sábado, 30 de agosto de 2008

Crimes com recurso a violência



Aqueles que no nosso país se auto-intitulam de “jet-set”, são, na maior parte dos casos, bandos de verdadeiros inúteis e parasitas que não servem para nada mesmo depois de prontos. Digo depois de prontos, porque como todos sabemos, aquilo é gente que está constantemente “em obras”, para remodelar o nariz, incrementar as mamas, aumentar a musculatura peitoral, cultivar cabelos, etc, etc, mesmo tendo à vista os exemplos dramáticos das caras do Michael Jackson ou da Manuela Moura Guedes, que são retratos vivos do perigo que correm diariamente nas mesas de operações estéticas...
Esta fauna, vive de festa em festa, habita mais nas revistas “cor de rosa” do que em casa, come de borla, veste emprestado. Em troca, tem que manter o seu público devidamente informado da cor e modelo de roupa interior que usa, que lençóis tem na cama aos Domingos, qual a amplitude sonora e frequência dos orgasmos da, ou do parceiro actual, por comparação (se possível com muitos pormenores) com a, ou o “ex”, combinar com os “paparazzi”, cirurgicamente, quais os lugares em que vai estar, para ser “apanhado inadvertidamente” com alguém e, muitíssimo importante, “ser pela paz no mundo”.

Se o cidadão normal vê esta fauna prescindir de qualquer noção de privacidade, pudor e liberdade pessoal e aparentemente dar-se tão bem na vida com isso, acaba por ficar pronto a aceitar como normal andar com “chips” no carro, ter cartões de identidade onde vem “tudo escarrapachado”, ter os movimentos vigiados por cada vez mais câmaras de vídeo-vigilância, etc, etc, etc, se isso o fizer sentir “mais seguro”.
Aqui é que a porca torce o rabo...
Para o cidadão engolir os remédios da “segurança”, é necessário que comece a sentir que existe uma grande “insegurança”. É exactamente para isso que servem as grandes campanhas, como a que está em curso, para “vender” a grande insegurança e criminalidade violenta. Ainda há pouco, o CDS defendeu que para além dos bancos, tribunais, centros comerciais, etc, as câmaras de vigilância devem estender-se igualmente aos chamados “bairros problemáticos”, esquecendo-se de dizer que a maioria das pessoas que habitam nesses bairros não causam quaisquer problemas e que para rentabilizar o “investimento” nas tais câmaras de vigilância, todos os cidadãos considerados problemáticos, terão que continuar a ser empurrados à força para viver nesses bairros “adequados” à sua condição de suspeitos do costume.
Como já vai sendo tempo neste texto, de eu tecer as minhas costumeiras considerações, diria que:

1. Esta tremenda campanha em toda a comunicação social sobre insegurança, crimes com violência, assaltos e conflitos de toda a ordem, apresentados como uma “onda imparável” e na maior parte dos casos, sem consequências, acaba por atrair toda a sorte de mentecaptos, que sozinhos ou em grupo, querem também ter os seus minutos de fama, cometendo toda a espécie de tropelias mais ou menos graves, algumas, infelizmente, muito graves, ou até, assaltando “com violência”... máquinas de tabaco ou venda de bebidas e chocolates, acabando por multiplicar a contagem dos fenómenos de criminalidade. Será exactamente isto o que se pretende?
2. Vender esta nossa “realidade” criminal como grande insegurança e violência, serve afinal para branquear e calar a verdadeira grande insegurança e violência que são o desemprego, a miséria, a iliteracia e a falta de perspectivas de futuro para tanta gente em Portugal, assim como a esmagadora insegurança e violência que diariamente vivem e sofrem povos como os do Iraque, da Palestina, milhões de africanos e outros verdadeiros mares de vítimas por esse mundo fora.
3. Nenhuma das anteriores considerações significa que eu não concorde estarmos perante um real problema de aumento da delinquência, que as forças policiais e o sistema judicial, mais por falta de meios e coordenação que de efectivos, não conseguem controlar e que é necessário avançar com soluções para esta situação, que não será (seguramente) resolvida, recorrendo apenas à repressão.

17 comentários:

XICA disse...

