quinta-feira, 29 de maio de 2008

Sustos, medos e mais sustos



A minha relação com alguns jornais diários tem algo de “carro-vassoura”. Com grandes atrasos sobre a data da publicação, lá vou tropeçando neste ou naquele, dependendo dos gostos do dono do café em que estou. Desta vez calhou reencontrar essa injustificável figura que é Emídio Rangel.
Este verdadeiro Pit-Bull do “socratismo”, defensor e propagandista incansável de todas as medidas do PS e do seu Governo, está visivelmente assustado. Porquê? Simples...
Alguns eleitores que votaram PS (e até de outros quadrantes políticos) estarão, segundo o genial analista, a mudar a sua intenção de voto para o BE e (valha-nos a santa!) para os com... comun... vocês sabem... esses do PCP. Claro que estes eleitores apenas o fazem para “castigar” medidas de um governo que não entendem e não têm noção do perigo que estão a correr com esta sua atitude verdadeiramente temerária, na opinião de Rangel.
Para além de assustar o nosso querido e fofo colunista, este acto dos eleitores é profundamente injusto para Sócrates e os seus irrepreensíveis ministros, pois ao arrepio das notícias de estudos que dão conta da escandalosa e miserável dimensão das desigualdades sociais em Portugal, Rangel consegue ver que em poucos anos foram corrigidas as grandes assimetrias do País.
Aqui, confesso que Rangel consegue despistar-me um pouco. É que mesmo aqueles que imitando a avestruz, enterram as cabeças na areia, têm, quando eventualmente as erguem, uma visão mais clara da realidade do que esta.
Daí a minha dúvida. Se não é na areia, então onde diabo anda o pobre e assustado Emídio Rangel a enterrar a cabeça?

Adenda: Esta crónica de Emídio Rangel foi publicada dias antes da entrevista de Mário Soares, que comentei no post anterior. Só por "pura coincidência" é que os dois abordam o mesmo tema do "perigoso avanço dos comunistas".
Se é pura coincidência, portanto, não pode tratar-se de uma campanha anti-comunista primária e parola a começar a tomar forma, mesmo a esta distância das eleições, coisa que apenas mentes muito mal intencionadas vislumbrariam nesta óbvia e inocente coincidência.

23 comentários:

alex campos disse...

O Rangel deve estar a querer disputar o lugar de papa do neo-liberalismo a alguém.
Há um grande doutor que se terá de cuidar...

Maria disse...

Eles "andem" aí a fazer a tal propaganda, começaram cedo, os malandros...
... aliás, nunca deixaram de a fazer, só que andam todos desesperados pelas consequências desta política e pelas respostas, ainda que pontuais, que os trabalhadores lhes vão dando.
O dia 5 está a chegar, é já daqui a uma semana...

Abreijos
(onde vais descobrir estes bonecos? LOL)

anamarta disse...

Que seria de nós sem estes iluminados para nos esclarecerem dos benefícios deste governo? Ingratos e burros é o que somos todos! desigualdades sociais só na cabeça dos comunas, para desacreditarem o excelente governo deste país à beira mar plantado.
beijos

Anónimo disse...

Os ratos andam assustados. Temos que os acalmar com raticida.

Anónimo disse...

No meio de toda esta azáfama, em que eles se desdobram, o que mais me satisfaz é ver o medo que eles têm que o PCP aumente a votação, daí a minha convicção ao dizer que o melhor que pode acontecer aos portugueses, é o PCP-CDU conseguir 20%dos votos,a nível Nacional, tudo mudava para bem dos trabalhadores, e no geral.
Abraço

Crixus disse...

Pois é, quanto mais força mostra ter o movimento dos trabalhadores ou o partido comunista maior é o sentimento anti-comunista, o que até pode ser considerado um bom sintoma. Não podemos esquecer é que este é ano de congresso, e se a comunicação social ainda não montou a sua habitual campanha, não deve tardar muito. Ah, quanto ao Rangel... coitado.

AC disse...

A esta distância das eleições,já é visível a máquina e os tentáculos da coisa a preparar o terreno para mais uma estadia na governação.Aqui
e acolá,vão erguendo a voz,urrando o possível crescimento à esquerda, e o perigo que isso representa para os seus clientes.

Sérgio Ribeiro disse...

