segunda-feira, 2 de junho de 2008

Os Robertos



Quem não se lembra dos "Robertos"? Esse verdadeiro "Teatro Nacional" da nossa meninice, pelo menos dos mais aniversariados de nós...
Era uma alegria! Chegava a companhia, normalmente só de um, com a esposa como assistente, montava-se em menos de um fósforo aquela espécie de tenda estreitinha, ouviam-se as primeiras palavras com voz de corneta e começava o espectáculo mágico dos olhos arregalados das crianças, dos risos, do tomar partido, dos incitamentos e dos esforços de alguns pais e mães para fingir que não estavam a divertir-se... estavam ali apenas para nos fazer a vontade.
Admito que os enredos não eram lá muito profundos nem variados e o que retenho dos textos se resume a alguns "oh, diabo! oh, diabo!" e milhares de "toma! toma" toma!", misturados com um eventual "e ora toma!...", ao som de sonoras pauladas nas cabeças de madeira dos vários "actores". Havia quase sempre a terminar, um quadro mais elaborado em termos literários, pois juntava aos vulgares "toma, toma!", uns tantos "eh, touro! eh, tourinho!" e lá choviam as indispensáveis pauladas no touro, para delírio dos presentes. Era a tourada! "Robertos" sem tourada era coisa que nem se poderia imaginar!

Por estranho que possa parecer, nos últimos tempos quando assisto às trocas de mimos entre Sócrates e Francisco Louçã, em plena Assembleia, dá-me para me lembrar do "raça" dos Robertos da minha infância.
Mais estranho ainda, tenho esta fantasia de que se enquanto eles falam e se batem eu fosse a correr espreitar "atrás do pano" da Assembleia, encontraria lá um tipo qualquer, sozinho, a manipular os dois e a falar por eles...
Devo estar a ficar maluco!?!

30 comentários:

GR disse...

A tua narração trouxe-me à memória, as fantásticas tardes de Verão.
Quase no fim do texto caí numa doce nostalgia, com cheiro a maresia.
Acordei com uma onda nas bentas, com os robertinhos de serviço; o Xico trouxa e
Zé pacóvio, vou tentar ir para trás do pano, e com o cacete faço “toma, toma, toma” mas com a força de 10, 9 milhões de portugueses.

GR

Maria disse...

Do que retenho é efectivamente essa coisa da "tourada"... coitado, o boi marrava, marrava, mas não acontecia nada... :)))
Não estás a ficar maluco, não, Samuel.
O problema é que a "tourada" na AR é completamente diferente, e não dá para rir....
(por acaso o boneco que verias atrás do pano na AR é o mesmo que eu penso?)
:))))

Abreijos

Anónimo disse...

Comecei o dia a rir , o que, segundo dizem, é muito bom para a saúde. Que comparação tão bem feita! Sinto o mesmo quando os vejo a fingirem que são inimigos, ou pelo menos adversários. E o Louçã, além do mais, imita muito bem os cucos,sempre a roubar as ideias dos outros. E lá vão os dois, cantando e rindo, a tentar comer as papas na cabeça ao "bom povo português. Has, parece que estão a perder a audiência. Que assim seja!

Campaniça

Anónimo disse...

Excelente comparação esta dos robertos. Claro que o manipulador é o deus Capital.

amigona avó e a neta princesa disse...

Não estás não Samuel, não estás!!!
Abreijos

Orlando Gonçalves disse...

A primeira parte do texto fizeste-me lembrar de quando ia com os meus pais e a minha mana para Cascais e lá passavamos todo o dia. Pelo meio da tarde lá apareciam eles, e era a loucura. Todos nós ficavamos maravilhados com aquelas "pauladas" e aqueles gritos estridentes. Muitos risos muita cor, muita vida... nós eramos crianças que brincavamos.
Quanto à parte final do texto, não meu amigo, não estás a ficar louco, quando o pano cair destes dois senhores vão ver todos como temos razão e não falta muito para isso se vêr.

ferroadas disse...

Excelente comparação, os tipos dão cabeçadas, insultam-se, mas como bons amigos, quando termina a "luta" vão todos beber um copo, fumar um cigarro e para despedida um charrito.

Abraço

Unknown disse...

O Paulinho das Feiras também quer entrar...

Anónimo disse...

