segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ramos Horta e Timor - Faites vos jeux... rien ne va plus!






Chegam notícias do programa da estadia em Portugal do presidente timorense Ramos Horta, que dão conta da sua visita a Cavaco Silva, das novidades de Timor, que a serem verdadeiras, são positivas e falam de crescimento económico, tranquilidade nas ruas, decréscimo da mortalidade infantil e da pobreza, criação de postos de trabalho, construção de infra-estruturas.

Num lado mais lúdico da visita, destaque para a boa relação com o presidente do Sport Lisboa e Benfica, desde a viagem deste a Timor, razão pela qual esteve como convidado de honra no jogo entre o Benfica e o Braga, que teve lugar no Estádio da Luz... que parece tê-lo impressionado. Aqui diz-se mesmo que Ramos Horta ficou «satisfeito com as instalações benfiquistas»... seja lá o que for que o “jornalista” quis dizer com isto.

De qualquer modo, o facto que mais me “interpelou” foi a anunciada intenção de Ramos Horta em investir boa parte dos mais de quatro mil milhões de euros do Fundo Petrolífero de Timor, em acções de empresas portuguesas, sendo a EDP o alvo principal.

Admito que seria bem pior se Ramos Horta e os restantes governantes timorenses desatassem a estoirar o Fundo Petrolífero directamente no Casino da Póvoa, ou do Estoril, ou em vinho verde e p... palermices do género; mas francamente, não haveria nada melhor para fazer com o dinheiro do povo de Timor, do que vir arriscá-lo no jogo da batota da Bolsa de Valores... e logo a de Lisboa?

12 comentários:

maia disse...

Estes revolucionários da treta! Quando o povo de Timor era massacrado, passeava-se esta excelência pela Europa, em nome do povo de Timor. Xanana deixou-se prender, por amor ao povo!... A Indonésia, de tão sensibilizada, tratou-o sempre bem! Raio que os parta! Que nojo! E de enojada, apetece-me perguntar porque será que algumas balas não cumprem o seu papel.
Não gosto de violência, mas enojam-me estas caras de "santinhos", que
falam em nome dum povo massacrado, que deixam explorar.

albano ribeiro disse...

Será que vem explicar como afastaram, o Mário Alkatiri e a Fretilin, ou como venderam o país por um quilo de chouriço em troca de todas as varas de porcos do país,mais a tropa para tomar conta...pobre povo.
abraço

Fernando Samuel disse...

Mesmo assim, ainda penso que o Fundo Petrolífero seria mais seguramente rentável em vinho verde e...

Um abraço.

Mar Arável disse...

Com Horta Timor está a tornar-se

uma potência económica

Por cá já se vê mal
mas com o Horta a investir na edp
podemos ficar às escuras

jrd disse...

Ele aconselhou-se com o Cavaco sobre a melhor maneira de fazer "mais-valias".

Malhao disse...

Mais um que aprendeu depressa...

Graciete Rietsch disse...

Eles sabem bem como fazer render o seu (deles) dinheiro.
São uns vendidos nojentos.

Abraços.

Fessora disse...

Crescimento econômico? Infraestrutura? Estamos há mais de um mês passando até 12 horas por dia sem energia elétrica, não há meio de transporte algum após as 19h, e a Educação então... melhor nem comentar. O Brasil envia professores há cinco anos para viver sob condições inóspitas e sem um apoio qualquer, seja do governo brasileiro ou do timorense, para desenvolver um trabalho digno nesse país sem livros e pleno de professores iliterados a dar aulas às crianças. Em dezembro certificaremos 84 semianalfabetos para lecionar em Português, uma Língua que mal compreendem, e o Timor vai permanecer na sua "independente" condição de fomentador de lucros às ONGs que proliferam no país das oportunidades... aos aproveitadores!

José Rodrigues disse...

Mais um Australopiteco que estudou nos EUA e apoiou Bush na invasão do Iraque...que nojo!

Abraço

samuel disse...

Fessora:

Cara "fessora", lamento que tenha de suportar trabalhar nessas condições, embora me pareçe que sempre terá o alento de o fazer por opção, ao contrário da esmagadora maioria do povo timorense...

Terá reparado que quando falei sobre as notícias dos alegados progressos que por aí se verificariam, destaquei bem um "a serem verdadeiras", já que a fé é um dos meus pontos fracos. :-)

É por estas e muitas outras que nunca gostei de Ramos Horta e tive um grande desapontamento com Xanana Gusmão.

Votos do bom trabalho possível,

Um abraço.

Justine disse...

Pelo que fica demonstrado no teu post, os destinos de Timor estão muito bem entregues...

duarte disse...

A lógica do sistema global impera.
Ou alinhas ou estás f...
abraço de um vale.