Não resisto a reproduzir um trecho de um mail que acabei de mandar antes de ver o teu excelente post:

Ainda há umas reservas para algum espanto, ou talvez só surpresa, ou apenas indignação. Mas tudo isto é previsível, poças.
Depois, dizem que não há classes e luta de classes!
Esta é uma das vias fascizantes. Juntar-se de um lado tudo o que não é comunista. Depois, se as coisas correm para o torto porque os comunistas, com as gentes, não tiveram força para impedir as piores consequências, vem um momento (histórico) em que são todos juntos a virem juntar-se aos comunistas para impedirem a barbárie a que os comunistas resistiram.
A história não é cíclica, é helicoidal e, por isso, parece que se repete.

Pedro Penilo disse...

O emídio range...gnnnnnnnnnn.

Magnolia disse...

O que realmente preocupa essa gente não é a pobreza dos portugueses – é a riqueza dos votos que garante o poder. Estes discursos tentam criar a imagem de que existe uma esquerda dentro do ps que não concorda com estas políticas e que até bate o pé. Mas na verdade é apenas fogo de vista. O Manuel Alegre vem agora a seguir, já no dia 2 ou 3 (não me lembro já o que li) com o BE, mostrar a sua preocupação com as desigualdades sociais... mas vota a favor do orçamento de estado, vai votar certamente a favor do código do trabalho (para isso já serviu o aviso da disciplina de voto). A pouco e pouco os portugueses vão percebendo que esta gente apenas discursa e que, quando devem tomar atitudes concretas para mudar o rumo das coisas, nada fazem.

Anónimo disse...

Esqueces-te do Manuel Alegre, camarada.
Esse petroleiro da "esquerda positiva" já começo a falar que a esquerda assim, que a esquerda assado.
Ao alegre Manuel, não há que fugir: cada vez que há merda no beco, lá aparece este caçador armado de pressão de ar política com ar de abandeirado de esquerda. Mas quando é que esta direita perde os complexos de esquerda, porra!

Xi-Coração
Luis NOgueira

Lúcia disse...

Magnólia disse: "O que realmente preocupa essa gente não é a pobreza dos portugueses – é a riqueza dos votos que garante o poder". Aí está o que mais me custa nas lógicas partidárias. A democracia não se esgota nos partidos. Aliás, até já se esgotou. Cada vez é mais necessária a existência de movimentos de cidadãos que estejam nas ruas, todos os dias, a sentir o pulso das pessoas e a apoiá-las. E que estes movimentos ganhem força e forma. Existem muitos motivos para eu acreditar nisto. Que não cabem aqui.

BlueVelvet disse...

Iac Iac Iac,
já estou como a Maria: tem um cartoonista privado?
Pois é, isto dos com come quê?
Pois, o pessoal anda desatinado. Deve ser da súbita riqueza que assolou o País.
Ai, ai, não há pior cego que aquele que não quer ver.
Abreijinhos

ferroadas disse...

“Cuidado criancinhas do meu país, vêm aí os comunistas comer-vos ao pequeno–almoço”

“Atenção velhos de Portugal, escondam-se debaixo da cama os comunistas aproximam-se”

Este Rangel já nos habituou a estas atoardas, vê inimigos em tudo o que mexe e claro, como seguidista ferrenho do actual sistema, defende-o até à parvoíce. O que vale é que ninguém lhe passa cartão.

Abraço

Anónimo disse...

Caro Samuel, mas de onde lhe vem a ideia de que o PCP assusta o Rangel, ou a direita?

O PCP e o PSD estão coligados em dezenas de autarquias.

O PCP até fez um minuto de silêncio, á memoria o Conego Melo, o tal do MDLP, ligado ao assalto e incendio de sedes do PCP e de outros partidos de esquerda em 75, e que em 76 esteve ligado ao assassinnato do Padre Max e da estudante Maria de Lurdes.

É claro que se o PCP e o BE subirem alguns pontos nas proximas eleições, isso pode retirar a maioria absoluta ao PS, e é esse o unico motivo de tanto alarido.

Mas o PS que já fez alianças com queijos limianos, tambem encontarará formas de se entender com o PSD , afinal alguns candidatos ás eleições deste partido, já começaram a preparar o terreno.

E não é esse o grande objectivo do Cavaco?

Justine disse...

Propaganda primária e soez têm-na eles feitos sempre, agora parece que estão com algum receio, os pobres...

Fernando Samuel disse...

