sexta-feira, 20 de junho de 2008

Exames bué da...



"Foi bué simples."
"Ia adormecendo lá dentro..."

E por aí fora...
Não foi necessário esperar pelos jornais, reacções de professores, comentadores, especialistas e etc, para desconfiar seriamente de que este "salto qualitativo" milagroso traz água no bico.
Bastou-me ver o ar "sinceramente" indignado da Ministra da Educação, quando foi questionada sobre a "alegada" facilidade excessiva dos exames. Aquele ar indignado cheira à distância a coisa ensaiada e ainda por cima é igual ao dos vários outros ministros que se "indignam" com as perguntas incómodas, a começar pelo Primeiro deles.
Não quero ir ao exagero de pensar que o grau de dificuldade das provas de exame desceu ao nível do "branco é, galinha o põe", mas se este salto repentino da miséria para a excelência fosse verdade, esta ministra e a sua equipa amanhã estariam nas bocas do mundo e finalmente por boas razões.
Não. Infelizmente o que me parece é que na cegueira de apresentar grandes números (disfarçados de resultados), a grande medida que esta equipa ministerial tomou foi... facilitar.

Lembram-me os atletas que pateticamente inventam resultados, tomando umas coisas esquisitas, procurando enganar toda a gente. Muitas vezes até conseguem...
O que eu me pergunto é o que terá de "tomar" esta gente para se enganar a si mesma!

20 comentários:

Maria disse...

Faz parte da crise instalada no meio deles. Com as várias bolas pretas e vermelhas que têm levado, alguém teria que "lavar a honra do convento". Coube à Educação, desta vez...
:)

Abreijos

Lúcia disse...

Mas isto não me admira: E o que são os programas de Novas Oportunidades senão mais uma tentativa de apresentar grandes números? E o que é que significa o facto de os desempregados inscritos nos Centros de Emprego serem considerados Ocupados, quando estão em formação profissional? Nunca saberemos, nem em boa margem, qual será o real nº de desempregados por essa Europa fora. É isso: disfarçar resultados. Muito triste, realmente.
E muito oportuno, o teu post.:)
Beijos

Anónimo disse...

o pessoal gosta de viver enganado, não te iludas...

Anónimo disse...

Se o português for ao nível da maioria dos governantes e comentadores portugueses estamos muito mal.

Anónimo disse...

Dois indivíduos cheios de fome compraram um frango. Um deles comeu-o todo. Estatisticamente cada um deles comeu meio frango, embora o segundo indivíduo tenha falecido à míngua. Porque no ensino as grandes notas já não são em número suficiente para "aguentar" uma boa média global, então nivela-se por baixo e todos os alunos passam a génios, para alegria da Ministra. Dos professores não, porque eles sabem que agora, tal como antes destas manobras de maquilhagem, há bons e maus alunos. Eu sei que há. O meu desabafo em http://maradodasideias.blogspot.com/2008_05_01_archive.html- Desculpe Senhora Professora - complementa a sua tese, Samuel. Um abraço.

Orlando Gonçalves disse...

São as novas oportunidades (uma farsa), é o facilitismo nos exames nacionais para a apresentação de bons resultados. No fundo o que este governo estará a criar é uma sociedade composta por gente mal formada e ignorante, mas isso eles não se importam quanto mais ignorantes mais maneira têm de os controlar...

Anónimo disse...

DEste mundo prostituto só ficaremos com saudades daquele charuto... parafraseando o título do Rubem Fonseca

Unknown disse...

Enganar as médias e as estatísticas é uma politica para enganar quem neles votou e quem neles vai votar. como dizem mais acima, o pessoal gosta de ser enganado.

Fernando Samuel disse...

Eh pá!, esta ministra mete medo, até... a fantasma...

Chiça!, eu vou fugir...

Licínia Quitério disse...

Tão feio o que se está a passar. Quem engana quem?
Espero que brevemente possamos ver o filme "O Enganador enganado".

JC disse...

"...o que terá de "tomar" esta gente para se enganar a si mesma!"
Esta é a verdadeira questão; sabemos qual é a "droga" falta utilizar o antídoto. E isso irá acontecer. Felicitações.

Justine disse...

Nivelar por baixo, sim, acho que é esse o propósito. Quanto mais ignorantes, mais pacíficos...
Ontem, falando com uma jovem sérvia, radicada cá, e que tinha acabado de fazer os exames do 12º ano, ela me informava, atónita, que a prova que tinha acabado de fazer era ao nível do 9º ano na terra dela.
Tristeza.

Porca da Vila disse...

Estes gajos governam para as estatísticas, e por isso vale tudo. Assim não vamos longe...

Xi Grande

Anónimo disse...

É a velha e estafada formula, depois de nós, não Há mais ninguem, porque nós somos capazes de tudo!

caminhante disse...

compadre que porra,têm eles este paleio para afinal uma criança dizer "o rei vai nu".Que ministra... que (des)governo,bolas não á pachorra para tanto alarido para depois comer do mesmo.chega de mentiras chega...

São disse...

Nem sei que diga, sinceramente!!
Feliz fim de semana, em companhia da nossa Maria.

Elvira Carvalho disse...

Pois eu penso que podem tomar o que quiserem e podem enganar-se o quanto queiram. A nós é que não conseguem enganar.
Bom fim de semana
Um abraço

Isabel Faria disse...

Ups...até falamos em galinhas os dois...(pronto eu acrescento galos e cocós, ufff).
O teu foi antes do meu...tem uma imagem da gali...desculpa, da Maria de Lurdes bué da fixe, não conheceste o Sr. J. (calculo!!)...o restinho, é mesminho quase igual.
O que prova uma de três coisas: que tinhas razão aqui há umas semnas...que tivemos um ataque de telepatia teclar...ou que te roubei as galinhas!!!!
(juro que não foi esta, que o gato dava-me cabo delas!!).

éme. disse...

Não há paciência...
Este país está mesmo todo torto.
E a sério que ando a ver se resisto mas cada vez mais me apetece fazer a trouxa e zarpar... (só não sei bem é para onde!)

Sal disse...

Respondendo á tua pergunta:
esta gente anda a "tomar"-nos por parvos, é o que é!

bjs