sexta-feira, 30 de maio de 2008

Lição de história




Regra geral, os barbeiros reaccionários, sempre com aquela "ciguêra" do regresso de um Salazar (quando não são mesmo dois), "Que é o que este país está a precisar!", são absolutamente insuportáveis. Já os que têm inclinações progressistas embora assustem um bocadinho os clientes quando se exaltam com "esses fáxistas", sobretudo se estiverem de navalha na mão, aguentam-se melhor. Decididamente, os meus preferidos são os progressistas, mas os calmos, que foram tecendo ao longo dos anos milhares de horas de lugares comuns sobre a carestia de vida, as pensões milionárias dos banqueiros, o Cristiano Ronaldo, a massa que ganha o Mourinho, as mentiras do "Sócras"... e assim nos embalam ali sentados na cadeira, meio acordados meio a dormir... enquanto o tempo passa.
Era nesse estado de espírito de barbearia de bairro que eu estava a ouvir a entrevista do Mário Crespo ao Manuel Alegre, em que este aproveitava para vender o seu peixe sobre encontro, ou comício, ou lá o que é que vai fazer com o Louçã e mais uns amigos um dia destes. Claro que foi aproveitando também para debitar aquelas preocupações que revela quanto às desigualdades sociais, pobreza, precariedade no trabalho, etc, etc, etc... preocupações essas que lhe ocupam uma boa parte dos tempos livres. Nas "horas de serviço" está na Assembleia da República, votando a favor de algumas das leis que têm causado as realidades que "tanto o preocupam".
A dada altura, criticando com voz grave a verdadeira desgraça a que chegou a nossa agricultura e as nossas pescas, por culpa de políticas completamente erradas, tanto da Europa como dos governos nacionais, lembrou que na devida altura houve vozes que previram, avisaram, alertaram para o que se estava a passar, mas a que ninguém deu atenção, como... (aí acordei definitivamente "deixa lá ver quem foi, Samuel") ... por exemplo, o Arquitecto Ribeiro Telles, o então Presidente, Mário Soares e eu próprio (ele próprio) Manuel Alegre. Mai'nada!
Fiquei desolado. Já ninguém liga a coisa nenhuma neste país!

A próxima vez que encontrar algum dirigente do PCP, ou dos Sindicatos, que tinham a obrigação de nessa altura ter dito alguma coisa (e visto isso não disseram), eu é que lhes digo das boas! Ai digo, digo!...

28 comentários:

Anónimo disse...

Agora que o barco começa a ir ao fundo aparecem os ratos.

Nuno Góis disse...

Grande Samuel!
Excelente post!

Antes de mais deixa-me agradecer-te as palavras que me deixaste no meu blogue...

Quanto ao post, nada a acrescentar, se não a grande alegria de ler alguém ironizar tão bem com este pateta alegre que tanto me irrita e que tanta responsabilidade tem tido em toda esta governação, ao permitir que tudo passe no parlamento, sem que ele e os seus votem contra uma lei que seja do governo.
Mais irritante ainda quando nos considera a todos uns atrasados mentais, quando, depois de aprovar ou desaparecer do plenário, faz aquelas patéticas declarações de voto que sabe não levarem a nada.

Agora parece querer colar-se ao BE. Ainda não percebi bem a iniciativa, mas só mesmo os bloquistas levados pelo inefável Louçã para se deixarem levar por este pateta sempre sedento de protagonismo.
Manias de grandeza... Coitado.

Abraços

Maria disse...

Até onde pode ir a cegueira política e o anti-comunismo de um homem que foi poeta no outro tempo...
Não me entristeço porque ele nem o merece e o que me põe triste é a greve dos pescadores que começou há bocado.
Vamos ver até onde isto vai.
Dia 5 lá iremos para a Avenida que tem o nome mais lindo que uma rua pode ter. De certeza que não o vou ver lá...

Abreijos

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá Samuel, lindo pots Amigo, deixo-te muitos beijinhos de carinho,
Fernandinha

Orlando Gonçalves disse...

Oi Samanuel

Tens toda a razão, então este sr. que está tão indignado com esta politica deve se ter esquecido que é deputado. E onde está o livre pensamento ??? Se ao menos fosse coerente com aquilo que diz pensar, mas não é, ele é daqueles politicos de quem o povo está farto e por muito culpa deles diz a aquela frase " São todos iguias". Só vejo uma explicação para este "ajuntamento" cegueira de poder de todos os lados.
E vão ver se não tenho razão, daqui a 1 ano falamos...
Um Abração

Lúcia disse...