Pelo cheiro que a prosa do Rangel exala, é mais do que certo que o homem não anda a enterrar a cabeça na areia. Mas perguntas bem: onde diabo é que ele anda a enterrar a cabeça? E que outras cabeças irmãs encontra ele lá onde vai cheirar?...

Orlando Gonçalves disse...

Foi só mesmo uma coincidencia. Só existem mesmo coincidencias... é tudo uma Alegria, lol lol lol.
E quanto a essa história do PCP não assustar o Rangel e a direita ( não sei se o anónimo se estaria a referir ao PS ou a eles todos juntos) deve ser por isso que nas televisões e nos jornais pura e simplemente omitem a opinião e as iniciativas do PCP, deve ser porque não tem medo. E se os comunistas representa 10% da votação então ao menos que nos dessem a proporção em relação aos outros dessa mesma percentagem em telejornais e afins. De certeza que todos sairiamos mais esclarecidos.

éme. disse...

Ena... Eu hoje fiz mesmo bem, ainda melhor que nos outros dias todos, vir aqui!
É que precisava de ler uma coisa cáustica que me fizesse rir mesmo! E fez! A imagem mais a pergunta avestruzenta acerca deste iluminado comentadeiro mais umas quantas figuras a quem a pergunta cabe que nem luvas... pronto! Foi alivio de humor em cheio!

Desde que há esta terra que este "medo" aflige criaturas curiosas, pois é... Eles "andem" aí!!

GR disse...

O comunismo atemoriza o anticomunista Soares & CIA!
Unidos os capangas do templo seguem o amigo, do amigo americano. O BE – agendou um comício - festa para 3ª feira; Louça, o bobo Alegre, os Ex e outros ex. todos passarão no palco tipo, show dos horrores como no bizarro filme “Freaks” (Tod Browning).
Porque o inimigo para estes Freaks, é mesmo o PCP!

GR

jrd disse...

Se estivéssemos na a América diria que o Rangel estava a enterrar a cabeça no cu do Bush.

Anónimo disse...

Orlando Gonçalves para calar um pouco a campanha dos coitadinhos, ainda hoje a Manuela Moura Guedes entrevistou o Jeronimo de Sousa, e como foi confrangedor vê-lo falar numa possivel unidade de forças de esquerda, como estivesse com uma forte dor de barriga, o já que não se passa, quando o PCP faz alegremente alianças com o PSD.

Ainda esta semana foi publicado um estudo, em que o PCP não se sai assim tão mal, tem tempo de antena, não tanto como o PS ou o PSD, mas tanto como o CDS, e 3 a quatro vezes mais que o Bloco de Esquerda, e se alguem se devia queixar até era este partido, tão residual é o tempo que lhe concedem as noticias.

E isto é um estudo com numeros e dados, e não mera propaganda partidaria.

Já para não falar noutro estudo, publicado há dois meses, em que Jeronimo de Sousa era uma das cinco personagens politicas que mais vezes aparecia nas noticias, estava em quinto lugar, e por exemplo Francisco Louçã aparecia em 11 lugar.

Até aceito que gostasse de ver seu partido mais vezes na televisão, é o seu direito, mas apesar de tudo, há quem tenha muito mais razões de queixa do que o PCP.

Anónimo disse...

Orlando Gonçalves para calar um pouco a campanha dos coitadinhos, ainda hoje a Manuela Moura Guedes entrevistou o Jeronimo de Sousa, e como foi confrangedor vê-lo falar numa possivel unidade de forças de esquerda, como estivesse com uma forte dor de barriga, o já que não se passa, quando o PCP faz alegremente alianças com o PSD.

Ainda esta semana foi publicado um estudo, em que o PCP não se sai assim tão mal, tem tempo de antena, não tanto como o PS ou o PSD, mas tanto como o CDS, e 3 a quatro vezes mais que o Bloco de Esquerda, e se alguem se devia queixar até era este partido, tão residual é o tempo que lhe concedem as noticias.

E isto é um estudo com numeros e dados, e não mera propaganda partidaria.

Já para não falar noutro estudo, publicado há dois meses, em que Jeronimo de Sousa era uma das cinco personagens politicas que mais vezes aparecia nas noticias, estava em quinto lugar, e por exemplo Francisco Louçã aparecia em 11 lugar.

Até aceito que gostasse de ver seu partido mais vezes na televisão, é o seu direito, mas apesar de tudo, há quem tenha muito mais razões de queixa do que o PCP.