BRILHANTE! Deixo o aplauso em letras garrafais porque nã sê cuméquisto se faz na blogocoisa.
Samuel, na minha aldêa dizem - Xi, caraças, belo môço.

Ana Camarra disse...

Samuel

Subscrevo tudinho!
Quanto ao Jet-set nacional diria que no máximo será um Jet-3,5 e ainda assim 2,5 é emprestado...
O resto é só resumir: Quanto maior for a desigualdade social, maior é a violência!
A Comunicação Social serve-se a este papel de arauta da desgraça, sem um pigo de vergonha.
O Governo e o resto da direita prepara mais um arremesso á Liberdade.

Beijocas

Maria disse...

Posso assinar por baixo?
O distrair a nossa atenção do essencial é um trabalho que eles têm que fazer, pois para isso são pagos.
Comece este governo a praticar uma política séria de resolução dos problemas do povo português (trabalho, distribuição decente da riqueza produzida e salários decentes, para falar só nalguns) e vamos ver se a "criminalidade" não baixa...
É um excelente post, este, como já vem sendo hábito...

Abreijos

Anónimo disse...

Realmente, é uma tristeza vêr a RTP, com o seu telejornal transformado em versão televisiva do jornal "o crime", com o pateta do José Albero Carvalho a bolsar noticiazitas desse tipo umas a seguir a outras.

rui silva

Anónimo disse...

Portugal na versão "agarra que é crominoso", mas não de colarinho branco, pois esses o poder nem quer fingir que agarra. No mais concordo plenamente com o texto. Boa semana com tudo de bom.

Sal disse...

Texto fantástico.
Puseste os pontos nos "is".
É preciso desmascarar o que está por trás de tudo isto.
beijinhos

Anónimo disse...

No meio de tanto "ladrão" não haverá "boys" organizados para justificar os "patriot act" à portuguesa...Hitler mandou incendiar o Reichtag!Agora chegou aí um tal Baltazar Garzon para investigar máfias russas.Gostava de saber mais sobre tal personagem.Retrato do jet-set,brilhante.O problema é haver muita malta que não segue o aviso do Sérgio Godinho;cuidado Casimiro/cuidado com as imitações?!

Lúcia disse...

Excelente texto. Sendo que muita da insegurança terá, também, como causas "o desemprego, a miséria, a iliteracia e a falta de perspectivas de futuro para tanta gente em Portugal...". É isso mesmo, Samuel.
Beijos

Maria disse...

Mas a fauna do Jet7 alimenta a muito lucrativa industria cor de rosa, que é comprada pelo povo que não tem dinheiro para comprar bifes. Alguem compreende ?

Justine disse...

Post importantíssimo, onde dizes aquilo que deve ser dito para desmascarar toda esta campanha imunda que por aí grassa.
O poto 2. das tuas considerações é o cerne de toda esta questão obscena.
Abraço

Anónimo disse...

Companheiro belo assunto,porque pertinente, quem sabe se a intenção, de tudo isto não é restringir liberdades conquistadas, vivemos num mundo sofisticado em que tudo é possível, a opinião de algumas pessoas é a de que precisa-mos de mais policias, e eu acho que não é isso, "o que faz falta é avisar a malta"

Hilário disse...

Belo Post

Um aviso às tropas.
Temos por aí orientações e medidas securitarias e antidemocraticas na politica de segurança que representa novos perigos e ameaças às liberdades dos portugueses!

Anónimo disse...

Temo que este frenesim todo possa conduzir a uma diminuição das liberdades e não é aí que radica minimamente o problema.


Abraço

Anónimo disse...

Exelente post, mais um....

Este problema (assaltos) na generalidade é de natureza social. E ainda ninguém me consegiu provar que não é.

No que toca à video-vigilância, pelo andar da carruagem, qualquer dia nem a fazer-mos amor em nossas casas escapamos.

Abraço

Fernando Samuel disse...

Magnífico post (para não fugir à regra..)
Acordo total: com os «costumeiros» considerandos e com as «costumeiras» considerações.

Abraço grande.

Anónimo disse...

Certeiro, sucinto e luminoso! Obrigado!

Rosa dos Ventos disse...

Há empresa na costa a precisar de colocar "chips" e afins no mercado!

Abraço