segunda-feira, 26 de maio de 2008

País tão pequeno, mas com tão grandes distâncias!


Gostava de ter talento suficiente para pôr em palavras a náusea que sinto ao ler algo assim, de um país que há 34 anos vitoriava o 25 de Abril.
Esta notícia brutal, embora divulgada por estes dias, não é nova. Os actuais (i)responsáveis apressaram-se a destacar que isto não são números de agora, não para dizer que alguma coisa melhorou, mas para manter a tradição de desculpabilização que há-de permitir aos provavelmente igualmente irresponsáveis, daqui a 4, 8, ou 10 anos, dizerem exactamente a mesma coisa sem terem feito nada também.
Um país assim, não é bem um país, é mais um território aparentado a uma grande coutada cheia de presas indefesas cercadas por predadores calculistas e frios.
Desconfortavelmente sentado em cima da minha ignorância sobre economia, até eu sei que as desigualdades sociais não são fruto do atraso ou da falta de desenvolvimento de um país. Bem pelo contrário, os países desenvolvidos devem o seu desenvolvimento e progresso exactamente ao facto de terem no passado apostado em mais igualdade e justiça social, logo a luta pela melhoria das condições de vida dos trabalhadores e dos ainda mais frágeis e excluídos pode ser um dos maiores factores de desenvolvimento. 
No mundo, existem muitos milhares de pessoas que sabem isso, como eu. Algumas sabem mesmo explicar porquê. Para minha sorte, até entre os leitores deste blog os há!
É portanto assombroso que em trinta anos de governos "social-democratas" ostentando emblemas e siglas variadas, conforme foram estando ora ao centro ora mais à direita, nada se tenha feito com sucesso (e intenção) para evitar este triste lugar neste vergonhoso pódio.
País tão pequeno, mas com tão grandes distâncias!
A distância que separa os pobres dos mais ricos, os "socialistas" do Socialismo, os sociais-democratas de qualquer princípio de justiça-social... e mesmo quanto à democracia... mas isso era todo um outro post e lá está, é enxada demasiado pesada para os meus braços.

15 comentários:

João Ricardo Vasconcelos disse...

Portugal pobre, pobre Portugal...

GR disse...

As assimetrias são cada vez maiores, a população está com graves dificuldades.
O país em numa situação de pobreza, em alguns distritos de miséria.
No distrito de Aveiro, segundo o Índice de poder de compra, é 16 pontos percentuais abaixo da média nacional, sem esquecer que 90% dos salários estão abaixo da média do país. Um distrito onde só em 2007 197 empresas faliram, levando muitos milhares de trabalhadores para o desemprego. Deixamos de produzir, de trabalhar, talvez um dia de comer!
Impossível ver os capangas do Sistema a usufruírem reformas de dezenas de milhares de euros, salários de colossais, num país onde a tuberculose começa a proliferar, devido à fome e falta de condições económicas. A emigração parece como nos anos 60!
Portugal está atravessar uma das piores crises dos últimos 32 anos.

É obrigatória a leitura deste teu post.
Parabéns!

GR

Maria disse...

É deste país que eu tenho vergonha. É deste governo que eu sinto náusea.
Deixa-me acrescentar que, dos 950 mil que vivem com menos de 10 euros/dia, 230 mil o fazem com 5 euros/dia...
E este povo não acorda....

Abreijos

Anónimo disse...

Mas a europa está connosco!...

Luis Eme disse...

esta é a razão mais próxima para sempre ter detestado aquilo que chamam de "social democracia", os já mais de 32 anos do tal bloco central, sempre recheado de oportunistas e vigaristas...

abraço Samuel

Justine disse...

Que mais sentir senão tristeza, raiva e asco pelo ultraje que este país-povo sofre todos os dias pelos senhores do poder.

ferroadas disse...

Mas os sr's do poder e seus seguidores, dizem que não, pudera, como podem eles conhecer se só saiem do Terreiro do Paço para aumentar as fartas panças, beber uns copos à borla, adjudicar umas obras para os amigos, e fingir que está tudo bem.

Abraço

Susete Evaristo disse...