O teu texto está de se lhe tirar o chapéu!
Sobre o Alegre, eu até sou insuspeita, pois apoiei a candidatura a PR. Mas não entendo: ele quebra com o grupo parlamentar em decisões pontuais, mas no geral, não vota contra. Ou a favor, ou sai do hemiciclo, enfim... Depois é vê-lo falar, como se não tivesse hipóteses de nada mudar a não ser pelas entrevistas. Não entendo, não.
É que não se percebem estas "coerências"!

AC disse...

Que coisa mais estranha,esta de Manuel Alegre apenas lembrar-se do arq R.T. como sendo a voz que se ergueu contra a PAC e as políticas europeias.O nosso poeta andou dormindo no parlamento,ou tem sido desde sempre um grande faltoso às sessões.

Sérgio Ribeiro disse...

Grande post, Samuel. Aliás, vou deixar de começar assim os comentários... Vou passar a começar assim: como vinha dizendo, ou tal como no anterior comentário!
Com enorme pontaria - mesmo na "mouche" - estás a denunciar a "estrangeirinha" que se está aí a arranjar. E o que isto lembra da História! O que é preciso impedir, a todos o custo!, é que se vá à raíz das coisas, extirpar as causas... porque isso beliscaria os que, realmente, detém o poder!
Um grande abraço

Fernando Samuel disse...

Quando a desfaçatez e a desvergonha atingem tais dimensões... só à chapada (pelo menos...)

Magnífico texto!
Abraço grande.

BlueVelvet disse...

Não consigo entender este homem.
Ora me deleito a ler o que escreve, ora me desilude com as atitudes que toma.
Confesso que me baralha.
Abreijinhos

Anónimo disse...

Companheiro Samuel:

Que bonito, que bonito!
Pois este "giovinotto", dos meus tempos de Coimbra (só 2 ou 3 anos mais velho...) com quem trabalhei na revista "Briosa" (ele dava "pareceres", e era muito mano do então stalinista José C. de Vasconcelos) e com quem fui cadete em Mafra, é hoje aquilo que sempre foi e que wm parte também o é na poesia que escreve: discursante, ultra-eloquente, definitivo. E de muito mámemória. Pouco fiável. "não é gente séria", como diziam as antigas lavadeiras, Alá as tenha.
Ah e era um canastrão diabólico no teatro, embora dissesse muito bem poesia. Bom e mau, como todos nós, mas politica e intelectualmente desonesto, como alguns de nós. Para mais caçador, ufff! É melhor não o levar a sério e ir-lhe dando na empáfia.

Saudações vermelhas

Luis Nogueira

Pedro Penilo disse...

Samuel:

já está na hora de começar à paulada ao pessoal do PCP, que nunca deram nada pelos avisos do Alegre, do Tony Carreira nem da pescadinha de rabo na boca. Dás tu daí e eu daqui!

Quando é que páras de me roubar as ideias para os comentários do "Pivô"?! Vou ter de me deslocalizar para as Ilhas Malditas...

ferroadas disse...

Ser bom poeta não é sinónimo de ser bom político. O Alegre sempre foi uma voz de contestação dentro do seu partido, mas, na altura das grandes vs importantes decisões o homem como que murcha e coloca-se ao lado do poder. Como diz o povo, "nem é carne, nem peixe", "vai para onde o vento sopra", etc..

Este encontro vs comício vs reúnião, vs não sei o quê, não é mais do que alguns frustrados da esquerda "caviar" se mostrarem e botarem faladura.

Soluções concretas e objectivas de certeza que não vão sair.

O país necessita de acção, de soluções concretas.

O neoliberalismo vs capitalismo, já se viu que não é a solução, por isso, temos de construir alternativas, que, a meu ver, passam pela mudança de sistema político, económico e social.

Abraço

L * E disse...

Ora nem mais.
Assim vamos nós por cá...

um abraço

Anónimo disse...

Caro Samuel, o importante para essa conferência correr bem é que não falhe o ar condicionado

(siga o link e clique na imagem)

Anónimo disse...

Só para esclarecer, eu estava a referir-me à votação do orçamento de Estado deste ano, que Manuel Alegre acusou de incluir "uma privatização encapotada das Estradas de Portugal" mas pelo qual votou a favor.

