Nem por sombras quero imiscuir-me na discussão dos que não se entendem quanto à distinção entre “porco alentejano”, ou “porco preto”, ou “pata negra”... ou aqueles que para facilitar (ou baralhar e dar de novo) dizem que é tudo “porco ibérico”. Não sei. Sei apenas que em relação ao referido bicharoco só tenho um “adjectivo”: gosto!
Posto isto, estava eu deliciado num pequeno restaurante montemorense (que só por si me faria regressar de vez em quando a Montemor-o-Novo) cuja exagerada simplicidade na decoração é diametralmente oposta à excelente preparação da grelhada mista de secretos e plumas do estimado animal, mais as migas de espargos e a fruta cortada que servem de acompanhamento... quando fui atingido pelas imagens televisivas, vindas directamente do Palácio da Bolsa do Porto, onde decorria a chamada “Cimeira Ibérica”, que juntou primeiros ministros, grandes empresários e outros ladrões menores... dos dois Estados.
Durante o minuto e pouco em que aquilo me prendeu a atenção, entre duas garfadas de plumas e apreciando a “fauna ibérica” que povoava o Palácio da Bolsa... não pude deixar de pensar em como aquele pequeno e despretensioso restaurante alentejano está infinitamente mais bem servido de “porcos ibéricos”. Mas isto sou eu a divagar...
17 comentários:
Só uma pergunta:
Acha que todos os empresários e patrões são ladrões?
Cumprimentos
Zbé
A Bolsa recebeu uma grande vara.
Zbé:
Respondo com uma pergunta: acha que foi isso que eu escrevi?
atão e como se chama o restaurante?
Aiiiiiii......
Não me digas que foste àquele restaurante que tem isso tudo mais umas empadas deliciosas...
:((((((
Abreijos.
Anónimo (16:41):
Restaurante "O montado"... e não, não tenho descontos por fazer publicidade. :-) :-)
Maria:
Pois não é, não...
Esse das tão estimadas empadas é o "Bar alentejano", e é muito mais antigo.
Abreijos.
Os mpresários não são todos ladrões mas vonttade não lhes falta.
Uma cimeira (!!!) que nada vai trazer de novo e benéfico para Portugueses e Espanhóis.
Está a ser discutida a nova lei do arrendamento (na especialidade). Esta lei criminosa e injusta vai despejar idosos (ou matá-los). Não escreve nada sobre este assunto? Ou vai continuar a distrair-nos, com essas imagens românticas de um porco a pastar nos campos verdes do Alentejo?
Esta coisa de estar sentado a escrever um "blog" parece muito cómoda.
O número de patas é uma grande diferença.
Um abraço,
mário
Anónimo (20:22):
1. Tem lido realmente este blog com alguma regularidade?
2. Chamar quase directamente "porcos" a muitos dos participantes da cimeira ibérica é publicar imagens românticas não sei do quê?
3. Sabe ler?
4. Porque não faz um blog seu?
Um dos melhores momentos escritos de análise crítica da realidade e atuais circunstâncias.Espirituoso, perspicaz e certeiro. Há muito tempo que não me ria assim. Parabéns de alguém que o segue diariamente, algures no Alentejo.
Moços,
Já que nesta altura, 1 centimo é 1 centimo, quanto terá cutsado esta cimeira??? Deixe-me adivinhar...ficou mais cara do que a caçada do Rei Juan ao Quenia a matar elefantes.
Cimeiras??? Matar elefantes????
E os subditos com uma galga dum corno.
Mas que comparação entre os porcos ibéricos alentejanos e os que estavam no Palácio da Bolsa!!!!!
É mesmo um insulto para os porcos negros ou não do Alentejo.
Também já estive em Montemor-o-Novo com a UPP onde fomos muito bem recebidos pelo Presidente da C~Mara e almoçamos muito bem.
Um beijo.
"grandes empresários e outros ladrões menores..."
parece-me um generalização injusta
zbé
zbé:
Seria, provavelmente… se estivéssemos a falar de pequenos e médios empresários. Só que esses, talvez por uma questão de "espaço", não me pareceu que estivessem na "cimeira".
Insisto:
Nem os pequeños e médios empresarios são todos honestos, só por serem pequenos e médios, nem os grandes são automaticamente ladrões (enquanto indivíduos).
O sistema que representam, esse é!
As mais valias e os lucros, tantas vezes fabulosos, que essa gente saca, esmagando os produtores (agrícolas e os demais) e esmifrando as poupanças ao consumidor, com margens que só as esporádicas "promoções" denunciam… são sempre ROUBO!
Enviar um comentário