sábado, 9 de agosto de 2008

Beijing... que é como quem diz, Pequim e as agendas


Apesar de tudo, os artistas já estão com melhor cara nesta fotografia

Em termos de Jogos Olímpicos, admito que sou um cliente fracote. Uma grande parte das modalidades que hoje em dia fazem parte do menu, aborrecem-me até ao bocejo, a proliferação dos casos das chamadas "substâncias proibidas" feriu de morte a minha capacidade de encantamento pelas performances e resultados, além de considerar de uma maneira geral,  os espectáculos de abertura, gratuitamente excessivos e basicamente uma estafa de dinheiro.
Salvam-se as modalidades de que gosto mesmo muito (não interessa quais) e já que se realizam, um ou outro momento de mais explosiva criatividade dos tais espectáculos de abertura.
Claro que cada pessoa terá muito naturalmente a sua diferente e legítima sensibilidade sobre cada momento de um evento desportivo com o gigantismo que têm os Jogos Olímpicos de Verão.

Não estou igualmente interessado (mas mesmo nada) em entrar para o grande clube que ultimamente se tem dedicado "olimpicamente" a misturar os Jogos Olímpicos de Pequim com jarrões da Dinastia Ming, Guerreiros de Terracota de Xian, Mao Tsé Tung, Revolução Cultural, Direitos Humanos e as simpáticas (eu acho!...) lojas de chineses de ali do fundo da rua.

Então para que falo dos Jogos? Simples...
Nos últimos tempos, vários dirigentes mundiais "fizeram peito" à custa dos mais que abusados direitos humanos, dizendo ora agora que não iam estar presentes na Cerimónia de Abertura, ora que talvez fossem, iriam só de manhã... ou apenas pela tardinha... usando os tais direitos humanos, que para muitos deles equivalem mais ou menos a uma entorse num tornozelo, como arma de arremesso no xadrez da negociata económico/polítiqueira.
Como seria de esperar, mais central nuclear vendida para aqui, mais petróleo ou tecnologias da informação para acolá... lá estavam praticamente todos a acenar.
Todos? Não! Segundo leio, "Cavaco e Sócrates combinaram não ir a Pequim". Qualquer leitor mais incauto pensa logo "Ah, valentes!" mas infelizmente se ler mais umas linhas lá vem a desculpazinha esfarrapada (muito à portuguesa), "por motivos de agenda". Claro!!! Quem é que se lembra de marcar uns Jogos Olímpicos com uma semana de antecedência?!

Por motivos de agenda?! Por amor da santa... que raio de desculpa é esta? Que é que foi feito das nossas antigas, boas e infalíveis desculpas, tipo "dói-me a barriga", ou "quero ir fazer xi-xi", ou "aquele menino é mau", ou "tem dói-dói no pé"... francamente, uma infinidade delas... e todas melhores, mais credíveis e sobretudo, mais dignas.

17 comentários:

Anónimo disse...

Sou um apreciador nato dos jogos olímpicos, sem batota, claro. É aqui que atingem o expoente máximo a maioria de muitas carreiras de desportistas. O sonho almejado por todos eles.

Quanto aos "ilustres" estavam lá todos, como já dei conta no meu blogue, todos não perdão, faltavam lá o silva e o sousa.
Juro que cheguei a temer que se não realizassem os jogos ou fossem adiados tal o peso destas duas ausências...

Dois miúdos em bicos de pés.

Por mim vou continuar a ver e espero que a Vanessa Fernandes, pelo menos traga de lá uma medalha, que depois os dois miúdos chamam-a a Belém e a S. Bento, porque hipocrisia não lhes falta.

Bom fim de semana

Lúcia disse...

Ridículo, realmente. A questão dos direitos humanos na China já existia quando o nosso inigualável ministro Pinho tentou convencer os chineses a investirem em Portugal. Um dos argumentos assentou nos "salários competitivos".
Enfim...
Beijos

AC disse...

Talvez o grande educador eurosocial-maoista Tsé Barroso Mao...vá...vá com todas a letras!

Maria disse...

De tanto se "agacharem" um dia destes vemos-lhes as cuecas....
Acho que agora se estão a agachar um ao outro....
... pode ser que lhe apanhem o jeito e gostem...
:))

Abreijos

Anónimo disse...

-Coitadinhos tanto quiseram ser mais papistas que o papa e agora estão ruídos de inveja e de ciumes ao ver pela televisão os seus queridos amigos (eu queria dizer outra coisa mas...)
-Está explicado o caso da proibição de voos sobre Boliqueime. Aquilo deve ser um vale de lágrimas de tanta raiva... a ~dona Cavaca hirta de raiva e o sr. Silva com um olho à Belenenses. :)))
a.ferreira

ferroadas disse...

Em relação aos "jogos" perdeu-se o espírito do "corpo são em mente sã" do seu fundador Pierre de Frédy (Barão de Coubertin). Estão tão politizados como super-profissionalizados, e quando assim é....

No que toca aos dois marretas de cá, o Silva está cagaçado de medo e já necessita de seguranças para ir mijar, o Sócrates mal tem tempo para aturar a Fernadinha Côncio e suas tropelias.

