Esta foi a abordagem do Vítor Dias, no "O tempo das cerejas". Confrontar (grande maldade) o actual PS com as inflamadas declarações com que em 2003 condenaram veementemente o chamado Código Bagão Félix. De recordar que desse veemente grupo fazia parte o actual Ministro do Trabalho. Aconselho a leitura da dita "condenação", de que este texto que se segue é apenas um aperitivo.
«conflitua, aberta e frontalmente, com a lógica e as normas da Lei Fundamental. Aquilo que verdadeiramente está em causa, não são, apenas, as opções normativas neste ou naquele regime laboral. O que verdadeiramente está em causa, é a filosofia e a alteração estrutural das leis laborais que a Proposta de Lei encerra: o reforço dos poderes do empregador, o enfraquecimento da dimensão colectiva, o acentuar da dependência do trabalhador, visão que, tendo em conta a matriz constitucional do direito do trabalho e a concepção que perfilhamos dos direitos dos trabalhadores, não podemos compreender nem aceitar».
Há ainda a abordagem do economista Eugénio Rosa, com o título "As alterações do Código do Trabalho pretendidas pelo governo Sócrates desequilibram ainda mais as relações laborais em favor do patronato", a ler, decididamente.
Por mim, fico-me pela sugestão da imagem. Como os trabalhadores ainda vão sendo necessários, por enquanto o capital limita-se a queimar os seus direitos nas fogueiras do neoliberalismo.
Aos torcionários sossega-os a certeza de que daqui por uns duzentos anos há-de haver um Papa ou governante que nos "peça perdão". Entretanto, "enchem as tulhas, bebem vinho novo, dançam a ronda no pinhal do Rei. Eles comem tudo, eles comem tudo..."
19 comentários:
A bem dizer os vampiros sempre continuaram por cá. Estiverem apenas uns tempos escondidos...
Dia 1 lá estaremos.
Se for Avenida abaixo, temos o pirata para nos refrescar...
Vamos?
Abreijos
Maria
Espero bem que sim... avenida a baixo ou a cima.
Só fará mudar o ponto de encontro :-)
Abreijos
A hipocrisia dos xuxas já há muito que não tem quaalquer classificação, mas esta ultapasa mesmo todos os limites.
Abraço
"...e não deixam nada", começo a recordar-me dos finais dos anos sessenta nos ultimos resquicios de fascismo...muito parecido com a época actual em termos de sentimentos vividos. Porque será? Este povo não abre os olhos.
Abraço
Lidia
Grande post. Necessário (infelizmente), a pôr a nu as fragilidades deste sistema. E um grito cada vez mais importante.
Beijos
Sobre o Adriano, obrigado pela achega - foi inocente a lacuna - juro.) Corrigida:)
Os vampiros são assim mesmo,sedentos de sangue, nada os satisfaz. Deixem-me dizer o que vai na alma:houve demasiadas balas poupadas em 25 Abril 74.Pronto desabafei.Mas agora resta-nos denunciar e mobilizar. Dia 1 temos que estar todos.Abreijos.Ivone
Mesmo ponto de encontro, para os mesmos "piratas".
Todos lá, no 1/10!!
E a imagem é bem mais sugestiva do que à primeira vista poderá parecer...
E no dia 1 de Outubro, lá estaremos.
Um abraço grande.
Apoio! Alguns homens esquecem que a memória está nas palavras e que estas estão...escritas. Abraço.
mais uma vez, a net anda caprichosa... algum vampiro passou por aqui!
aqui vai disto: a sempre mesma lógica capitalista,dita a lei... e se alguem sonhar com "o sonho americano", que vá tirando o cavalinho da chuva.os mordomos d'universo todo são cada vez mais poderosos.mas cuidado tal como as carraças essa sede , põe-los a descoberto,de tão gordos que se tornam... eu, ainda não tenho chip(nem código de barras),e ainda não aranjei uma coleira ou remédio eficaz que espante esses parasitas,mas infelizmente estou no meio do rebanho... e se pensarem que cão que ladra não morde... aí,morde,morde!!!
duarte com raiva
Lá estarei também na Avenida, de punho erguido e bandeira rubra
Um abraço
Lagartinha de Alhos Vedros
Dizes bem companheiro "eles comem tudo", mas pode acontecer que tenham uma má digestão! Quem sabe?
Abraço
No próximo dia 1 a Luta Continua!
São s mesmissimos do costume, mudam de roupagem de testas de ferro, mas são os mesmos....
~Pois, temos de continuar a lutar é a única saida.
beijos
se for para fazer barulho,gostava de estar presente(onde?)e rebentar com os tímpanos a quem não goste de ouvir(podemos levar cocktail molotov?)numa demonstração de desagrado e indignação.
"antes morrir de pié que vivir para siempre arrodilhado"
"seremos muitos seremos alguém".
Deveria existir um organismo que registasse diariamente estas contradições. É que este povo como mesmo muito queijo e não há dia em que este governo não nos sugira uma visita ao arquivo!
Se não querem ser chamados mentirosos, mudem o nome ao partido, mudem de nome eles próprios e façam plásticas! Assim, com tanta desfaçatez é que não há paciência!
Um abraço sem areia nos olhos
São uns filhos da mãe, é o que eles são.
Só com uma grande manifestação de resistência conseguiremos inverter esta marcha a que nos condena o PS de Sócrates.
Dia 1, pois então!
bjs
os Vampiros do Partido Sabujo não são filhos da mãe. São mesmo Filhos da Puta. Se deixarmos eles chupam-nos o sangue até à última gota.
A luta continua
Enviar um comentário