quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Barack Hussein Obama



Como sou uma pessoa razoavelmente normal, não posso deixar de me impressionar e emocionar com a genuína alegria levada até às lágrimas, que os milhões de apoiantes de Barack Obama (e mesmo alguns que não votaram nele) sentem pela sua vitória, que para alguns, terá ainda o extra, que não é pequeno, de sublimar a luta de várias gerações de filhos e filhas de escravos, pela dignidade, direitos civis, liberdade.

Tudo isto é independente do que eu possa pensar ou não pensar do político, Senador Obama e do que ele poderá ou quererá realizar enquanto Presidente dos EUA.

Se me guiasse pelo entusiasmo (por vezes algo patético) de comentadores e políticos europeus, alguns com obrigação de terem mais “juízo”, se fizesse fé nas extraordinárias expectativas (quase certezas) que muitos depositam no que aí está para vir pela mão do próximo Presidente dos EUA, esta seria então a altura para me sentar e esperar calmamente que comecem a acontecer os prodígios.


Que a economia norte-americana deixe de estar nas mãos de quem está e comece a ser posta ao serviço dos que mais precisam.

Que isso tenha reflexos e consequências no resto do mundo.

Que a politica externa dos EUA, deixe de estar realmente nas mãos dos falcões da indústria do armamento, para quem as guerras, todas elas, são não mais que um muito lucrativo “modo de vida”.

Que os países da América Latina deixem de ser considerados como “quintais” onde ir buscar produtos e mão de obra e os seus dirigentes, que não são alinhados com a Casa Branca, candidatos naturais a vítimas de assassínio.

Que a resolução dos conflitos no Iraque, Afeganistão, Palestina, o conflito latente com o Irão, etc, etc, etc... passe a figurar no “livro” das opções e ideias políticas e não nos livros de contabilidade.

Que "Guantánamo" volte a ser apenas o lugar onde nascem as belas "Guajiras Guantanameras"... e não este abjecto e miserável altar em que o mundo civilizado se cobre de vergonha.

Que a “América” deixe de comportar-se em todo o mundo como uma Potência Imperial.

Que Cuba se veja livre das garras que lhe foram cravadas na garganta, desde o tempo da Guerra Fria e o seu povo seja finalmente livre de fazer da sua vida o que muito bem entender...

Que os produtos culturais que os EUA exportam, não necessitem de liquidar e subjugar as culturas locais para se imporem, antes o façam, como muitos já têm a dignidade de fazer, pela via da qualidade e criatividade e genuinidade.

Que a tão apregoada democracy... finalmente aconteça para todos, plenamente.


Podia ficar aqui horas... mas a verdade é que esperar tudo isto de um só homem, foi desastroso no passado é desastroso agora e será sempre, no futuro.

Esperar por esse futuro, sentado... uma péssima ideia!

18 comentários:

Anónimo disse...

Iria jurar que vi alguns desses comentadores, de bandeira na mão aqui, na Avenida dos Aliados...

Maria disse...

Excelente post, Samuel.
Tocaste-lhe mesmo "na mouche"...

Abreijos

Anónimo disse...

Muito bem Samuel. tal como eu costumo dizer, "Toma e vai-te curar",assim é que é bem á queima roupa!!! Valeu.

Anónimo disse...

Meu caro Samuel, espero que não tenhas razão em nenhum dos receios e que se cumpram todos os teus (nossos) desejos. Mas a Europa "culta" e "democrática", que não faz mal nenhum ao mundo, coitadinha, nunca seria capaz de eleger um negro para presidente destas alvíssimas democracias. Admiro a América que elege um Obama tanto quanto detesto a que elegeu um Bush. Oxalá a esperança se cumpra.

BlueVelvet disse...

