quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Foram aqueles meninos!!!


Maio de 68 - "CRS-SS" de Júlio Pomar

Eu sei... eu sei que a polícia não terá carregado sobre os estudantes da escola Almeida Garrett, de Alfragide, como no Maio de 68 os “CRS” carregavam sobre os estudantes franceses, ou a nossa polícia de choque carregava sobre a malta das cidades universitárias de Lisboa, ou Coimbra, ou onde calhasse.

Também sei que não se pode levar muito a sério a versão da polícia, segundo a qual os agentes “apenas afastaram os alunos para poderem chegar ao portão”.

Claro que estes “afastamentos” feitos por polícias irritados, acabam por magoar e provocar nódoas negras, sobretudo se os perigosos opositores dos agentes são rapazes e raparigas de dez anos, doze anos (ou pouco mais) de idade...

Não. O que me abismou nesta história, foi a justificação que os polícias envolvidos deram:

“Eles é que começaram!”

Juro que não ouvia esta desculpa desde os meus tempos da escola primária. Era a desculpa favorita dos arruaceiros mais cobardolas, sempre que eram chamados à pedra.

11 comentários:

Nuno Góis disse...

É até de louvar não ter sido a policia a começar...
Estes tipos são, de facto, extraordinários (ou apenas ordinários sem extra, que já é bom).

Nuno Góis disse...

É até de louvar não ter sido a policia a começar...
Estes tipos são, de facto, extraordinários (ou apenas ordinários sem extra, que já é bom).

Anónimo disse...

Por falar em meninos...

O Tribunal de Viseu condenou hoje ao pagamento de 350 euros de multa dois militantes da Juventude Comunista Portuguesa (JCP), pelo crime de dano simples, por terem pintado um mural onde anunciavam o congresso da estrutura partidária.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1349623

Cerca de 300 a 400 estudantes manifestaram-se junto à porta do edifício com cartazes e munidos de ovos e, quando deram conta do aproximar do carro ministerial, atacaram a ministra da Educação com os ovos, criando desta forma a falta de condições para que Maria de Lurdes Rodrigues conseguisse chegar junto dos estudantes.
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1042479

Anónimo disse...

Ai, ai, o governo está a mandar a polícia para a frente para enfrentar quem não se sente com forças para combater! Ai, ai! Perigosos energúmenos... mas não os professores nem os estudantes de tenra idade!
Abraços

Justine disse...

Ridículo, perigosamente ridículo!

Orlando Gonçalves disse...

Esta foi de gritos. A luta dos estudantes do secundário não têm sido noticiada,mas têm havido muita luta. Não me esqueço das grandiosas manifestações de estudantes na altura de Cavaco, foi por ai que começou a queda do seu governo. Ao calarem a voz dos estudantes estão também a adiar uma coisa que mais cedo ou mais tarde irá cair de maduro.

Ana Camarra disse...

Tem de se malhar já que é para não terem ideias para o futuro!
È uma questão preventiva!

beijos

Anónimo disse...

Agora como antes, a cobardia é apanágio dos fracos de espírito.

Abraço

Fernando Samuel disse...

Na sua essência, estes argumentos são iguais aos de antanho.
Lembras-te quando os manifestantes antifascistas eram «voadores»?: a polícia disparava sempre para o ar e atingia-os nas pernas... e às vezes nas cabeças...


Um abraço.

GR disse...

É a desculpa favorita dos arruaceiros mais cobardolas, o mesmo que dizer, deste governo.

GR

duarte disse...

pois srs da administração interna,foram eles que começaram,vai daí manda-se a "bófia" ,abrir caminho... pois hoje eles têm 12 anos,mas não tarda terão dezasseis e passara a circular entre eles a velha nova frase: "sous les pavés,il y a la plage".
como pai sinto-me revoltado,mas se fosse policia pensaria na possibilidade da mesma coisa acontecer com nosso filho,nosso sobrinho,etc
temos de uma vez por todas,saber dizer NÂO!
cá por minhas bandas,não acontece nada disso,senão... teriam que chamar o exercito... pois caçadores não faltam.