quarta-feira, 8 de setembro de 2010

José Gomes Ferreira... não é quem quer!



Não sei se é pelo ar de padreco da teologia do dinheiro, não sei se é pelo ar abestalhado com que constantemente defende, imperturbável, todas as medidas económicas mais asquerosas e neoliberais do Governo... todas elas “inevitáveis”, evidentemente!, não sei se é por, de forma recorrente, chamar ao líder do momento no PPD-PSD, “líder da oposição” e o/a jornalista que o recebe nunca o emendar... a verdade é que este choninha comentador de assuntos económicos me irrita solenemente.

Ontem à tarde lá esteve ele, no seu posto de trabalho político de promoção do capitalismo mais selvagem, disfarçado de “comentário”, justificando a relutância dos investidores estrangeiros em comprar dívida portuguesa, pois, como disse, «quem é que quer investir num país em que, a poucos dias da apresentação do Orçamento de Estado, o Governo e o “líder da oposição” ainda não se entenderam?»... e insistiu mais uma vez na teoria da “concórdia e abandono das divergências”, tal como Cavaco, tal como quase todos os “pensadores” da ideologia dominante, até que a “concórdia” se transforme, ela mesma, numa indiscutível “inevitabilidade” que lhes garanta mais uns anos de poder.

De qualquer maneira, o que me irrita ainda mais... o que me tira mesmo do sério, é o facto verdadeiramente infeliz deste homenzinho partilhar o nome completo com essa grande figura de português, intelectual, antifascista e criador de beleza, que foi José Gomes Ferreira, para muitos, o poeta militante.

Felizmente, esta figurinha não vai além da usurpação do nome... não passa de um pateta militante.

Adenda: Quem tiver, por minha culpa, ficado com saudades do verdadeiro José Gomes Ferreira, pode ir ler alguns versos dele aqui, aqui, aqui, aqui, ou aqui... mas o melhor será mesmo tentar arranjar os livros...

11 comentários:

do Zambujal disse...

Realmente. Há nomes que deviam ter copyright!
Não importa. Há um Zé Gomes que fica na História, há outro, um tal sr. José Gomes Ferreira, que é esterco.

Um abraço

Maria disse...

Tu andas a refinar.te....
O homem apenas serve a quem lhe paga...

Abreijos.

Anjos disse...

É mesmo curioso...
Mas... para um, bastam três palavras: HOMEM, POETA militante. Para o outro: homenzinho, pateta militante, choninha arrogante com ar de fuinha tresandando a esterco.
(Alguém precisa acrescentar mais uns adjectivos?)

Antuã disse...

Não há confusão, um é luxo outro é lixo.

Justine disse...

Excelente post! Esse tal merece todos epítetos com que o "acarinhas":)))

Fernando Samuel disse...

A diferença está em que o «comentarista» aparece todos os dias nos média, o POETA, nem por isso...
Ora. sendo os média o que são, está tudo dito.

Um abraço.

Mar Arável disse...

Tens toda a razão

é a grande diferença
entre um refrão
e um cifrão

Abraço amigo

maia disse...

Um excelente post. Onde é que estes choninhas terão estudado e o quê, para só dizerem obscenidades?
O nome irrita, mas o Poeta Militante tem todos os nomes. Este tontinho é só um Sr. Ferreira.

Aristides disse...

Tem, contudo, uma vantagem: cada vez que aparece na televisão traz-nos à memória "o" Poeta. Se te acontecer como a mim, que desligo a atenção assim que vejo um representatnte desta fauna, fica só a lembrança do único José Gomes Ferreira que conheço. O que é bom.
(Não nos vimos na Festa, é verdade e tive muita pena. Da nossa comunidade blogueira, só tive o prazer de reencontrar o Sérgio Ribeiro. Para o ano temos de preparar previamente um encontro, já que, com aquele mar de gente é muito difícil)
Grande abraço

prec disse...

Acho incrivel que se façam comentarios sobre a vida dos outros, como se de coisas de falasse. Claro que os comentadores são sempre senhores muito bem pagos, a quem estas medidas nunca afectam.
Quanto ao nome, so confunde quem não conhece e se não conhece ...
Parabéns Samuel por este blog, creci ao som das tuas musicas (que ainda sei de cor) e sigo partilhando ideias. Homens como tu são tão raros.

Graciete Rietsch disse...

Quem pode chamar-se José Gomes Ferreira a não ser o poeta?

Um beijo.