sábado, 11 de agosto de 2012

Paula Rego? – Tá a andar! Xô, xô...



Ora deixa cá ver se eu consigo dar um exemplo que explique razoavelmente aquilo que penso sobre o “rigor” e “competência técnica” das medidas do governo de fanáticos do láparo Passos... nomeadamente quando se trata de cortes na despesa.
Imaginemos um bairro social que dá “X” de despesa ao estado e que, depois de devidamente “estudado”, a comissão encarregada do estudo decide que há por lá casas devolutas e degradadas e uma grande parte do terreno que pode ser usada para outros fins... aconselhando um corte de 30 por cento nas despesas com o dito bairro. Seguidamente, um rapazola, “boy” do ministro da tutela, sem se dar ao incómodo de visitar o bairro (nojo!!!), pega num mapa, numa régua, num esquadro e num marcador... e faz um traço sobre o bairro, que represente o tal corte de 30 por cento. Está feito!
Claro que depois se descobre que metade das casas que vão ser demolidas são exactamente as que estão habitadas, que o terreno vago só existia quando metade do bairro ainda não tinha sido construída... mas o que é que isso interessa? O que é importante é apresentar nas contas o corte de 30 por cento!
Mais uma vez, é uma coisa deste género que está a acontecer com as famigeradas “Fundações”. Quem passou os olhos pelo papel do “estudo”, decidiu, às cegas, que é preciso extinguir umas tantas... e que uma das fundações a extinguir seria a Fundação Casa das Histórias, dedicada à grande pintora Paula Rego, em Cascais.
Claro que o presidente da Câmara (do PSD) já veio argumentar que é um rematado disparate, que o dinheiro investido na Fundação não sai do Orçamento Municipal, logo o Estado não lucrará um cêntimo com a extinção, para além de considerar o seu encerramento um enorme prejuízo para o concelho e para o país, dada a visibilidade internacional e nacional.
Claro que António Capucho (do PSD), embora de uma forma “delicada e cordata”, já classificou a intenção do Governo de «selvajaria» e comparou-a à destruição das estátuas gigantes dos budas perpetrada pelos imbecis dos talibãs.
Claro que o autarca e ex-autarca de Cascais e os admiradores de Paula Rego estão no seu direito... mas desta vez tenho que “concordar” com o Governo.
Paula Rego?! Pfffffff!!!
Ainda se fosse a ladina Joana Vasconcelos, tão moderna e tão bem-quista pelos nossos governantes... e com tão bom feitio que nem se importa de ser censurada e que lhe amputem as exposições (foi o que lhe fizeram em Versalhes)... só para aparecer muito sorridente nas fotografias... agora a Paula Rego?! Essa velha inconveniente e desbocada, sempre a um passo de faltar ao respeitinho aos senhores ministros?!
Era o que faltava!!! Vá lá prá Inglaterra... e não chateie!

6 comentários:

Antuã disse...

Com governo tipo Zita o que se espera?

trepadeira disse...

Isso mesmo.
Vivemos em vermocracia.
Por aqui até os baldes do lixo servem para um qualquer vermezito mostrar poder e fazer uma vingançazita.

Um abraço,
mário

Graciete Rietsch disse...

Gostei do elogio mascarado de crítica negativa à grande Paula Rego.
Os quadros muito bem escolhidos.

Um beijo.

do Zambujal disse...

Quem deve estar "à rasca" são os Mários Soares dos Santos e as suas respectivas fundações.
Ó Paula Rego, faz-lhes uns "retratos" como só tu sabes!

Um abraço e inté breve (inté qu'enfim)

Júlio disse...

Tão poucos comentários acerca deste assunto demonstra que até aqui a cultura anda desanparada.

samuel disse...

Júlio:

Bem visto... :-) :-)
A exorbitante quantidade de coisas "mais importantes", deixa sempre a cultura para último lugar.
É tempo de pensar que talvez seja por a cultura vir sempre em último lugar, que se somam e acumulam muitas das outras tais coisas "mais importantes".