domingo, 25 de maio de 2008

Uma pessoa não se pode distraír...




Eu sei que embora a música seja a minha profissão, o género que se pratica na Eurovisão não é de todo o meu "ramo"... mas que fazer? Há sempre aquela curiosidade, aquela ilusão de que algum país se possa sair com uma canção, quem sabe até com uma canção boa...
Não faço a mínima ideia de qual foi a última vez que gostei de alguma cantiga que tenha ganho a Eurovisão depois da minha juventude (das desse tempo, lembro-me de várias). Em contrapartida, das cantigas que foram representando a RTP, ou Portugal, como alguns dizem, lembro-me de várias de que gosto. Infelizmente já lá vão 12(?) anos desde a última cantiga boa, uma música do Pedro Osório, com letra do José Fanha. Como se não bastasse, foi cantada (e bem) por uma das "meninas dos meus olhos", ainda muito mocinha.
Desde então a escalada do nível de indigência tanto das cantigas como das opções estéticas dos próprios espectáculos televisivos é inacreditável, tendo aqui e acolá o brilho fugaz de alguém que durante três minutos canta bem uma qualquer música de difícil classificação. Foi o caso desta nossa jovem Vânia. Desejo-lhe as maiores felicidades pessoais e artísticas, de preferência com outro reportório.
Entretanto caminhamos para a possibilidade de no futuro alguém poder ganhar "aquilo" com uma coisa qualquer, cantada ou arrotada ou o que for, se continuar este patético xadrez político-amiguístico-regional em que se tornou o sistema de votações. Já não há música. Os países de leste votam uns nos outros, os balcânicos também, os nórdicos igualmente, os restantes não sabem bem e os emigrantes portugueses votam em Portugal, lá nos países em que estão, seja a cantiga assim ou assado. 
A razão da insistência neste formato de festival é um mistério.
Pronto. Está feita a croniqueta sobre o Festival Eurovisão da Canção 2008, mas agora fiquei danado! E perguntam vocês "Porquê?"
Porque durante o tempo em que estive distraído a ver o dito cujo, não faço ideia de quantas vezes subiu o preço da gasolina, ou ainda mais importante, se algum jogador da selecção mudou da sua água mineral natural para outra de sabores... e de que marca. Claro que agora vou fazer figura de parvo tendo que perguntar... num Domingo, com tudo fechado!...

20 comentários:

Maria disse...

Oiço por aí dizer, vezes sem conta, que já não se fazem cantigas como antigamente...
Até concordo, no que respeita aos festivais da canção. Por isso mesmo não os vejo. Nem os oiço.
Não faço idéia quem ganhou hoje, nem sei quantos países concorreram.
Tenho visto na RTP Memória algumas cantigas que ganharam festivais anteriores, e tenho uma idéia de que a mocinha de que falas até trouxe para Portugal a melhor qualificação de sempre, ou não?

Abreijos aí

Carminda Pinho disse...

A propósito do festival...por acaso sabes quem ganhou?
É que como tinha umas coisas para fazer, não ouvi as cantigas e quando me sentei para ver, já estavam na votação e eu, adormeci.:)))

Beijos

PS:- O meu coração não tem côr.:)

avelaneiraflorida disse...

Amigo Samuel,

Pois! Eu já nem vejo "este" Festival!!!!
Mas os outros...a que somos obrigados a assistir todos os dias...continuam a dar-me náuseas!!!
Mesmo com tudo fechado...Que seja UM BOM DOMINGO!!!
Breijks!!!

Justine disse...

Não é só uma manobra de diversão, que com tantas luzes e glamour desvia a atenção das coisas importantes (como as que tu apontas, e até outras...), o dito festival é um club privado onde os membros se pavoneiam, com despesas pagas por nós.
Nauseante!

Anónimo disse...

Não olhes para mim ,porque eu tambem não sei, ainda tentei ver a canção portuguesa,mas quando acordei já tinha acabado.
Lá tenho que estar de acordo contigo novamente, tens a mania de acertar em cheio, mas deixa,temos tempo de saber , porque a partir de agora vamos ser bombardeados com ela,o sistema funciona como a mentira, de tanta vez ser repetida acaba por ser verdade, é uma questão de paciência.
Bjos para a vó vó, e um grande abraço para ti camarada

Susete Evaristo disse...

Bom, eu publiquei lá no meu espaço, o que senti sobre o festival da Eurovisão mas estava a pensar cá com os meus botões,(dado o entusiasmo da assistência) se seria eu a já não ter os gostos musicais apurados.
Vai-se a ver parece que tenho razão.
___________________
Já agora, uma coisa que me intriga desde há uns anos a esta parte: Portugal entrou para a Europa em 2000/2001 (antes deviamos estar prái na Africa tálvez)já não me lembro mas, Israel quando é que o mapa foi alterado? Puxaram com uma guita? Devo ter o meu atlas muito desactualizado!

ferroadas disse...

Festival da canção ou festival político-estratégico-militar-regionalista e sei lá que mais....

Autêntico festival está a dar-nos a Galp, este sim e que festival.

Abraço

zemanel disse...

