sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Equador – Em que é que falhou a “inteligência” da CIA?







O golpe de estado no Equador, falhou! Mereceu a rejeição quase geral. Foi condenado claramente pela maioria dos governantes da América Latina. A UNASUL exige o julgamento dos golpistas. Teve igualmente direito à cínica “oposição”, muito a contra-gosto, dos EUA, que já antes tinham igualmente “condenado” o golpe fascista nas Honduras... só que estes golpistas equatorianos, pelo menos nesta primeira tentativa, foram muito incompetentes... ou não entenderam as instruções.

Desta vez o povo do Equador conseguiu unir-se em volta do seu legítimo Presidente, Rafael Correa, que vai assim continuar a povoar os sonhos conspirativos da CIA e dos “falcões” do Pentágono com a sua postura anti-imperialista e a decidida defesa da independência do Equador e dos direitos do seu povo.

Quando do golpe nas Honduras, abençoado e financiado secretamente pelos EUA, um senhor cubano já com uma certa idade, Fidel – creio que é o seu nome – avisou que a vitória dos golpistas hondurenhos iria animar muitos outros bandidos, por toda a América Latina, a tentarem a sua sorte nos vários países que actualmente, em maior ou menor grau, são espinhos cravados na arrogância imperial “yanqui”.

Estava cheio de razão o velho Fidel! É preciso estar alerta! O "sismo" pode ter réplicas... e todos sabemos que algumas réplicas podem ser tão ou mais violentas do que o terramoto inicial.


9 comentários:

José Rodrigues disse...

Como sempre os media cá da terra,timidamente,"torcem" pelos golpistas...à espera de novas ordens do grande irmão,Tio Sam,
avô de grandes "pais" da democracia(ganda família) que querem Que alguma coisa "mude" para que fique tudo na mesma:explorar os trabalhadores e o povo, até ao tutano!

Abraço

trepadeira disse...

Subrepticiamente,manhosamente aí está o terramoto na europa.
É urgente tocar a rebate.
Um abraço,
mário

Elísio Alfredo disse...

Nós vamos ter de esperar pelo nosso Correia, para, depois, com toda a nossa sabedoria o defendermos.
Felizmente fui dos que pude acompanhar, em directo, via Telesur, o desenrolar dos acontecimentos. Assustei-me até que o povo começou a sair à rua.

Graciete Rietsch disse...

O Povo doo Equador sabe o que quer e o das Honduras também sabem e portanto continuam a resistir.

Beijos.

Anjos disse...

O povo do Equador merece aplausos.

VIVA O POVO DO EQUADOR
e que sirva de modelo a muitos outros, incluindo o nosso.

Antuã disse...

O Prémio Ignobel da Paz já começou a perder.

Maria disse...

Eles não vão dormir descansados enquanto não conseguirem...
E as réplicas podem muito bem sentir-se do lado de cá do Atlântico. Estar alerta é preciso!

Abreijos.

Fernando Samuel disse...

As réplicas - que, mais tarde ou mais cedo, se vão verificar em toda a região - são perigosíssimas...

Um abraço.

joaquim d'odemira disse...

1.- O Povo do Equador, da cidade do Quito saiu à rua para defender a democracia. Sinal mais evidente de que o governo de Rafael Correa colocou recursos importantes do estado na melhoria das suas condições sociais,em especial, na saúde educação.Obviamente com o apoio solidário em recursos humanos desse grande Povo, que dá pelo nome de Povo Cubano; 2.- Com um "até à vitória sempre" culminou o presidente Rafael Correa, seu intenso discurso, onde foi recebido com aclamações e aplausos por um mar de povo, após ser resgatado por uma operação do exército dum sequestro de mais de 12 horas, como parte duma tentativa de golpe de Estado da direita (tipo CDS e PSD) ; 3.- O "democrata ocidental" ,o ex-presidente Gutiérrez, líder do opositor Partido Sociedade Patriótica, de direita, é a força política responsável pela conspiração e pela tentativa de golpe de Estado; 4.- A direita apoiada pelos falcões dos EUA mostrou que não respeita a democracia ; Essa direita (do tipo CDS e PSD) que cada vez se mostra mais fascizante tem que ser responsabilizada pelos dois mortos e 37 feridos que provocaram na tentativa de golpe. E têm que ser responsabilizados por tentarem roubar ao Povo a democracia e tentarem implantar a sua ditadura de direita; 5.- Felizmente que o Povo equatoriano considera a democracia como sua.A democracia e a liberdade só são eternas quando são assumidas pelos Povos sem "medos"