradamente!!!!!!!

Breijkas!!!

Lídia Craveiro disse...

A água é só um exemplo, há muitos, tantos que, perdoem-me o exagero, chegam para cobrir todo o país. Concordo contigo em tudo o que disseste. Este país não tem remédio tão cedo, a mentalidade do nosso povo é muito tacanha ( perdoem-me os que não são), pensa sempre no seu umbigo, por isso não avançamos. Passa muito por mudar mentalidades, mas para isso é preciso haver vontade politica e um projecto válido, construtivo, educativo acima de tudo, virado para a cidadania. Não há! De certeza!Há sim, um incentivo á individualidade ( muito americana), válido sem duvida, mas quando o país tem condições sociais boas ( aqui é tudo miragem), de igualdade, em que há espirito critico, solidariedade, e em que os problemas dos outros tambem são nossos quando dizem respeito ao bem estar social. Enfim...hoje estou muito zangada com este pais de chulos e etc.
Abraço
Lidia

Cloreto de Sódio disse...

Como diz a minha mãe, que é uma sábia: "Há mais marés que marinheiros". aBR.

Anónimo disse...

Quando vi a notícia, fiquei siderado! Mas, afinal, é apenas mais um sinal dos tempos de individualismo que se vivem e estão a tornar o Homem cada vez mais parecido com alguns bichos pouco recomendáveis

Anónimo disse...

Que problemas levantas com este teu post!
O homem lobo do homem? Sim, é... ou pode ser. Mas o homem é, também, ou pode ser, solidário generoso, fraterno. Todos temos os dois homens que somos em nós (em doses diferentes, mas estão os dois cá dentro).
O homem bom à Rousseau ou o homem mau, egoísta, fera? Somos as dusa coisas... e as circunstâncias. De que falas quando falas dos 48 anos de fascismo e de 32 anos de "capitalismo subserviente e medócre, servido na bandeja desta democracia incompetente e tantas vezes hipócrita" (EXCELENTE!).
Sobretudo, não sejamos redutores.
Um grande abraço

Susete Evaristo disse...

Não é em vão que a palavra SOLIDARIEDADE tem caido em desuso ou quando é usada se enrola na língua. (se não acreditam tomem atenção quando alguns dos nossos governantes fazem questão de a usar)
E sim há cada vez mais egoísmo e menos entre-ajuda, que é afinal o que nos devia distinguir dos outros animais.

Anónimo disse...

Solida..., quê? de que é que vocês estão a falar?

Orlando Gonçalves disse...

Nem queria acreditar numa coisa destas. Mas pelos vistos acontece aqui mesmo neste país à beira Mar Plantado. Mas não somos um país de católicos ???
Onde está a tão apregoada ajuda ao proximo tão apregoada entre os mesmos ???

zemanel disse...

Quando vi na televisão o senhor transmontano, falando, fiquei pasmo. Sendo que o senhor pelos vistos não é o único a pensar daquela maneira, ainda mais pasmo fiquei.
Somos bichos, feitos desta carne e deste musculo, seres menores reduzidos ao corpo e às pequenas coisas que dizemos serem de nossa propriedade.
São estórias como esta, que nos transportam até saramago e ao seu pessimismo militante acerca do futuro do bicho-homem...
embora dentro do peito, bata forte essa chama da esperança no justo mundo de homens grandes e maiores, que virá um dia!

Um Certo Olhar disse...

O egoismo vigente num país que parece ser cada vez mais pequenino com tanta gente a olhar só para o umbigo.
Quando se aprenderá a ser solidário?
Beijinho

Fernando Samuel disse...

Em cheio!

Eu alinho na tua convicção, do princípio ao fim...

Um abraço.