Na altura da votação Manuel Alegre pediu a palavra e quando toda a gente pensava que ele se ia insurgir contra o orçamento afinal ele só se queria queixar que a sala da assembleia estava muito fria e que era melhor ajustar o aparelho de AC. Foi em novembro do ano passado.
li-o aqui:
http://zerodeconduta.blogspot.com/2007/11/ateno.html

Abraço, saúde :)


Agora por causa da "esquerda do ps" lembrei-me de outros que "sempre combateram o rumo do país" , da mesma plataforma do alegre, a
Helena Roseta

Anónimo disse...

-Como de um Alegre poeta é refilão, se transforma um homem num....ai que nem quero dizer mais.
-É triste mas acontece a muita "boa" gente vendido uma vez vendido para sempre.

A.Ferreira

Olaio disse...

Parece que a ideia do PCP poder vir a subir nas próximas eleições já começa a incomodar muita gente e assim, lá vão iventar mais um "saco de gatos" de esquerda para desviar as atenções e se possivel os votos.

Anónimo disse...

É preciso separar o poeta do politiqueiro!
Será que o poeta é mesmo um fingidor? -ou é o politiqueiro?
Não precisas responder!
Abraço

O Puma disse...

ESTE PAÍS SOFRE

ALEGREMENTE

Pata Negra disse...

Não vale a pena portugueses, duns e doutros, desejarem um novo Salazar ou um novo Abril: não são possíveis!
Tratem-se antes de descartar-se desta gente entretida com os seus espelhos, convencidos que estes são telas que que os colocarão nas galerias da história. Quem lhes chama a atenção sou eu: saiam da frente, não tapem a voz do povo em nome da voz dele!
Um abraço sem ares e alegrias dessas

GR disse...

Serrat acompanhou a minha juventude, cantava (desafinada) as suas belas canções.
J. Sabina, não conheço.
Gostei muito desta voz rouca, adorei o poema.
Vou procurar mais canções dele.

Com o Fernando Samuel (Cravo de Abril) descubro novos poetas.
Com o Samuel, encontro novos cantores!
Que mais posso pedir?
Obrigada,

GR

Anónimo disse...

O alegre é mesmo um vigarista. Temos que continuar a denunciá-lo cada vez com mais veemência.

Susete Evaristo disse...

Ó Samuel será de entregar o cartão de militante do PCP?
O sr alegre quase me faz chorar de tanto rir ao mencionar os protagonistas das vozes que alertaram para a desgraça que se avizinhava!
O que é que ele anda à procura, protagonismo para se candidatar outra vez a PR?
A verdade é que Portugal começou o declinio com esses senhores que agora se arrogam de terem sido tão visionários. E é o partido a que pertencem, que se os Portugueses não acordarem a horas que nos levará ao fundo. Ainda estamos a tempo de remediar o mal e o Jerónimo de Sousa bem que esclareceu na última entrevista televisiva o que há a fazer, assim os Portugueses o queiram em 2009. Mas não será o PS em conjunto com o BE que farão seja o que for já que são farinha do mesmo saco (veja-se a forma de votação na Assembleia) mesmo que na discussão se incendeiem o voto depois é unânime e desmente o debate, em muitas situações.
Abreijos.

anamarta disse...

Este senhor deveria limitar-se a escrever poesia!
beijos

Anónimo disse...

Um oásis ler e ouvir esta canção... espantoso como dei por mim a olhar quando acabou, parecia que alguém me tinha tirado um doce, enquanto embalada nas ondas deste encanto. Lindo... bgd
Mariana

António Chaves Ferrão disse...

De repente descobrimos que afinal há qualquer coisa que os une a todos: Cavaco, Mário Soares, Manuela Ferreira Leite, Sócrates , Manuel Alegre e Louçã.
Que será? A pobreza? A influência do PCP?

Anónimo disse...

Antonio Chaves Ferrão....

A influência do PCP, é acompanhada com alianças por todo o país com o PSD...

E o PCP é tão respeitador do sistema, que até teve o desplante de fazer um minuto de silêncio á memoria o conego Melo.

Por isso só o sectarismo ou talvez a tentativa de esconder o óbvio,esta sua tentativa de colocar o PCP como o adversario numero um, de toda a classe politica.

Já agora ao menos o PSD elegeu a sua dirigente por voto secreto, e com alternativas ( pelo menos de nomes).

Coisa que o PCP NUNCA FARÀ.....