Bom post...Como a adriana calcanhoto pregou-me uma valente partida e chovia na cidade, cheguei a casa a tempo de ver o resto da eurvisão. Primeiro ponto: a euforia da apresentadora lusa - parece que os jornalistas estrangeiros votaram na "nossa" canção para primeiro lugar. Ganhamos sempres esses campeonatos: o dos jornalistas, o da simpatia, o da melhor voz, o melhor guarda roupa.
A votação foi de rir: Não houve república soviética que não desse os 12 points da ordem à russia.
A Moldova deu os 12 à Romenia e vice versa. O Montenegro separou-se da Sérvia mas lá foram ter os 12 points...Verdade seja dita que recebemos os 10 pontinhos de Andorra e os 8 de França.
Enfim uma grande anedota: sugiro que para o ano levemos a ca~ção do algarve, do alentejo, do ribatejo,...
Em relação á nossa canção era de uma tristeza confrangedora: A "imitação" visual amalísitca, o pezinho descalço dos meninos do coro a lembrar os pescadores, as aves negras, o mar alto...o fado, o fado, o fado ainda por cima a pôrra do pior que o fado tem!
E a mim não escapou: o hurt da Cristina Aguilera quase que cola com a canção da moça madeirense.
Desculpa o espaço ocupado,
Um abraço

Lúcia disse...

Aquilo de ontem era a Eurovisão?! É que, em zapp, passei pela RTP e vejo um coro e miudas com barbas postiças e ainda fiquei a ver pensando que seria cómico. Aí um minuto depois, não entendendo o contexto e não achando piada, mudei. Aquilo?! Era um festival?!

jrd disse...

Já agora:
Quem é que ganhou o festival?
O Vaticano esteve representado?

BlueVelvet disse...

Atão e os mocinhos coma de demónio e de asinhas brancas?
Um mimo
Abreijinhos

GR disse...

Não sabia que ainda havia Festival da Eurovisão. Lembro-me de ter visto e democraticamente votado na canção “Portugal no Coração” cantada pelo grupo “Os Amigos” fim dos anos 70 (?).
Ontem aqui no Norte o festival foi outro, “Marcha Contra as Portagens nas Scut’s” mais de 1000 carros e milhares de pessoas. Correu muito bem, apesar de alguns polícias terem tentado a entrada dos carros que vinham do norte. Nada que a Ilda Figueiredo, com a sua energia não tenha rapidamente resolvido (é uma Mulher do Norte!).
Já agora a gasolina ontem subiu mais “só” 3 cêntimos os fulanos continuam a gozar.
Dei uma volta pelo youtube (festival da canção) dei de caras com isto. Isto sim, vale a pena voltar a ouvir, é LINDO!

http://www.youtube.com/watch?v=M-gBOPrifIE

Por momentos esquecemos que a gasolina ontem subiu mais “só” 3 cêntimos.

GR

Anónimo disse...

Já não há festivais como antigamente, ou haverá? Lembram-se dos tempos em que Serrat se negava a ir ao Festival por não poder cantar em catalão? E a Massiel ter ganho afinal não tão limpamente quanto isso?
Que raio de significado geo-estratégico-cançonetista ainda terá um festival desses?
Um abraço, Samuel

amigona avó e a neta princesa disse...

Pois mas eu também nãovou dizer! Porquê? Porque estou cansada Samuel!!! Queres melhor?!
Abreijos lindo e distribui muitos tu sabes por quem!

Pata Negra disse...

Para este festival o pessoal já deu!... Ninguém há-de fazer calar a boa música que se faz em Portugal! A música resiste à mais cruel ditadura, à mais dura crise, ao mais destoante governo, ao mais redondo futebol: a canção é uma arma!
Um abraço la la la

Sal disse...

Não tenho visto televisão...
Logo, é uma óptima forma de não andar informada sobre o que não me interessa.
Realizou-se o Festival da Eurovisão?
E que editoras estarão agora á espreita para lançar novas fórmulas, novos cantores e grupos? Faz tudo parte do mesmo sistema capitalista, condicionador de gostos, cuja grande missão é formatar mentalidades não-pensantes. Também através da música de consumo fácil.
Eu não vejo.
Nem ouço determinado tipo de música. Mas respeito quem vê e ouve. Mas a mim já me basta estar em Viseu, ir ao "Continente" e tentarem impingir-me um cachecol da selecção que dá direito a um bilhete para o espectáculo do Tony Carreira!!
Acho que aquela coisa do estágio da selecção acaba hoje, certo?
É que eu quero poder ir outra vez ao parque do Fontelo sem ser abalroada..

Anónimo disse...

Nem sabia que havia festival!.. Logo também não sei se havia e qual era a"canção" portuguesa.

Anónimo disse...

nem vi tal coisa!!! Odeio televisão irrita-me!!

Fernando Samuel disse...

Está tudo dito... e, portanto, o assunto esgotado...

Orlando Gonçalves disse...

Não vi e nem sequer sabia que havia o tal espectáculo, que não deve ter escapado aquela má qualidade que nos tem habituado nos ultimos anos. A ultima que ainda me lembro foi talvés a da Lúcia Moniz " ... o teu coração não tem cor".
De facto o meu coração não tem cor, mas a minha cabeça tem memória e lembro-me do Ary e dos poemas maravilhosos que foram cantados ao longo de anos no Festival da Canção. Não tenho saudades do passado mas tenho saudades das pessoas que não podem cá estar no presente.