segunda-feira, 12 de maio de 2008

Revista de fim de semana






E lá se foi mais um fim de semana. Por qualquer razão, não me concentrei muito em coisa nenhuma em concreto. Fui apanhando uma coisa aqui, outra ali... algumas já tinham alguns dias de idade e eu nem sabia.
Destaco apenas três, as duas primeiras porque são extremamente "divertidas" e a terceira para lavar a alma depois de pensar nas duas primeiras.

1- A Dona Manuela Ferreira Leite declarou que vai "fazer a experiência" de falar verdade ao país. Bem me parecia que havia algo de errado no que ela dizia ao país quando era Ministra da Educação e depois Ministra das Finanças...

2- O ex ministro de Santana Lopes, António Mexia que presentemente "anda ao ataque" na EDP, apertado por um jornalista sobre a diferença entre os 1,8 por cento de aumento para os funcionários, contra o aumento de 118 por cento que a administração se auto-concedeu e que no caso do próprio Mexia pode dar um "ordenado" de mais de 4 milhões de Euros durante o mandato de 3 anos, arvorou um sorriso gaiato e respondeu "Não me queixo..."

Como o primeiro caso só dá para rir e do segundo não me atrevo (por decoro) a dizer o que penso, passo para o terceiro.

3- Esta maravilha é a prova de que se pode sempre ouvir e neste caso, ver uma coisa que conhecíamos, de uma nova maneira. Disfrutem do célebre quadro "Guernica" de Pablo Picasso, nesta aventura de animação em três dimensões realizada por Lena Gieseke e digam de vossa justiça.


18 comentários:

Anónimo disse...

Estamos na presença de três obras de arte, uma de ouro e duas de merda!
Manangão

Maria disse...

É uma outra maneira de ver Guernica... que não deixa de ser interessante.
Ver o quadro ao vivo é "esmagador"...

Abreijos com extensão :)))

Isamar disse...

Que a semana que hoje come�a nos traga not�cias que nos deixem menos tristes.
Guernica � um grito, ser� um grito. A guerra, todas as guerras s�o injustas. Para quando o seu fim?

Beijinhos

Anónimo disse...

As novas tecnologias e a arte de Picasso, fabuloso.

Quanto à senhora e ao Mexia, palavras para quê, são discípulos de Salazar.

Abraço

Rosa dos Ventos disse...

Gostei de ver Guernica nesta perspectiva.
Quanto às outras referências tive o prazer de não as ler!
O que me ficou mais na memória dos jornais destes últimos dias foi a carta escrita pelo Comendador Marques de Correia, na última página da revista Única do Expresso.
Achei uma preciosidade!

Abraço

Lúcia disse...

Pois... A Manelinha tem brindado um povo com umas coisas desse género, tem - diz que é mais humana que Sócrates, por exemplo. E isso fez-me exultar. Fiquei a saber que ambos são humanos, característica, até agora bem dissimulada.

O vídeo está espectacular.

Manuel Correia disse...

A animação a partir da Guernica é o ponto mais alto, sem dúvida. Durante o tempo, parecia que o quadro de Pablo ficava por ali. Vê-se que não. O gesto artístico pode sempre ir mais longe.
Excelente combinação.

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado pelo post. Óptimo. Como sempre, como todos e diferente.
Achei graça à da "experi^rncia de falar verdade". Mas estou incrédulo: "burro velho" dificilmente tem comportamentos novos...
Ao do sorriso gaiato que, ao que diz, não se queixa do ordenado com que orden(h)a os outros, um pano encharcado até apagar o sorriso era acoselhável.
Depois, bem depois fiquei doridamente maravilhado a ouver a "animação" que nos ofereceste. Nem sei que gostei mais do que vi se do que ouvi, do pungente, dilacerante, Falla!
Obrigado.

Anónimo disse...

Excelente post três em um.
Uma engraçada dedução, um exemplo de uma das razões porque tantos ganham tão pouco, e uma graciosa forma de homenagear a obra prima que é Guernica.

Anónimo disse...

Fugindo ao tema informo que hoje estiveram, em frente à reitoria da universidade de Aveiro, mais de 200 pessoas á espera do socretino para lhe dar muitos beijinhos. A Emissora nacional de Radiodifusão, a falar pior português pior que antigamente, deu a notícia da visita do mentiroso sem qualquer alusão aos mimos.

amigona avó e a neta princesa disse...

Achei um mimo Samuel! Tudo! A Manela (credo que assim até parece que somos amigas!!!) o tal de Mexia (eu acho que essa do pano era boa ideia!)e a animação?!!!Espectacular!!!
Abreijos...

Fernando Samuel disse...

ESPANTOSO!

(mas perigoso; até me fez esquecer os outros dois...)

Abraço.

Sal disse...

Tenho uma Guernica cá em casa, no corredor. Passo por ela todos os dias. E há bocado demorei-me um pouco mais a olhá-la, por causa do teu post. É uma pintura fortíssima.

Agora os outros dois... que par de jarras... São lacaios do grande Capital, e dali não se pode esperar grande coisa.

bjs

Olaio disse...

O primeiro é revelador.
Os protagonistas do segundo são obviamente ladrões.
O terceiro é como dizes, uma maravilha pelas melhores razões.

fj disse...

nunca vi o guernica ao vivo mas fiquei agora com mais vontade de o ver. esta animação é deliciosamente perturbadora! gostaria de fazer no meu blog uma referência a este seu post, se me der licença.

Anónimo disse...

Quanto aos dois marmanjos, enfim, é a prata da casa; é mais do mesmo...
Quanto à Guernica, só lamento não perceber nada de arte. Apenas posso dizer que gostei muito. Dá a ideia de que a morte tem... vida.
Rui Silva

samuel disse...

FJ

Nem era preciso pedir...

Abraço

Pata Negra disse...

No primeiro sorrio, no segundo esgano, no terceiro canto: nem Picasso foi tão longe!