Abraço

Sérgio Ribeiro disse...

Quem mais não foi, quem mais não foi?
E andaram milhões e milhões de chinocas à procura dos "dois da cooperação estratégica" para lhes pedirem autógrafos.
E não se enxergam aqueles dois...
G'anda post.
Abraços

Anónimo disse...

Como me considero um cidadão do mundo, ao admirar a grandiosidade a beleza artistica, e cultural que foi a abertura dos jogos Olímpicos, penso que os chineses deram ao mundo uma grande lição de unidade e humildade, atrever-me-ia até a recordar um refrão de um verso duma canção portuguesa"tú sózinho não és nada, juntos temos o mundo na mão", e digo tudo isto para demonstrar a pequnês dos (nossos)DESgovernantes.

jrd disse...

Sócrates faltou porque o ” jogging “ não foi aceite como modalidade olímpica.

Unknown disse...

Pequeninos é o que esses dois são.
Quanto aos jogos faço minhas as palavras de Ruben de Carvalho: "..falharam completamente as "previsões" que, por um lado, anunciavam uma liturgia totalitária e, por outro, uma expressão de agressivo nacionalismo. É claro que o espectáculo foi uma afirmação de capacidade criativa e de organização, mas, se a China organizadora não se ignorou a si própria e ao seu passado, a verdade é que, muito claramente, procurou transmitir valores de inteligência, do valor do saber, da comunicação e do entendimento entre os homens."

Abrenúncio disse...

Parece que havia pelo menos um que já tinha agendado há muito tempo o corte do tráfego aéreo por cima da casa e da praia que frequenta. Era no mínimo chato ter que abdicar desta mordomia para fazer 15.000 kms para ir a uma cidade que nem praia tem.
Saudações olímpicas do Marreta.

Ana Camarra disse...

Eu por acaso gosto de ver algumas modalidades, ainda hoje ao almoço estive a ver a ginástica masculina e ali não dá para muita batota...mas de facto tem vindo a ser disvurtuada a competição desportiva com o dopping.
Agora, desgostos:
1-è pena o sousa e o silva não se doparem os dois com qualquer coisita letal.
2-ficará eternamene uma placa no estádio olinpico de Pequim a celebrar a ausência de tão ilustres cromos.
3-tenho um desgosto do caraças que aquelas duas "coisas" me representem internacionalmente, como tal é até é preferivél não terem lá ido...nao passei por essa vergonha.
4-essa dos motivos de agenda parece o setkch dos gatos "por motivos profissionais não posso vir trabalhar", só que é menos engraçado, muito menos...

a foto pois, mesmo assim era alegre se eles não constassem...
na foto.

abreijo

nana disse...

fazes-me rir, homem...

e olha que a situação seria de chorar, pelo menos!

eu por mim gosto do espírito que fez nascer os jogos,
não gosto do que se tornaram para alguns
e não gosto mesmo nada da hipocrisia que é o serem realizados no país em que são.

por isso - e estás à vontade para a mim te juntares - faço boicote aos ditos.

não gasto nem um minuto a vê-los, este ano.

and that is that.



..


x

João Carlos disse...

aquela parte do "apesar de tudo, os artistas já estão com melhor cara" diz sómente respeito, penso eu, ao factor techno-gráfico. Ás cores quer-se dizer.
Porque muito sinceramente gostei bem mais do preto-e-branco, claro-e-escuro. Tem muito mais verdade nessas cinzentas e tenebrosas personagens.
E reparem bem se não parece que um se ri e pensa: consegui enganar tudo e todos e vejam cá estou nesta cadeira, sou muita bom. E que o outro pensa: este gajo é bem capaz de me tramar mas vou ter de o aguentar. Mas ano perdes pela demora.
Quanto aos Jogos e por gostar de História penso que como quase tudo nos dias de hoje não serão mais que uma palhaçada, comparados com os autênticos e verdadeiros, os antigos gregos. São jogos de interesses e de lucros e que me perdoem todos os atletas que muito sinceramente se preparam e se esforçam para além do limite das suas forcas por uma medalha.
Que me perdoem todos os outros mas o Carlos Lopes jamais poderei esquecer.

Fernando Samuel disse...

Bom, a verdade - e tens que dar a mão à palmatória - é que, no espectáculo de abertura foi visível a ausência da dupla Cavaco/Sócrates...
Há quem diga, até, que tais ausências colocaram o espectáculo à beirinha de um monumental falhanço.

Justine disse...

Mais uma vez me arrancaste uma boa gargalhada que me fez bem ao fígado, todos os dias atacado com as notícias que por aí proliferam!
Que viva o humor satírico e muito bom domingo:))

Susete Evaristo disse...

Vê-se bem que és homem Samuel, esqueceste a desculpa mais esfarrapada a da dôr de cabeça?
E olha que há dores de cabeça que são agendadas, os jogos não sei se são.
Repara:
Um:
Então não tem agenda a dõr de cabeça de como irradicar dos céus as ameaças que dalí podem vir não apareçam sem mais nem menos alguns Açorianos.
Outro:
Então e a dôr de cabeça de como trocar as voltas aos que se lhe opõem 2009 está à porta.