sexta-feira, 9 de maio de 2008

Chumbado



Eu sei que esta fotografia de Sócrates não é deste debate da moção de censura, sei que até já a publiquei antes, mas que querem? Gosto dela... Retrata o Primeiro Ministro no que ele tem de particular, num movimento que está no limiar da dança, como um toureiro que mesmo sem espada, muleta, touro ou sequer talento, ostenta milhares de lantejoulas e algum "salero", que embora de um tipo bastante desadequado para a função que provisoriamente ocupa no Governo do país, faria algum sucesso nos tablados de muita "noite" andaluza. 
Não vou dizer aqui o que penso de Sócrates como pessoa. Seria despropositado. Nem vou desta vez dizer o que penso dele enquanto político. Além de redundante, seria inútil, pois tenho a convicção de que a esmagadora maioria dos leitores destes meus textos, é possuidora de opiniões ainda mais documentadas sobre o figurão. Confesso no entanto que sempre que o vejo a dar na Assembleia espectáculos como o que deu ontem, fico com alguma comichão nos dedos, sobre o teclado...
Como hoje, ao que parece, decidi não falar... também não vou tentar explicar a ninguém as justas razões que levaram o PCP a apresentar a moção de censura que em boa hora resolveu esfregar no foci, perdão, levar à discussão e votação na Assembleia da República. De qualquer modo, quem não tenha visto a discussão, sempre pode ler, se quiser e na íntegra, a intervenção de abertura, de Jerónimo de Sousa, aqui.
Então para que escrevo hoje? Para que algum leitor que se achar mais pachorrento, me dê uma luz sobre o que se poderá fazer para que milhões de portuguesas e portugueses que até agora têm votado neste "centrão" que se transformou num infecto bar de alterne, pomposamente auto-denominado "arco da governabilidade", vejam claramente para lá do nevoeiro da descrença, da desilusão e das dificuldades,  que realmente outro mundo ainda é possível!

25 comentários:

Maria disse...

Vou deixar aqui uma frase "batida", mas é a única que conheço:
"resistir e continuar a luta"
Vamos continuar a ir prá rua, até que o povo acorde e, com o tal papelinho no dia D, faça com que estes tipos se evaporem porque, como dizes, "outro mundo ainda é possível".

Abreijos

AC disse...

Com a Besta não basta a mão,a lida precisa de capa e espada,numa praça onde se cumpra a tradição.

GR disse...

Como muito bem diz a Maria, Lutar!
Ter muita paciência e esclarecer, divulgar!
Ter muita paciência e ouvir!
Lutar é Resistir!

GR

Crixus disse...

Não sei se resulta, mas acho que temos de continuar no mesmo caminho. Contacto com as populações, denuncia das malfeitorias (evidentes ou encobertas) do governo e aprresentação de propostas para mudar de politica, uma politica ao serviço do povo e do pais, e não de um punhado de senhores. A luta continua, Resistir é vencer!

Fernando Samuel disse...

A história já mostrou que outro mundo (país) é possível - e também os caminhos de luta para lá chegar; e também que é difícil, muito difícil substituir uma sociedade baseada na exploração do homem pelo homem por uma sociedade liberta de todas as formas de opressão e de exploração.
Lutar, lutar sempre é o caminho.

Magnífico, este teu texto, Samuel!
Um abraço.

Anónimo disse...

No meio daquilo tudo só pergunto:

Se o PSD e o CDS se abstiveram porque razão também emanaram bitaites?
Apesar da "legitimidade" de os proferir, acho ridículo que o tivessem feito, por uma razão: se votassem a favor ou contra ainda vá, agora a abstenção é razão para estarem calados.

De qualquer maneira, pelos argumentos apresentados, penso que o Sócrates e seu governo foram goleados.

Abraço

Lúcia disse...

Samuel
Pergunta arguta e arrebatadora, a que fazes: O que fazer para que os portugueses "vejam claramente para lá do nevoeiro da descrença, da desilusão e das dificuldades, que realmente outro mundo ainda é possível!". A gaita é que acho que muitos e muitos portugueses têm a seguinte postura: "Enganem-me, que eu gosto". E depois, TRUFA...voto neles. E eu acrescento outra pergunta: O que fazer para mudar esta postura?

Justine disse...

Excelente texto,Samuel, a apostar como sempre no humor, arma de insubmissão e de subsversão, como insisto em dizer.
E enquanto os portugueses não estiverem informados, enquanto não tomarem consciência da força que realmente têm como colectivo, vai ser difícil verem que há outro mundo possível.

Sérgio Ribeiro disse...

Ah! Se fosse fácil..., se uma resposta desse satisfação a perguntas como a que fazes...
Mas eu respondo-te - depois das premissas - e respondo-te dizendo-te: multiplicando textos como este teu (e outros que vais fazendo). Neste ano em que se assinalam os 160 anos do "Manifesto" (que foi "ontem", em 1848, publicado!), temos de reforçar a consciência da nossa pequenez infinitesimal e da nossa insubstitubilidade.
A luta continua. Contínua.
Quanto a esse alarve que ri quando, se vergonha tivesse na cara, deveria corar, os "retratos" que dele fazes são excelentes contributos para a caracterização do personagem a quem cabe, neste momento histórico (porque da História), interpretar o papel da social-democracia ao serviço do capitalismo e da exploração, e suas consequências.