Ó Samuel,
mas também esperar isso tudo de um homem só e tudo ao mesmo tempo, também não será demais?
Dê-lhe um tempinho.
Acredito piamente que "Guantánamo" volte a ser apenas o lugar onde nascem as belas "Guajiras Guantanameras"...
Acredito que o embargo a Cuba vai ser levantado...acredito ainda noutras coisas.
Mas um bocadinho de Esperança não faz mal a ninguém, pois não?
E só ver um negro na Casa Branca é, nem sei que dizer.
Mas já sei que não o convenço, portanto vou-me de fininho.
Abreijinhos

duarte disse...

estou com insónias... o barulho da festa não me deixa dormir... mas quando isso acontecer,posso dizer que vou dormir menos preocupado.a era bush acabou,pois,pior do que esse sacana, seria uma terceira guerra mundial! se o barak se dedicasse para já a governar o seu país,ja não seria mau de todo para nós.pois tem a casinha bem desarrumada... só nos resta ter fé,que vamos ter(finalmente)um ser humano a governar essa(maldita e mal amada)super potencia. esperar para ver,sim,mas não sentado.
belo texto.
duarte, com um olho no burro outro no cigano.

Anónimo disse...

he did... and we hope!
apesar de tudo, é uma vitória.
we hope...
témi
vovó Maria

Anónimo disse...

Belíssimo texto. Disseste tudo em poucas palavras.

Lúcia disse...

É isso mesmo. O que Obama conseguiu até agora foi uma vitória importantíssima dos direitos cívicos. Finalmente. Todos ficamos felizes com isso.
O resto, agora, se verá...

Lídia Craveiro disse...

Eleger um negro parece-me já uma brisa de mudança em mentalidades tão conservadoras ( embora pareçam que não), no entanto a minha peocupação vai no sentido de que este homem tem qualquer coisa de "Messias", uma coisa muito espiritual e ainda não consigo perceber se isso me inspira confiança ou não.Gostaria de acreditar, mas....


Abraço
Lidia

Hilário disse...

Samuel,

Estar sempre atentos pró que der e vier mas nunca sentados.

Um Abraço

Pedro Penilo disse...

Caro Samuel:

Subscrevendo todos os desejos enunciados no post, gostava de frisar que alguns deles NÃO SÃO promessas de Obama. A necessária razoabilidade e o realismo crítico na avaliação do fenómeno Obama, não impedem, antes exigem que se compreendam alguns elementos positivos (expectativas, vá...) da sua eleição, sem o que qualquer análise parecerá esquecer o papel das massas, mas também dos indivíduos, no processo histórico, a importância da esperança, da confiança e a pressão que ela representa sobre as decisões.

Po outro lado, também não subscrevo o tom geral do discurso sobre Obama, do lado da esquerda não-comunista, que dá largas ao seu encantamento por Obama, reconhecendo desde já QUE (ESPERA) VIRÁ A SER DESILUDIDA, demonstrando falta de seriedade, tipo "não me chateiem agora com coisas sérias, quero ver este filme e comer pipocas!".

Uso o teu blogue, e o do Vítor Dias, para me exprimir sobre o assunto, porque é uma boa casa. Como sabes, lá no Pivô não me deixam dar a minha opinião.

Ad astra disse...

concordo 100% com este post

Anónimo disse...

O futuro faz-se caminhando e lutando.
As rosas do Obama parecem bonitas, será que não têm espinhos?????
Ao ouver a alegria dos nossos "pivôs" parece que não! Oxalá!
Abraço companheiro

Ana Camarra disse...

Samuel

Subscrevo, ipsis verbis.

Beijos


(só queria que as eleições nacionais despertassem o mesmo interesse)

Ana Camarra disse...

Samuel

Subscrevo, ipsis verbis.

Beijos


(só queria que as eleições nacionais despertassem o mesmo interesse)

Fernando Samuel disse...

Essa é que é essa!...

Por isso: De pé, de pé,ó companheiros, de pé e punho levantado...


Um abraço.

Anónimo disse...

Que excelente "post".
E enquanto estiveres sentado (também é preciso!) vai lendo uns textos de uns senhores como Fidel Castro que está a escrever umas coisas de uma enorme e percutante lucidez (no Canhotices, por exemplo). E também José Saramago.
Um abraço