terça-feira, 6 de maio de 2008

Magníficos



Lamento profundamente o "incómodo" que causei aos visitantes do "Cantigueiro", com o post anterior e esta minha mania recorrente de mexer neste tipo de substâncias. Pareço os miudos quando ainda estão na "idade do cócó e do xixi". Que cegueira!...
Para compensar, quero partilhar algo de completamente diferente. Tinha decidido ir dando umas vistas de olhos pelo "Prós & Contras", mas como isso por vezes pode ser uma viagem longa e fastidiosa, fui (como quem diz) ao quiosque das revistas, para arranjar algum entretenimento para o caminho. Decidi comprar o "Frente a frente" da SIC-Notícias, no caso em apreço, com o grande Saldanha Sanches e a fantástica Maria José Nogueira Pinto.
Dou o dinheiro por bem gasto. Há muito tempo que não via uma coisa tão divertida... Eles riram muito, se ela dizia uma coisa "giríssima" ele reforçava, se era ele, ela concordava, quanto mais não fosse com um acenar milimétrico e aquele seu sorriso enigmático...
Durante todo o tempo do "embate" não conseguiram encontrar nada em que divergir.
Tal foi o meu divertimento, que agora que penso nisso, não me consigo lembrar de nenhum dos temas, a não ser uma ou outra banalidade sobre impostos e uma verdadeira pérola do "fiscalista para todo o serviço". Quando o moderador tentou estragar-lhes a festa introduzindo na conversa o facto de os números da emigração de portugueses estarem a aumentar de forma assustadora, Saldanha Sanches esclareceu que essa coisa da emigração não é tão negra como se diz e que se antigamente se emigrava "para a vida", agora os jovens têm acesso lá fora a contratos sazonais, a prazo, precários, incertos, intermitentes (adjectivos meus), que na realidade, segundo as palavras dele, são magníficos.
Eu fiquei encantado com a descoberta. Os jovens portugueses, com mais ou menos formação, que se vêem obrigados a andar a saltar para o estrangeiro durante uns meses, para voltar para o desemprego aqui e dentro de algum tempo, talvez, passarem mais outros tantos meses noutro qualquer país... esses, sobretudo os malucos que resolveram, sei lá, casar e ter um filhote, fazendo de tudo para conseguir algo parecido com alguma estabilidade, estão até agora a escangalhar-se a rir...

Que terá acontecido a esta gente?

17 comentários:

Anónimo disse...

Que queridos que eles são...

Gabo-lhe a paciência!

Maria disse...

Que rico par de jarras....
Esles "respiram um certo 'ar' antes de irem para o ar"...
Podes sempre ver o prós e contras (não perdeste muito, mas tb andei em zapping) amanhã, na rtp-n...

Abreijos

AC disse...

Os rapazinhos do MRPP,sempre tiveram uma relação muito afectuosa com uma certa direita,que tem perdurado até aos dias de hoje,mesmo depois de mudarem de camisola.

GR disse...

Também ri muito, quando soube que esta inteligência em 2007;
Saldanha Sanches chumbou nas provas de agregação à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde dá aulas como professor associado. Com este chumbo, continuou a ser professor associado, não sendo professor com agregação e a catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa.

Quanto à tia Zézinha, a tal que quando está depressiva gosta de fazer compras. Carteiras de crocodilo (?), vestidos de marca. A palerma ainda dizia que todas as mulheres deveriam experimentar, é relaxante! Será que se refere:
às desempregadas, às que tendo emprego o parco salário não chega até ao fim do mês, às mulheres reformadas que recebem 248€, para todo o mês!
Gozam porque enquanto eles têm a mais, outros morrem à fome.

Depois do que li no DN (aqui), já não são estes vírus que me estragam a noite!

Mais um bom post!

GR

amigona avó e a neta princesa disse...

São um par tão jeitoso!!!
Samuel não te zangues comigo mas hoje fui eu que agarrei o "outro"! Desculpa mas não consegui deixar de denunciar! Se calhar estamos a dar muita importância a quem a não merece mas ignorar também não está certo!!!
Abreijos (e um xi-coração à vovó Maria)

Anónimo disse...