Anónimo disse...

"depois do colapso soviético, sobreviveu (e prospera) um partido comunista com a força do nosso." Diz o V P Valente no "Público" de hoje. Com a força do NOSSO, e prospera... calculem!

Estamos no bom caminho, digo eu e continuando assim reforçaremos a força. Força!

Anónimo disse...

Com persistência, lutando, resistindo, alertando, escrevendo e divulgando textos excelentes com este.
não é facil e é demorado... pois, diz-se popularmente que Roma e Pavia não se fizeram num dia.
Mas isto vai, meu amigo. Isto vai.

Um grande abraço

osátiro disse...

Desde que esse outro mundo não seja a "penúria generalizada" e o "excesso de proibições"- cito Raúl Castro-, ou China, ou Coreia do Norte...tudo bem.

L * E disse...

Muito bem.

Magnolia disse...

O que se pode fazer? Às vezes também desanimo e quase bato com a cabeça nas paredes enquanto penso como pode ser possível o nosso povo continuar assim, na ignorância dos acontecimentos, desinteressado, sem amor próprio e subjugando-se cada dia mais... mas depois animo quando vejo textos como este teu e uma caixa de comentários de pessoas cheias de vontade de mudar o mundo. E acrescento: Pode ser possível, com "Um pouco de RAIVA, um bastante de AMOR, um pedaço de DOR e um montão de ESPERANÇA"

Orlando Gonçalves disse...

Concordo com tudo o que li, mas de facto estes 3 medicamentos até hoje aos quais os Portugueses recorreram em 34 anos de Democracia não fizeram curar as nossas doenças. Tens razão ao dizer que é precisso mudar. Mude-se de medicamento. E teremos de ser nós, cada um de nós a convencer os nossos amigos e familiares e dizer-lhes que esta doença só pode ser curada o pcp. Façam como eu, tentem chamar á razão os socialistas que vocês conhecem e que habitualmente votam PS. Posso dizer que está a dar resultado pelo menos dois deles estão já do nosso lado, até ao 1º de Maio da CGTP foram, por isso se cada um de nós assim o fizer, muito mais votos conseguiremos para a proxima.
Abraço Camaradas
Orlando

Anónimo disse...

Apesar da fome de 2 milhões de portugueses, apesar das proibições de tratar com dignidade nos órgãos de comunicação social as posições do nosso Partido, a luta continua.

Anónimo disse...

A Senhora de Fátima diz que faz milagres. Cai lá muito dinheiro e nunca ninguém viu milagres. Em Cuba apenas com pouco mais que o custo das viagens os cegos voltam a ver. como dizia Jesus, que não tem nada a ver com a padralhada, "quem tiver ouvidos para ouvir, ouça!.

cicuta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
São disse...

Eu acho que as pessoas já começam a ver isso.
A melhor lição foi a deste Governo: afinal, para que serviu o voto útil? As políticas continuaram iguais!!
Não percamos a esperança!
Feliz final de semana em companhia da Maria.

Anónimo disse...

O milagre de Cuba está a dar resultado, de um momento para o outro descobriram que finalmente temos todos os meios para por todos a "olhar" o milagre que se seguirá é de por todos a "ver".

XICA disse...

Sempre que visito esta casa, fico inibida de fazer qualquer comentário, pela qualidade dos textos, que nos deixam pouca margem de manobra, seja pelo sentido de humor; contudo hoje, deixo-vos com uma já gasta mas a que achei piada.
A diferença entre Portugal e a Republica Checa está em que estes ultimos têm o governo sediado em Praga e nós Portugueses temos a PRAGA no governo!

XICA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Os 5o anos de ditadura, fizeram dos portugueses um povo domesticado e mansinho, com alguns laives de masoquismo, autenticos cordeirinhos em relação a este centrão, de lobos políticos e raposas velhas e matreiras, que conseguem perpetuar-se no poder, á custa de todas as manogras possíveis para que a exploração se mantenha.
Quem se compromete a honrar os bravos de Abril? -e os bravos que anteriormente, abalaram os alicerces da ditadura? Onde estão os portugueses BRAVOS, que em ABRIL de 1974, queriam o SOCIALISMO? O grande passo para o SOCIALISMO VERDADEIRO, é 20% dos portugueses votar PCP CDU!
Não tenham medo, porque menos do que têm:-nunca terão, mas mais é possível e desejável.
Pensem nisso!
Manangão

Pata Negra disse...

A alternância democrática - partidos de alterne - bipartidarismo - arco da governabilidade: duas metades do mesmo queijo, que apenas está partido para enfeitar a mesa do banquete e para dar um ar de democracia.
O rapaz da foto está com uma dor nos rins ou é um ar de varina que lhe está a dar?
O outro mundo já é possível: está entre nós! Um abraço do nosso mundo

Sal disse...

Parabéns, Samuel, pelo excelente texto.

Um outro mundo é, efectivamente, possível. Tenhamos voz para cantá-lo, tenhamos confiança.

beijinhos, bom fim de semana.