quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cimeira “ibérica”


Nem por sombras quero imiscuir-me na discussão dos que não se entendem quanto à distinção entre “porco alentejano”, ou “porco preto”, ou “pata negra”... ou aqueles que para facilitar (ou baralhar e dar de novo) dizem que é tudo “porco ibérico”. Não sei. Sei apenas que em relação ao referido bicharoco só tenho um “adjectivo”: gosto!
Posto isto, estava eu deliciado num pequeno restaurante montemorense (que só por si me faria regressar de vez em quando a Montemor-o-Novo) cuja exagerada simplicidade na decoração é diametralmente oposta à excelente preparação da grelhada mista de secretos e plumas do estimado animal, mais as migas de espargos e a fruta cortada que servem de acompanhamento... quando fui atingido pelas imagens televisivas, vindas directamente do Palácio da Bolsa do Porto, onde decorria a chamada “Cimeira Ibérica”, que juntou primeiros ministros, grandes empresários e outros ladrões menores... dos dois Estados.
Durante o minuto e pouco em que aquilo me prendeu a atenção, entre duas garfadas de plumas e apreciando a “fauna ibérica” que povoava o Palácio da Bolsa... não pude deixar de pensar em como aquele pequeno e despretensioso restaurante alentejano está infinitamente mais bem servido de “porcos ibéricos”. Mas isto sou eu a divagar...

17 comentários:

Anónimo disse...

Só uma pergunta:

Acha que todos os empresários e patrões são ladrões?

Cumprimentos

Zbé

Antuã disse...

A Bolsa recebeu uma grande vara.

samuel disse...

Zbé:

Respondo com uma pergunta: acha que foi isso que eu escrevi?

Anónimo disse...

atão e como se chama o restaurante?

Maria disse...

Aiiiiiii......
Não me digas que foste àquele restaurante que tem isso tudo mais umas empadas deliciosas...
:((((((

Abreijos.

samuel disse...

Anónimo (16:41):

Restaurante "O montado"... e não, não tenho descontos por fazer publicidade. :-) :-)

samuel disse...

Maria:

Pois não é, não...
Esse das tão estimadas empadas é o "Bar alentejano", e é muito mais antigo.

Abreijos.

Pintassilgo disse...

Os mpresários não são todos ladrões mas vonttade não lhes falta.

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Uma cimeira (!!!) que nada vai trazer de novo e benéfico para Portugueses e Espanhóis.

Anónimo disse...

Está a ser discutida a nova lei do arrendamento (na especialidade). Esta lei criminosa e injusta vai despejar idosos (ou matá-los). Não escreve nada sobre este assunto? Ou vai continuar a distrair-nos, com essas imagens românticas de um porco a pastar nos campos verdes do Alentejo?
Esta coisa de estar sentado a escrever um "blog" parece muito cómoda.

trepadeira disse...

O número de patas é uma grande diferença.

Um abraço,
mário

samuel disse...

Anónimo (20:22):

1. Tem lido realmente este blog com alguma regularidade?

2. Chamar quase directamente "porcos" a muitos dos participantes da cimeira ibérica é publicar imagens românticas não sei do quê?

3. Sabe ler?

4. Porque não faz um blog seu?

Anónimo disse...

Um dos melhores momentos escritos de análise crítica da realidade e atuais circunstâncias.Espirituoso, perspicaz e certeiro. Há muito tempo que não me ria assim. Parabéns de alguém que o segue diariamente, algures no Alentejo.

Bolota disse...

Moços,

Já que nesta altura, 1 centimo é 1 centimo, quanto terá cutsado esta cimeira??? Deixe-me adivinhar...ficou mais cara do que a caçada do Rei Juan ao Quenia a matar elefantes.
Cimeiras??? Matar elefantes????

E os subditos com uma galga dum corno.

Graciete Rietsch disse...

Mas que comparação entre os porcos ibéricos alentejanos e os que estavam no Palácio da Bolsa!!!!!
É mesmo um insulto para os porcos negros ou não do Alentejo.
Também já estive em Montemor-o-Novo com a UPP onde fomos muito bem recebidos pelo Presidente da C~Mara e almoçamos muito bem.

Um beijo.

Anónimo disse...

"grandes empresários e outros ladrões menores..."

parece-me um generalização injusta

zbé

samuel disse...

zbé:

Seria, provavelmente… se estivéssemos a falar de pequenos e médios empresários. Só que esses, talvez por uma questão de "espaço", não me pareceu que estivessem na "cimeira".

Insisto:
Nem os pequeños e médios empresarios são todos honestos, só por serem pequenos e médios, nem os grandes são automaticamente ladrões (enquanto indivíduos).

O sistema que representam, esse é!

As mais valias e os lucros, tantas vezes fabulosos, que essa gente saca, esmagando os produtores (agrícolas e os demais) e esmifrando as poupanças ao consumidor, com margens que só as esporádicas "promoções" denunciam… são sempre ROUBO!