quarta-feira, 23 de abril de 2008

Pá... queres gravar um disco?



Este amigo da fotografia é o José Niza (de há uns anos). Nasceu em Lisboa em 1938. Para saberem o que tem andado a fazer nestes setenta anos basta seguir este link.
Para além de ter sido o produtor artístico de vários dos discos do Zeca e do Adriano, de no caso do Adriano ser autor de várias das melhores canções do seu reportório, é autor de todas as músicas do disco "Fala do homem nascido", de 1973, integralmente feito sobre poesia de António Gedeão, em que tive o prazer de participar.
A minha relação com o José Niza vem de 1972, quando seguindo uma dica do tal de Zeca Afonso, foi ao antigo INEF para "ver um puto que vem aqui a casa e canta umas coisas com piada".
No fim dessa actuação, dirigiu-se a mim e com o ar suave com que diz tudo, perguntou-me "Pá... queres gravar um disco?" Como era produtor e responsável pelas gravações de "certa" música portuguesa na "Orfeu", a editora onde gravavam, entre outros, o Zeca e o Adriano, podia fazer o convite com aquele à-vontade. Menos de um mês depois, estava a gravar o meu primeiro disco, o "Cantigueiro".
Santarém, a "sua terra" de há bastantes anos para cá, decidiu e muito bem, aproveitar esta semana para em várias realizações e com o concurso de muitos amigos, homenagear este artista/autor, que para além de tudo o que já disse, foi quem escreveu a letra do "E depois do adeus", que juntamente com a "Grândola" serviu de senha aos militares do 25 de Abril.
Tive um grande gosto em ter estado no espectáculo de ontem, com o Manuel Freire, um grupo amador de fados de Coimbra e o Dr. Luis Góis, onde "cometi" 5 ou 6 cantigas, todas do homenageado e o abracei... por tudo.
Como bónus extra, o pessoal do blog "Anónimo do Séc.XXI" e do "Quartetodealexandria" apareceu todo em peso, o que foi muito bom!

(Bem... todo, não é totalmente verdade. O Mounty não quis aparecer.)

16 comentários:

Anónimo disse...

Olha que o Mounty, se tem aparecido, ainda tinha arranhado umas coisinhas!
Deve ter sido bonita, a festa pá, penso que todos a mereceram, a amizade e a solidariedade, falou mais alto, e isso é o mais importante.
Um abraço do tamanho do mundo, para todos.
Manangão

zemanel disse...

Pois eu por mim, estive (estou) bem perto de santarém...Infelizmente uma reunião da Assembleia de Freguesia...

Maria disse...

Tens de começar a tornar pública a tua agenda....
:) :)

Abreijos

p.s. o disco "fala do homem nascido" é, para mim, um dos melhores discos de sempre da música portuguesa.

samuel disse...

Maria

Eu a bem dizer não tenho agenda... são mais uns papelinhos aqui e ali e só de vez em quando, embora me pareça que a frequência das sessões de cantigas talvez começe a aumentar.
Para já é só:

24- São Pedro da Cova (não, o Valentim Loureiro não enlouqueceu. A Junta de S.Pedro pertence à câmara de Gondomar, mas é de maioria CDU)
25- Lousada
30- Aljustrel (Homenagem ao Adriano)

E pronto. Acabou a "agenda".

Abreijos

Justine disse...

O Mounty queria ir, juro, mas alguém tinha de ficar de guarda aos vários frutos-bebé que neste momento crescem nas árvores do jardim...
Foi bom ouvir-te cantar,foi bom ouvir-te em dueto com o Manel e foi bom cantarolar tudo, baixinho(para não "espantar" os poucos espectadores!)
Obrigada. Segue reportagem :))

Pata Negra disse...

Cometer cantigas, eis a tia a sina! Digo só mais uma frase batida: "a cantar é que a gente se entende".
Um abraço cometido

Pata Negra disse...

tia? ai minha tia! "tua" era o que eu queria cantar!

lino disse...

Samuel, pá! Não houve um grupo, nos idos de 70_ chamado "quarteto em si" ou algo parecido?
Abraço,

Fernando Samuel disse...

Se bem me lembro, a Fala do Homem Nascido foi um dos vários sinais a dizer-nos que abril estava a caminho...

Sal disse...

Samuel:
Fazes muita falta ao panorama musical português.
Não deixes de cantar, senão atiramo-nos da janela abaixo.:))
Agora a sério: Cada vez faz mais falta a canção de intervenção. Se calhar é por isso que... E acho muito bem.
E sabes dum sítio onde caías que nem ginjas? Na Festa do Avante, outra vez. E no palco 25 de Abril em horário nobre!

Beijinhos
Bons concertos.

Se vieres para estes lados avisa...

éme. disse...

:)
Agora sim, tenho a certeza!! ESTE é o Samuel, minha gente! - disse eu, aqui em casa! :)
Pois é... andava cá com aquela suspeita-que-é-certeza mas, porque a "suspeita" ainda aqui morava, (é que eu tinha uma imagem de "certinho" do Samuel que não encaixava assim tão plenamente nesta escrita de humor cáustico no ponto perfeito que por aqui se lê!) hoje: desfez-se!
Estou com a Maria! Também quero ir por aí!

Voltando ao post, saindo da conversita auto-centrada: deve ter sido um noite e pêras! Um encontro de maravilhar, horas de encher as vidas!
Certo? Claro! Só assim pode ser!
Aplausos e abraços grandes, enormes, imensos, prontos a escorregar pela rede fora até chegar aí.

Anónimo disse...

Estou tão habituado a ver, no meio musical que é também o meu, tantos medíocres arvorados em gente, que não posso deixar de ficar tanto mais feliz com a aliança da tua modéstia, desprendimento e sentido de humor implacável com o teu magnífico trabalho artístico.
Um abraço.

caminhante disse...

Lisboa, Peniche,Aljustrel, e por ai nos vamos vendo.


Até dia 30 deste Abril.

Anónimo disse...

Apareci aqui vindo de outros lados...Reconheci o José Niza....
Recordo-o, tocando na aldeia do pai, ao pé de um tanque com água, que era a piscina daquele tempo....
Já tinha uns amigos que o seguiam para todo o lado para o ouvir cantar.

Ainda estava longe o 25 de Abril.....

Abraço

Espanhol

samuel disse...

Lino

Havia e há... se estivermos a falar no mesmo.
É um grupo magnífico, brasileiro, feminino e chama-se "Quarteto em Cy".

Abraço.

samuel disse...

Apareceu por aqui gente "nova" neste estabelecimento.
Sejam bem-vindos e apareçam sempre!

Abraços.