Mas o que se espera quando um governo põe a saque, e subsídia a destruição de todas as unidade de produção? Quando com alarido promove e concede benefícios fiscais a empresas estrangeiras que depois de se encherem deixam centenas para não dizer milhares de trabalhadores no desemprego?
Onde foram parar as pescas e as conservas de pescado; onde foram parar as fábricas da Covilhã, os vidros da Marinha Grande, os trigais do Alentejo. Os grandes pomares, as fábricas de conserva de tomate?
O euro também foi outro desastre antes do euro um café e um bolo custavam 105$00, hoje custam 1,50€ os números são os mesmos mas o aumento foi de 200$00. Terá acontecido o mesmo com os salário? Eu não dei por isso!

Anónimo disse...

o salário continua o mesmo,desgraçadinho!Eu sinceramente não sei como viver todos os dias quando tenho de me deslocar 10Km x 2 = 20Km, tenho de ter carro para ir trabalhar, os miudos andam os dois na escola um 17 outro 7 roupa bem,sapatos, o pequeno então... não tenho ninguém que me dê nada, o marido não recebe há mais de 4 meses, mas o patrão tem dinheiro para ir aos fins de semana para o Algarve, eu funcionaria publica vou recebendo até...( miseros 600 euros), a prestação da casa que quando se pensou nesta avaria as coisas estavam bem + ou - bem! E Agora?? Luz todos os meses 70 e tal euros.. e não estou praticamente em casa, agua 36.00 de dois em dois meses, o marido trabalha ( tem de lá ir para não perder tudo ) em outra terra, tem outro carro. tudo carros velhotes è preciso dizer... e agora o que faço?? mato-me ?? pelo menos recebem um seguro, os miudos, se os gajos não descobrirem que foi suicídio... esta vida não está para brincadeiras e ainda há quem goze com isto tudo, o Mourinho vai ganhar 9000 euros tão a gozar comigo com os meus filhos com o meu marido?' Com a maior parte dos Portugueses não estão?? por favor onde esta a saida... "Quero sair"!

AC disse...

Pois é...tanta coisa por fazer,e ficamos todos enrolados qdo chegam as eleições...andamos todos de olhos embrulhados com a tanga dos votos,contudo os votos são ganhos, por quem controla a máquina.

Anónimo disse...

andamos todos com a enxada demasiado pesada para os nososs braços...
Boa semana gostei de te vir conhecer.

Fernando Samuel disse...

Espanta como é possível caberem tantas e tão grandes distâncias num país tão pequeno!...
...e uma enxada tão «leve» cavar tão fundo!...

anamarta disse...

Que tristeza de País! e há mais na forja, segundo ouvi hoje na Antena1o Ministerio das Finanças está a preparar uma lei de protecção ás grandes fortunas, no fundamental é não poderem ser penhoradas, nem pela Segurança Social, nem pelo fisco, Até quando vamos consentir estas desigaldades?
será que em 2009 fica tudo na mesma? quando é que este povo escolhe uma alternativa e não uma alternância como tem feito até aqui?
beijos

Lúcia disse...

Tanto para dizer sobre isto. Texto lúcido, o teu. Revolta que, hoje em dia, haja milhões de pessoas que não vivem - sobrevivem. O objectivo é pagar contas. E comer. Nunca a fome foi tão generalizada como hoje em dia pelo mundo. Pelo mundo dito Civilizado. Tanto para dizer, realmente.
Mas destaco a preocupação de uma pessoa que teve directa intervenção nesta situação que é a Manuela F Leite: diz que está procupada com os novos pobres e que este governo está a esquecer a parte social. BIG YOUR PARDON?!

fj disse...

Pois! talvez o Povo esteja a colher agora os frutos q foram por eles semeados fora de tempo.
enfim!
há uma coisa q constato no meu dia a dia, a vida não está má para todos.
Eu faço parte dos outros, daqueles q não estão nas filas dos restaurantes aos domingos, dos q andam aos domingos a 30kms/h a passear a familia pela estrada do insucesso e que acima de tudo, nada ajudam a fazer para que possamos viver de maneira diferente.
Os Ricos serão cada vez mais ricos e os pobres passarão rapidamente a pedintes.
abraço