segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cuidado com as falsificações!


“Cuidado com as falsificações”... é o discreto aviso na tampa desta caixa de sabão francês do princípio do século XX. De qualquer forma, o que impôs esta fotografia da caixa de sabão como ilustração para este, chamemos-lhe assim... post, foi o fantástico nome do próprio sabão:
“Sabão da Renovação Portuguesa”
É de facto assim, à força de muito “sabão” que tem vindo a fazer-se a suposta renovação portuguesa. Desde a própria realidade, até às ideias e aos princípios que seria suposto darem-lhe a forma.
Na verdade, como é possível assistir às reviravoltas dos nossos economistas, analistas, politólogos e comentadores “oficiais” e outros papagaios para quem, há apenas umas semanas, quem contestasse as agências de notação ficava transformado quase imediatamente numa espécie de leproso... ou mesmo o “pastel de Belém”, que ainda há bem pouco distribuía ralhetes em público a quem ousasse atacar as benditas agências ou mercados e agora reage ao desmascaramento da sua incoerência insultando a inteligência de quem o questiona... como é possível assistir a isto, como disse, sem pensar que este aparente milagre, esta súbita “descoberta” dos malefícios dos ratings, se deve a um fantástico “branqueamento de passado” feito com este velho “Sabão da Renovação Portuguesa”?
É este “sabão” que, sem descanso, anda “limpando” as páginas dos jornais e telejornais, das notícias que não estejam de acordo com o guião pré-estabelecido pela troika e os seus lacaios, notícias que tentem relatar as lutas dos trabalhadores, contar as iniciativas das suas organizações, dar voz à contestação. Assim se aumenta o espaço livre nessas mesmas páginas para vender as explicações sobre a "nossa culpa" na crise, para passar a mensagem das inevitabilidades, para espalhar o terror sobre o que aí viria (abrenúncio!) se não obedecêssemos, como cordeiros, aos mercados.
E se o “sabão” consegue branquear desta maneira realidades com apenas alguns dias ou meses, com todos os intervenientes ainda vivos e as suas memórias bem frescas... imaginem o que pode fazer à História.

7 comentários:

Medronheiro disse...

Com sabão azul é que seria bom.

Fernando Samuel disse...

Pode fazer à História o que lhe está a fazer: reescrevê-la...

Um abraço.

trepadeira disse...

Resta a esperança,com tanto sabão e barrela,pode ser que todas essas nódoas desapareçam,oxalá.

Um abraço,
mário

Graciete Rietsch disse...

Este sabão esquece que a função do sabão é tirar nódoas e não pô-las em evidência, mostrando a falsidade e sem vergonha dos nossos governantes e seus apoiantes na tentativa de branquear as suas intenções.

Um beijo.

svasconcelos disse...

E é mesmo impressionante a reviravolta de algumas figuras, a do PR, a do AJJ... Agora são anti-capitalistas?! E esta? (não fosse o caso preocupante e daria vontade de rir)
bjs,

Suq disse...

Sabões e tanques de lavadeiras:

- Ho Maria Lava com Rino as cuecas do Albertino!

- Olha Joana, eu cá lavo com Clarim a roupa do meu Serafim!

- Não o melhor é o sabão macaco nas nódoas do Silva e pra boca do Cavaco!

Maria disse...

E será que há água que chegue para retirar tanta ensaboadela?

Maria Pereira