terça-feira, 9 de dezembro de 2008

"Acção de Impugnação Pauliana"



Voltando ainda ao caso da “Quadrilha do BPN”, cujo responsável mais visível é o ex governante José Oliveira e Costa, fiquei a saber (infelizmente) o que é uma “impugnação pauliana”.

Comentando o muito apressado e "conveniente" divórcio do banqueiro, no qual a ex esposa ficou praticamente com toda a fortuna, limitando-se ele a manter no seu nome uma tantas (muito desvalorizadas) acções do grupo que detinha o BPN, deixando assim penduradas todas as pessoas que tenham sido prejudicadas pelas suas falcatruas, já que “não tem nada” com que possa responsabilizar-se por esses prejuízos.

Ora, segundo um advogado com ar de pessoa competente, entrevistado ontem na televisão, pode não ser bem assim. O caso é que, a provar-se a má fé nestes casos de “convenientes” divórcios, partilhas, vendas ou doações e sendo demonstrado pelos queixosos que essas operações tiveram como último fim, livrar o devedor das suas responsabilidades, pode ser interposta esta “acção de impugnação pauliana”, que na prática, pode tornar esses actos nulos e permitir aos credores “perseguir” os bens necessários ao pagamento das dívidas.

E eu que estava convencido de que esta “acção pauliana” era um direito que assistia aos milhares e milhares de contribuintes objectivamente prejudicados por estes “banqueiros”, permitindo fazer-lhes umas esperas e arrear-lhes umas boas pauladas...

Estou desolado!

5 comentários:

BlueVelvet disse...

Pois, de facto, a impugnação existe.
Raramente é utilizada e quando é nunca é ganha.
Estou desolada!
Abreijinhos

duarte disse...

eu acho que sim ...umas boas pauladas...a pensar nisso anda prái uma desgraçada que não pode dar nenhuma neste momento...
duartenovale

São disse...

Desconhecia essa, mas não creio que o atinja.
Em Portugal, alguma vez aconteceu a fraude ser punida desde que cometida por quem de direito?!
Beijos, também para a Maria.

Justine disse...

Antes fosse, pelo menos aliviávamos os fígados,porque a outra, a jurídica, ninguém vai utilizar porque inútil...

Fernando Samuel disse...

Agrada-me mais, muito mais, o teu entendimento da «acção pauliana»...


Abraço.