Lá se vai a teoria do Wrestlig do Santana Lopes, esse que vai continuar a andar por aí.
Mas não está mal lembrado, não senhor!
Abraço

Sérgio Ribeiro disse...

Mais um, Samuel! Mais um post dos teus! E que bem me soube ler... o início.
Cresci nas traseiras de um pátio lisboeta e quantas vezes fugi às vigilâncias maternas e avoengas para me misturar com a miudagem do pátio todos excitados a ver os "fantoches". Soube-me tão bem lembrar. Obrigado.
Mas queria acrescentar que o "teatro de bonifrates" também é um "facto cultural" relevante e tem essa raíz e ligação popular.
Adiante... que os contemporâneos "robertos" não merecem mais que as tais pauladas e o "toma, toma!". E há, na verdade, muita coisa por detrás das cortinas que é bem preciso denunciar.
Um grande abraço

Sérgio Ribeiro disse...

Mais um, Samuel! Mais um post dos teus! E que bem me soube ler... o início.
Cresci nas traseiras de um pátio lisboeta e quantas vezes fugi às vigilâncias maternas e avoengas para me misturar com a miudagem do pátio todos excitados a ver os "fantoches". Soube-me tão bem lembrar. Obrigado.
Mas queria acrescentar que o "teatro de bonifrates" também é um "facto cultural" relevante e tem essa raíz e ligação popular.
Adiante... que os contemporâneos "robertos" não merecem mais que as tais pauladas e o "toma, toma!". E há, na verdade, muita coisa por detrás das cortinas que é bem preciso denunciar.
Um grande abraço

Susete Evaristo disse...

Tens razão Samuel ainda no outro dia e por mais que deteste o Portas, após uma intervenção dele sobre os preços dos combustiveis, o 1º ministro, numa linguagem que mais parecia de varina de rua (sem desprimor e com todo o respeito pelas vendedoras de peixe)vociferava, que o antes conhecido paulinho das feiras agora também queria passar a ser conhecido pelo paulinho das bombas.
A mim não me interessa nada que se degladiem só que (drs. e egºs!) não deviam precisar a baixar o nível da linguagem até à arruaça. Ainda menos na Assembleia da Republica, onde se discutem causas maiores que interferem com a vida de todos nós.

Justine disse...

'Tás nada maluco, 'tás até muito lúcido. E, tal como na minha infância, em que me assustava com os gritos dos "robertos", estes "fantoches públicos" de agora continuam a assustar-me, por aquilo que representam.

Anónimo disse...

Estás estás, quem é que não é capaz de te imaginar com uma moca na mão a zurzir naquelas duas cabeças e a dizer: toma toma, ora toma que é pra aprenderes!

Fernando disse...

este post é de uma grande injustiça para com Louçã. Pensei que ele só incomodasse as direitas e o grande capital. Este post não está ao nível do Samuel cantigueiro. É demasiado sectário. Desculpe este comentário, logo o primeiro que o faço e logo para criticar, quando afinal, embora não concordando às vezes, compartilho muito das suas preocupações políticas, económicas, sociais, culturais, etc e tenho um grande respeito pelo Samuel,para além de um assíduo leitor do Cantigueiro.

dona tela disse...

Haja alegria por aqui também.

samuel disse...

Caro Fernando

Vá voltando sempre... melhores dias virão! :)))

Abraço

samuel disse...

Olha a Dona Tela!...

Já espreitei o tal blog alegadamente pimba... :)))
Apareça mais vezes.

Abreijo

Fernando Samuel disse...

Estás é muito pertinente, acutilante, lúcido e essas coisas todas que fazem um muito bom cronista, como seja a qualidade da escrita...
Excelente post!
Abraço grande.

Anónimo disse...

Bem me lembro dos "Robertos". As voltas que eu dava á cabeça para saber porque se chamavam assim...

Isabel Faria disse...

Samuel, como é que eu digo isto, assim de mansinho? Lembro-me que vim aqui pela 1ª vez quando, um dia, colocaste um post sobre o outro 11 de Setembro, o da golpe militar fascista que derrubou Allende, com umas pinceladas de mágoa pelo quase esquecimento a que tinha sido votado. Vim e não voltei a sair. Algumas vezes concordo contigo. Outras nem tanto. Outras discordo mesmo, mas divirto-me sempre.

