segunda-feira, 21 de abril de 2008

As memórias do galo sem cabeça



Na minha infanto-juventude, passava todo o tempo que podia em casa de familiares na zona de Aveiro. Uma aldeia agradável, gente boa e simpática, vindimas, pisar das uvas no lagar, matança de porco, desfolhadas, a "exibição gratuita" da minha habilidade com o mangual, etc, etc... mais o vizinho do outro lado da estrada que era ferreiro, era ferrador e que acima de tudo, me deixava "ajudar" na forja... mas isso é outra história. Várias eram as casas nessa rua, que eu umas mais outras menos, frequentava. Numa dessas assisti um dia a uma cena que durante muito tempo me assombrou os sonhos. Numa matança de um galo, um golpe mais entusiasta da nervosa senhora que não gostava por aí além da tarefa, e deu-se a coisa. A cabeça do galo separou-se do pescoço, a senhora com o susto largou o galo, que desatou a correr sem cabeça, de um lado para o outro, sem destino e emitindo uns sons sem nexo, tudo com bastante sangue à mistura. Juro que não é uma coisa bonita de se ver!
Durante anos e anos fui esquecendo a cena e nunca vi nada que se lhe assemelhasse ou que a fizesse lembrar. Até agora.
O PSD fez-me o "favor" de me recordar o sacana do galo sem cabeça. Não lhe fico nada grato!
 

13 comentários:

Anónimo disse...

Também assisti uma ou duas vezes a cenas de galo a correr sem cabeça - curiosamente também na zona de Aveiro... aquela malta decapita com especial violência!
Raios partam o decapitado PSD!

Sal disse...

Eu assisti à matança do porco - na zona de Aveiro, para não variar.
Que acham? Também tem alguma coisa a ver com o PSD?

ps- Ó Samuel, como é que o galo, com a cabeça cortada, emitia uns sons sem nexo? :)))

beijinhos

Maria disse...

Eu tenho que me rir pela comparação ao psd....
É verdade que galos e galinhas podem ainda andar um tempo sem cabeça, também já vi... assim como peixes cortados abaixo da cabeça e cujos rabos continuam e saltar chão fora.... (acontece om o peixe-porco).
Mas olha que raio de conversa para sossegar a noite...

Abreijos

João Ricardo Vasconcelos disse...

Excelente post! O episódio do galo sem cabeça deve ser um pesadelo. Mas, vá lá, que a comparação com a actualidade no PSD te permita recordar o episódio de uma forma um pouco mais engraçada.

Samuel, ficarás assim a dever ao PSD a cura de um trauma de infância. Quem diria? ;)

samuel disse...

Sal

O bicho tinha lá cabeça para pensar no que dizia...
A sério, não sei... mas que fazia uns ruídos, fazia.
Matanças de porco também "levei" com muitas, mas aí o animal só perdia a cabeça muito depois...
...e deixavam-me provar uma bebida extraordinária, da qual o matador consumia para aí um litro, que era feita com cachaça, um monte de açucar misturado e a que se deitava fogo durante um bocado.
Ficava tudo bastante animado, excepto o porco.

éme. disse...

Custa-me mais pensar no galo...
Do sangue que sai do dito conjunto de politiqueiros não se perde grande oxigénio... aliás... se a sangria fosse coisa que renovasse saúde: ora até era bem recomendada a terapia, não?! A bem de nós todos, julgo eu...

(Ena, que começar assim a semana é cá de um arrepio!!)

Crixus disse...

Este blog está cada vez mais mirabolante. Eu sei que a culpa não é do autor... mas daqueles que o inspiram. A comparação não está nada mal, não senhor

amigona avó e a neta princesa disse...

Credo homem! Coitado do galo!!!

Anónimo disse...

Também na zona de Aveiro, nomeadamente em Salreu, concelho de Estarreja, vi um porco a fugir com a faca no pescoço. Será porque neste distrito o PSD tem sido maioritário?!...

Anónimo disse...

Estes "galos" sem cabeça é o príncipo do fim do neo-liberalismo. Haverá a curto prazo mais "galos" sem cabeça, é só manter-nos unidos, vigilantes e preparados.

Abraço

Anónimo disse...

Lê-se cada coisa por aqui...
Ele é porcos, ele é galos.
Enfim. Uma bicharada de todo o tamanho, e nem sequer falámos no Paulo Portas...

Justine disse...

Ri-me com o teu post bucólico/sanguinário ( que fez ecoar na minha memória cenas semelhantes, que acontecem também fora da zona de Aveiro...), reagi em conformidade aos hilariantes comentários aí em cima.
Só aos PS+D é que não acho graça nenhuma...

curiosidade, apenas: de onde "desencantas" tu esses bonecos expressivos, com que frequentemente nos mimoseias? Produção própria?

Anónimo disse...

Ó Samuel, queixavas-te um destes dias da falta que te ia fazer o Menezes como inspiração humorística. Como vês, estavas enganado. O palhaço principal ausentou-se mas o circo e a paródia continuam.

A tua extraordinária inspiração também continua em grande. Tornei-me visitante assiduo e é um prazer ler os teus textos diáriamente.

Um forte abraço