Esta gentinha demonstra o pântano a que isto chegou. a televisão passa-me ao lado. Quando experimento vê-la só vejo lixo. Já agora conhecem em português a palavra comandamento?!... pois ontem no "noticiário" das 14.00 horas da Antena-1 ouvi uma "jornalista" ou "locutura" falar em capacidade de "comandamento. Eu que andei na tropa vários anos e que por infelicidade fiquei ligado a ela para o resto da vida sempre ouvi falar em capacidade de comando. Devo estar a ficar jarreta, não me entendo com o português moderno.

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado por mais este excelente "post".
Mas não fiques com remorsos pelo anterior. Quanto a mim, foi muito importante. É preciso estimular a capacidade de indignação neste tempo de indignidades (e de gente como aquela...). Aliás, estou inteiramente de acordo contigo ao aconselhares que se "contorne" tal sujeito para não sujar os pés. Não nos merece uma palavra de reacção (a não ser, talvez, uma obscenidade das grossas). Mas não se pode contornar o DN que o publica!
Um grande abraço

Anónimo disse...

Da senhora nada me espanta, é a direita mais pura e dura (as portas do PS estão-lhe abertas de par em par).

Do senhor, como o dinheiro faz mudar certas cabeças....

Abraço

Anónimo disse...

Há que fazer um estudo sobre a caracterização da emigração (habilitações; que emprego procura; que emprego encontra; região de onde pertem, etc.. Sabe-se que em termos de habilitações há de tudo: mesmo os licenciados vão, muitas vezes, para empregos sazonais (bares; agricultura (p'rás apanhas de tudo e mais alguma coisa, desde flores a morangos); cortadores de carnes....). A emigração sempre foi um sinal sobre o país que temos. Ontem, como hoje:
"Porque quem deixa o seu torrão natal,
E fora dos seus caminhos põe os pés,
Quando troca o certo pelo incerto,
Motivos há-de ter".
Xi

samuel disse...

Poi é, Marta...

"Desde então quando vejo que um homem
deixa a terra onde infeliz nasceu
e fortuna busca noutras praias digo
que te leve Deus também"

Abreijo

Anónimo disse...

Já não estás recordado do outro, que quando chegou à cadeira do "poder" disse, a Revolução acabou, agora vamos todos trabalhar!
A partir de então, toda a clic, dos (bem pensantes) instalou-se, democráticamente, achando normal tudo o que acontece aos outros, outros que estão com dificuldade em se aperceberem da força que tem o voto!
Abraço
Manangão

samuel disse...

Lúcia

Não sei de onde fui tirar uma Marta...
O comentário era obviamente para si. Sorry!

Abreijo

Sal disse...

Estes dois são uns cromos do pior (sem ofensa para alguns cromos que até são bem giros, como aqueles da caderneta dos animais, o macaco, o leão..)

Quanto ao DN continuarei sem o comprar, que era o que eu já fazia. O JN também (a última página de hoje mete nojo - vista no café, à pressa). Aliás, quando me quero manter informada há sempre outras fontes bem mais fiáveis.
Mas é bom, é mesmo salutar, saber que estas pessoas mesquinhas existem. Porque só fazem aumentar o fervor com que vamos à luta. Só nos impulsionam ainda mais, e, ao contrário do que dizia aquele ordinarote do DN, não é ódio que sentimos quando cantamos... é vontade de lutar por uma sociedade mais justa, "uma terra sem amos, internacional".

beijinhos, desculpa se me alonguei.

éme. disse...

Post melhorzinho que o anterior, sim... mas, de qualquer modo, isto é que é um vício de andar a atentar a estas figurinhas, não?!
Que paciência...
:)

Lúcia disse...

Eu tinha percebido:). Não fosse eu ateia e já regateava aqui umas amêndoazitas na Páscoa...
Xi

lino disse...

O Saldanha levou com a Morgado na cuca e a Betinha fugiu de Angola para a África do Sul, mas de Mercedes. Admiro bastante o BB mas não consigo descortinar a magnificência que ele vê na dona do palácio que fica ao cimo do Campo Grande.

BlueVelvet disse...

O que eu gosto da Zézinha!
Aliás das manas Avilez todas.
São do melhor!
Mas para banca de revstas, dão:)))
Abreijinhos