Hoje, ao passar, reli duas ou três vezes o teu post. Cada um de nós é, foi para isso que lutámos,livre de gostar de uns e não gostar de outros. De concordar com uns e não concordar com outros. Mas sempre que por aqui passo, sinto (sentia) que estava em casa...até hoje.

Porque, Samuel, até se pode não gostar do estilo...até se pode discordar do FL (eu estou no mesmo Partido e discordo tantas vezes...), mas quando fazes a comparação, mas, sobretudo, quando tens a fanasia de que por detràs de Sócrates e de Louçã está o "mesmo" tipo qualquer (a que um dos teus comentadores atá dá nome e tudo!!)...é de mim, e de todos os que votámos no BE, e que Louçã, na AR representa que estás a falar.

E como é que se termina isto de mansinho?
Sabemos que possivelmente iremos colocar de novo o Victor Jara em Setembro...talvez nos devessemos lembrar disso em...Junho.
Um abraço.

Mar Arável disse...

Não estás maluco

estás na plenitude

da frescura satírica

Anónimo disse...

Deixe lá Samuel hoje é segunda feira, há alguns comentadores com falta de humor... mas que gosto de Robertos isso lhe garanto!

samuel disse...

Cara Isabel Faria

E assim, de mansinho, fiz uma piada envolvendo um "manipulador" comum, mais a pensar no alarido, destempero e falta de sumo com que acabam certas lutas entre os dois, coisas que partilham portanto com os famosos "robertos" esses sim manuseados por uma só pessoa... e vai-se a ver, várias pessoas interpretam "a escritura" no sentido literal (sempre um mau passo) e descubro (surpreendido) que toquei sem querer num ponto visivelmente muito sensível que nem sabia existir.
De qualquer modo, não deixe de aparecer e sobretudo de se sentir em casa. Mesmo que só tenhamos o Vitor Jara em comum, o que não acredito, eu lembro-o e escrevo sobre ele ou alguém pelo menos parecido, muito mais que uma vez por ano.

Um abraço

anamarta disse...

Não está maluco não! pelo contrário está até bastante lúcido!
Excelente post
beijos

Olaio disse...

Bem, vamos lá a ver se daqui a ano e meio estas duas marionetas não estarão juntinhos no governo. Que isso é a vontade de muitos deles, lá isso é.

Isabel Faria disse...

Oh Samuel, ainda de mansinho e prometendo que não volto a este assunto (resguardo-me para os dias do Victor Jara...): o Samuel escreve que (ou eu entendo que escreve, fazando a tal leitura literal, a que chama literal ) que o Francico Louçã que eu elegi para me representar na AR é manipulado por debaixo da mesa, tal Roberto (o que eu gostava dos Robertos na Nazaré!!), pelo mesmo manipulador que manipula o Sócrates (e recordo-lhe não fui apenas eu e o Fernando que fizemos essa leitura "literal". Houve um comentador (só o mais claro) que concordou com o seu post e lhe chamou, ao tal manupulador dos Robertos, "o grande capital" (eu sei, eu sei que do nome que lhe deu só o seu comentador é padrinho...) e fica surprenedido que a gente se (res)sinta?

Diga-me lá, a sério: se em sentido literal ou não, você sentir ou pensar que alguém o acusa de ser "controlado" e "manipulado" pelos mesmos que controlam e manipulam o Eng Sócrates ( e eles, os manipuladores do Sócrates, têm nome e têm cara e têm interesses e têm objectivos e defendem valores ), você acha piada?

Possivelmente o Cavalo Sentado, tem razão: é por ser 2ª Feira...mas sinceramente em sentido literal ou figurado...duvido que mesmo que já fosse Sexta, não tivesse espingardado com a ...associação.

(PS: claro que vou voltar...não costumo desistir tão depressa das coisas que gosto. E gosto do Cantigueiro!!!).

samuel disse...

Isabel Faria

Iremos voltando a esta "aresta", certamente. Isto que agora parece um matulo há-de acabar uma verdadeira obra de arte... :)))
O futuro se encarregará de nas condições que se forem apresentando, fornecer os entendimentos, acordos, desacordos, zangas e alianças que sempre farão avançar o barco.
Quanto à pergunta directa, claro que não acho piada.
Quanto ao final, ainda bem!

Abreijos

AC disse...

rsssssssssss...no fim virão as contas de Deus!

XICA disse...

Espectacular, como sempre.E lá vou eu com um sorriso d´orelha a orelha.